Pages

Ads 468x60px

sexta-feira, abril 01, 2011

UMA DATA HISTÓRICA PARA CAMPO REDONDO E SANTA CRUZ

VERDADE OU MENTIRA? EIS A QUESTÃO!



















Uma simples ligação informou que o Açude Mãe D’água, de Campo Redondo, estava próximo ao rompimento e decidiu alertar o prefeito Hildebrando Teixeira, em Santa Cruz.



Cortada pela BR 226, a cidade de Campo Redondo está localizada a 135 km de Natal, contando com um clima semi-árido durante a maior parte do ano. Porém, no mês de junho, as festas juninas esquentam o frio aconchegante que é soprado da Serra do Doutor, obrigando as pessoas a usarem casacos durante a noite.

As cenas da tragédia do dia 1º de abril de 1981, que desabrigou cinco mil pessoas e deixou o Estado do RN sem luz e água por cinco dias, ainda permanece na memória dos moradores do município de Campo Redondo e Santa Cruz.

Foram momentos de agonia que marcou as vidas dos cidadãos e fez heroína uma telefonista: Maria de Fátima da Silva, que fez contatos com o prefeito da época, Hildebrando Teixeira, para esvaziar a cidade antes do rompimento da barragem de Campo Redondo, distante 25 km de Santa Cruz, salvando milhares de pessoas.

Apesar de ser o dia 1º de abril, conhecido como o dia nacional da mentira, o alerta da telefonista deu resultado e carros de som anunciaram a ameaça da enchente. Os moradores deixaram para trás suas casas e foram abrigados em prédios públicos ou regiões altas da cidade. Dentro de três horas a enxurrada das águas devastaria a cidade.

Conhecida como a maior tragédia natural do Estado, a enxurrada de 1º de abril de 1981 contabilizou seis mortes e 1.044 casas destruídas em SantaCruz. A correnteza das águas percorreu ainda cerca de 80 km (equivalente a distância entre Natal e Tangará) e atingiu outros quatro municípios.

Com 14 torres da rede de energia da Chesf derrubados, o Rio Grande do Norte permaneceu uma semana às escuras. Em Natal, o único hospital com gerador na época era o Walfredo Gurgel. Supermercados fechavam mais cedo com medo de assaltos. Sem energia, o bombeamento para abastecimento de água também foi comprometido.

O então governador Lavoisier Maia decretou estado de calamidade pública em toda a região do Trairi e levou fotos da tragédia ao presidente da República, João Figueiredo. O ministro do Interior na época, Mário Andreazza confidenciou ao prefeito de Santa Cruz só ter visto cena igual em guerra.

Com a solidariedade de todos, um grande mutirão envolveu as instituições públicas e privadas, ONGs, voluntários, igreja e as próprias vítimas. As três esferas do poder executivo esqueceram diferenças partidárias e também se uniram para reconstruir as cidades atingidas. As doações chegavam de todas as regiões do Brasil.

PROJETO COSERN EM CAMPO REDONDO

Desde a última segunda-feira, dia 28 de março a COSERN está em Campo Redondo desenvolvendo o Projeto de Troca de Geladeiras velhas em novas e econômicas. E doando gratuitamente lâmpadas para a população de acordo com os critérios do Projeto. Hoje, dia 31 está começando a troca das geladeiras que vai se estender até a próxima segunda-feira, conforme informações da população. O número de troca de geladeiras aqui em Campo Redondo está batendo o número de outras cidades da região trairy.













DEPOIS DE DAR ADEUS AS VELHAS GELADEIRAS,  
AS PESSOAS LEVAVAM FELIZES SUAS NOVAS GELADEIRAS.
TUDO ISSO EM NOME DA ECONOMIA DE ENERGIA.
QUEM DIRIA QUE ISTO UM DIA IRIA ACONTECER NO BRASIL!
É VER PARA CRER!




 

Blogger news

Blogroll

About