Pages

Ads 468x60px

sexta-feira, abril 29, 2011

Secretaria da Infraestrutura faz vistoria no Estádio Juvenal Lamartine

Foto_Demis roussos (18)

O Estádio Juvenal Lamartine foi vistoriado na manhã desta sexta-feira pela secretária de Estado da Infraestrutura – SIN, Kátia Pinto, que esteve no local acompanhada por técnicos da Secretaria. A visita ficou agendada após reunião entre a governadora Rosalba Ciarlini, secretários de Estado e representantes de federações e times de futebol do Rio Grande do Norte, realizada na última quarta-feira (27).

O objetivo era analisar o espaço e receber da Federação Norte-rio-grandense de Futebol – FNF um projeto arquitetônico básico que será analisado pela SIN. “Nós vamos receber esse projeto e ver o que o estado tem realmente que fazer”, disse o secretário Extraordinário para Assuntos Relativos à Copa 2014 – Secopa, Demétrio Torres.

Segundo o secretário, o trabalho será feito para que a obra aconteça o mais rápido possível, porém não estipulou prazo para início das obras, além de reforçar que o trabalho deve “caber no bolso do Governo”. Demétrio Torres cogitou, inclusive, a possibilidade de aproveitar algum material retirado do Machadão para complementar a re-estruturação.

Foto_Demis roussos (1)

A secretária Kátia Pinto, que vistoriou o espaço, disse que será preciso fazer um replanejamento e verificar o orçamento. “Não é uma simples reforma, é uma readequação do estádio”, observou.

Após a inspeção, os secretários se reuniram com o presidente da FNF, José Vanildo, para conversar sobre o projeto e marcaram de se reunir no prazo de uma semana. “A governadora deu a palavra e tá vendo que é possível ter um estádio alternativo”, disse José Vanildo.

Fonte: ASSECOM/RN

Edivan Martins recebe Moção de Louvor da AL

O presidente da Câmara Municipal, vereador Edivan Martins, recebeu hoje, do presidente da Assembleia Legislativa,Ricardo Motta,a moção de louvor aprovada por unanimidadepela AL pela conduçãode Edivanà presidência da Federação das Câmaras Municipais do RN (Fecam/RN).
“A Assembleia parabeniza Edivan Martins pelo trabalho que vem desenvolvendo à frente da Federação e faz votos de que ele possa continuar a implantação de uma política de modernização nas câmaras municipais”, destacou Ricardo Motta.

“Fico extremamente grato com essa homenagem, que vejo como um estímulo para que possamos trabalhar com mais afinco ”, deisse Edivan, que convidou Motta para participar do 7º Encontro de Vereadores do RN, no dia 7 de maio, quando será empossada a nova diretoria da Fecam.
Evento que contará com a presença do vice-presidente da República Michel Temer, que fará palestra sobre reforma política no Brasil.

Cliente garante ter encontrado cobra morta dentro de vasilhame de refrigerante

Um fato inusitado aconteceu em um bar no bairro Barra Nova em Caicó, neste começo de tarde de sexta-feira (29). Em entrevista a Rádio Caicó AM, a proprietária do estabelecimento contou que o cliente chegou no seu bar e pediu um refrigerante da marca Coca-Cola. Para sua surpresa, quando abriu o vasilhame, encontrou uma cobra em seu interior. O animal já estava morto. A dona do bar não sabe explicar como fato aconteceu, confessa ter ficado surpresa e que vai pedir explicações ao fornecedor do refrigerante.


Cobra encontrada dentro da garrafa de refrigerante - Foto: Rosivan Amaral

Governadora prestigia abertura do Fórum do Esporte Norte-riograndense

Governadora participa da abertura do Forum de Esporte Norte-riograndense - Elisa Elsie (5)

O Fórum do Esporte Norte-riograndense reuniu durante a manhã desta segunda-feira (29) atletas, professores, alunos de educação física e prefeitos de vários municípios do Estado, auditório da Universidade Potiguar – UNP. O objetivo do encontro foi discutir uma política de estado para o esporte. O Fórum é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL).

A proposta é que o evento seja permanente e duas novas reuniões estão agendadas, uma para dia 27 de maio, quando serão discutidas Gestão e Marketing e a Lei de Incentivo ao Esporte, que será realizada no auditório da Fiern; e dia 17 de junho, também na Fiern, quando serão debatidos Megas Eventos Esportivos - Estratégias para o Desenvolvimento.

Nesta primeira edição, o Fórum contou com a presença de representantes do Ministério do Esporte, que fizeram a explanação do tema: Uma Nova Política Esportiva Brasileira e o Plano Decenal.

A governadora Rosalba Ciarlini participou da abertura do Fórum do Esporte Norte-riograndense. “É muito importante discutir os caminhos e achar soluções e ideias para colocar o nome do Rio Grande do Norte no lugar mais alto do pódio esportivo”, disse Rosalba. A Governadora agradeceu o apoio da UNP neste evento. “Precisamos criar uma cultura para o esporte. Para isso é necessário unir forças de universidades, empresas, municípios, confederações e federações esportivas. O esporte tem um papel fundamental na formação da cidadania e no processo educacional”. Rosalba Ciarlini encerrou o discurso anunciando a recuperação do estádio Juvenal Lamartine. “Vamos devolver à população natalense esse estádio tão importante para a história do futebol da cidade”, concluiu.

O evento foi prestigiado pela reitora da UNP, Sâmala Gomes; pelo secretário extraordinário para Assuntos Relativos à Copa 2014, Demétrio Torres; pelos secretários de Estado do Esporte e Lazer, Joacy Bastos; da Educação, Betânia Ramalho; e pelo presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol, José Vanildo.

Fonte: ASSECOM/RN

Ricardo Motta levará experiência do RN a reunião em Florianópolis

Proj. Telemedicina. Ft.Joo Gilberto. (9)

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta, prestigiou o lançamento da telemedicina em cardiologia lançada esta manhã (29) pelo governo do estado e pela Associação Médica do Rio Grande do Norte. O parlamentar informou que apresentará a experiência potiguar - pioneira no País, em termos de política pública e do ponto de vista da parceria entre governo e entidade de classe – durante a XV Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) .

A nova ferramenta da qual dispõem os médicos do interior, seja qual for sua especialidade, serve como suporte no sentido de assegurar aos moradores dos 167 municípios potiguares o acesso à realização de eletrocardiograma com leitura do exame e diagnóstico realizado à distância por um cardiologista que fica numa central de atendimento.

Em seu discurso, o deputado Ricardo Motta parabenizou o governo e a Associação pela iniciativa. “Este é um avanço que democratiza o acesso da população à saúde, agiliza o atendimento e otimiza os custos. Vamos levar essa experiência pioneira ao encontro que teremos agora em maio em Florianópolis com deputados estaduais de todo o Brasil”, afirmou o presidente da Assembleia.

Participaram da solenidade a governadora Rosalba Ciarlini, o presidente da Associação Médica do RN, Álvaro Barros, o deputado estadual Leonardo Nogueira, o senador Paulo Davim, o secretário de Saúde do Estado, Domício Arruda, o presidente do Sindicato dos Médicos, Geraldo Ferreira, o presidente da Sociedade de Cardiologia no RN, Itamar Rocha, além representantes de outras entidades médicas.

Fonte: Assessoria de Comunicação da ALRN

Defesa Civil Estadual envia militares do Corpo de Bombeiros para o município de Ipanguaçu

O município de Ipanguaçu, no interior do Estado do RN, passou a enfrentar novos problemas de inundações por causa das chuvas dos últimos dias. O acumulado de chuvas do ano em Ipanguaçu, município situado na região do Vale do Açu, chegou a 637,8 mm segundo o posto pluviométrico da Emater.

O volume de água acumulado no açude Pataxó, com capacidade para 15 milhões de metros cúbicos, já preocupa a população ribeirinha. Nesta sexta-feira, 29, o açude Pataxó está com uma sangria de 17 centímetros de lâmina d’água.

Segundo informações da Defesa Civil Estadual, trinta residências já foram inundadas e famílias estão desalojadas, sendo conduzidas para casas de parentes e amigos. Outras cinco famílias encontram-se em abrigos temporários cedidos pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Ipanguaçu.

O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado e está deslocando militares para auxiliarem as vítimas que tiveram suas residências alagadas. De acordo com o tenente coronel Josenildo Acioli, Coordenador Estadual da Defesa Civil, uma guarnição do Corpo de Bombeiros permanecerá de plantão no município de Ipanguaçu durante todo o fim de semana para avaliar a situação e oferecer o socorro às vítimas.

“Já repassamos ao coordenador municipal de Defesa Civil de Ipanguaçu, Luis Alberto da Silva, todas as orientações de como proceder a “Declaração de Estado de Emergência” e a “Declaração de Calamidade Pública” caso seja necessário. O Governo do Estado, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros permanecerão em alerta para oferecer todo o suporte logístico e de socorro necessário a população de Ipanguaçu, bem como aos demais municípios atingidos pelas chuvas”, disse o tenente coronel Acioli (foto).

Robinson Faria: "O PSD não vai competir em nenhum momento com o grupo de Rosalba. Vice-governador e governadora formam um corpo só. Não são corpos separados. É um só pensamento, um só sentimento"

O vice-governador Robinson Faria disse que o PSD nasce no Rio Grande do Norte em total harmonia com o grupo político liderado pela governadora Rosalba Ciarlini.

Segundo Robinson, o PSD será fiel, leal e parceiro do projeto político da governadora. “O PSD não nasce de nenhum ato de rebeldia, não nasce de nenhum ato de discórdia. Pelo contrário, nasce em total harmonia com o projeto e a caminhada política da governadora Rosalba Ciarlini”, enfatiza o vice-governador.

Em relação aos planos eleitorais para o futuro, Robinson Faria enfatiza que o PSD vai discutir tudo com a governadora. “Vamos discutir com a governadora Rosalba o que será melhor para o nosso grupo. Tudo será discutido com ela. O PSD não vai competir em nenhum momento com o grupo de Rosalba, porque é um grupo só. Vice-governador e governadora formam um corpo só. Não são corpos separados. É um só pensamento, um só sentimento”, assinala Robinson.

As declarações do vice-governador foram dadas ao jornalista Aldemar de Almeida e publicadas na edição desta sexta-feira(29) do jornal Metropolitano.

Confira:

Repórter – O lançamento do PSD no Rio Grande do Norte vai acontecer neste sábado em Natal. Como vai nascer o partido no Estado?

Robinson Faria – O PSB no nosso Estado já nasce forte. Nasce com a maior bancada de deputados na Assembleia Legislativa e iremos lutar para ter uma boa quantidade de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e, sobretudo candidatos a prefeito em potencial para 2012. O partido nasce forte na capital e em todo o interior representado em todas as regiões. O importante é a harmonia do grupo que vai estar no partido. Deputados que têm uma história política, de tradição como Vivaldo Costa, que deixa o PR e vem para o PSD. Foi vice-governador, governador, foi presidente da Assembleia Legislativa, prefeito de Caicó em vários mandatos. Uma tradição política inquestionável. O deputado José Dias, líder do PMDB na Assembleia por muitos anos, que está no seu sétimo mandato. É uma grande alegria para os quadros do PSD. É um homem digno que merece respeito do povo do Rio Grande do Norte. Os três deputados do PMN, também com tradição política. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado no sétimo mandato, Ricardo Motta vai fortalecer muito o partido. A deputada Gesane Marinho que vem surpreendendo em cada eleição na minha região. E o deputado Raimundo Fernandes, que já foi prefeito, que tem uma história de oito eleições de vitórias em sua trajetória política. Portanto é um grupo que tem harmonia que tem serviços prestados à população e mais do que isso: existe uma afinidade entre nós. Isso é muito bom. O partido nasce não só com quantidade, mas com qualidade, a essência da parceria. Quero aqui ressaltar que existem outros deputados conversando conosco. Não posso revelar agora por uma questão de ética, de conveniência para eles. Cada um deles, no momento certo, quando tomar a decisão vai anunciar.

Repórter – Como vai ser o relacionamento do partido com a governadora Rosalba Ciarlini?

Robinson - O PSD será o partido fiel, leal e parceiro do projeto político da governadora Rosalba Ciarlini. O PSD não nasce de nenhum ato de rebeldia, não nasce de nenhum ato de discórdia. Pelo contrário, nasce em total harmonia com o projeto e a caminhada política da governadora. A prova disso é que todos os deputados que vão para o PSD apoiaram Rosalba e Robinson em 2010. Portanto ele já nasce com esse compromisso, com esse braço forte de apoio à governabilidade e a caminhada política da governadora Rosalba Ciarlini. Isso é bom que fique claro que esse partido é o braço forte da governadora.

Repórter – Então não houve nenhuma reação em contrário à sua ida para o PSD, como foi especulado?

Robinson – De forma alguma, porque ninguém está deixando o DEM. O partido não nasceu subtraindo do partido dela que é o DEM. Houve respeito total ao partido do senador José Agripino. O PSD nasce buscando pessoas que irão crescer o grupo de apoio à governadora Rosalba Ciarlini.

Repórter – Como o senhor bem frisou, o partido já nasce forte. Além dos nomes citados há o fator da sua liderança, não só na região Agreste, mas agora em todo o Rio Grande do Norte. Isso tem causado algumas ciumeiras políticas. O que vai ser feito para aparar essas arestas, até porque o PSB vai crescer e enfraquecer outros partidos?

Robinson – O PSD não nasceu para fazer ciúmes a ninguém. O partido tem um grupo harmônico e coerente. Coerente no Rio Grande do Norte e coerente em Brasília. O PMN do qual fazia parte já integrava a base de apoio da Presidente Dilma. O PSD irá no mesmo caminho de apoio à Presidente Dilma, o que será importante até para ajudar a governabilidade do Rio Grande do Norte ao governo federal, pois o partido será um aliado. Não vamos dizer que o partido vai abrir as portas, porque a governadora Rosalba Ciarlini pelo cargo importante que ocupa, sozinha já tem essa condição de abrir as portas. Está conseguindo isso até agora com muita desenvoltura. O PSD será um coadjuvante, um parceiro nessa busca de recursos para o rio Grande do Norte em Brasília. Não se pode, no nascimento do partido, ficar preocupado com ciúmes, com críticas. Vamos pensar maior. Vamos pensar e debater o Rio Grande do Norte, quais são os projetos para o nosso governo. O que é que o povo espera do governo Rosalba. O que é que espera do PSD, um partido que tem toque de modernidade, de coerência política, de espírito público.

Repórter – Então, vice-governador, não vai haver nenhum conflito pelo fato de o PSD apoiar o governo Rosalba no Estado e o governo da Presidente Dilma no cenário nacional?

Robinson- Não porque nós queremos ajudar o Rio Grande do Norte. O PSD entende que ajuda o Estado aliado a Rosalba e aliado a Dilma.

Repórter – Dos deputados do PMN, apenas um não acompanhou o senhor nessa mudança. Foi Antônio Jácome que já havia rompido politicamente e agora assumiu a direção do partido no Estado. Há possibilidade de aliança no Estado com o PSD?

Robinson – Não posso falar mais sobre PMN. Não tenho nada que reclamar do partido. Para mim prestou um serviço muito importante nas eleições que participamos. Eu também fui muito correto com o partido. O deputado Fábio também ajudou muito ao PMN a ter um quadro nacional, mas isso é um assunto do passado. Vamos agora pensar no PSD.

Repórter – O senhor acredita que no PSD vai ter condições de ajudar mais o governo Rosalba Ciarlini?

Robinson – Na condição de um partido novo ele irá permitir a aproximação de prefeitos, de lideranças tradicionais que já votaram em Rosalba e que estavam agasalhados em outros partidos, agora poderão por coerência e por desejo de cada um e concretizarem essa aliança definitiva. O PSB será o portão de entrada para fortalecer as bases no interior, na capital e na Assembleia dos que irão apoiar o governo de Rosalba.

Repórter – Como o senhor encara a responsabilidade de presidir o novo partido no Rio Grande do Norte?

Robinson – É mais um desafio na minha vida política, como foi o desafio de fundar o PMN,como foi o desafio de ser candidato a vice governador, rompendo uma aliança, quando muitos subestimarem que eu não teria coragem. A minha carreira tem sido marcada por desafios, quebrando paradigmas. Fui subestimado em quase toda a minha caminhada política, mas até agora nós conseguimos vencer. Então a minha carreira tem uma dosagem, um sentimento muito forte de paixão e de idealismo. Isso tem sido o meu combustível para chegar até agora, com sete mandatos de deputado estadual com eleições consecutivas. Conseguimos ser o deputado mais votado da história do Rio Grande do Norte e o segundo deputado mais votado do Brasil, proporcionalmente. Estou entrando para a história do Estado com essas votações, mas o nosso propósito não é parar aqui. É crescer cada vez mais. Crescer com o grupo. Não é um projeto apenas de Robinson Faria. É de um grupo que tem harmonia. Todos tem os seus projetos que serão compartilhados com os integrantes. A essência do PSD será um ajudar o outro, como foi no PMN com todos os que estão na Assembleia eleitos, porque houve essa compreensão de unidade. Não houve projetos individuais e sim coletivos. Não é só projeto de Robinson, de Fábio de Ricardo Motta, mas de todos que vão integrar o PSD.

Repórter – O senhor considera que esse convite feito para ingressar no PSD é um reconhecimento da sua liderança no Rio Grande do Norte?

Robinson – Foi uma surpresa para mim. Eu estava em Natal quando recebi telefonema do prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, que antes já tinha procurado o deputado Fábio Faria para chegar até o nosso primeiro encontro que aconteceu em São Paulo. Ele disse que queria um jantar comigo e perguntou se eu estava disposto a uma conversa com ele. Disse que sim e convidei o deputado Ricardo Motta, que sempre foi um companheiro de coragem, de lealdade e destemido, e o deputado Raimundo Fernandes e fomos a São Paulo com o deputado Fábio Faria. Lá nos convencemos da importância desse momento de topar o desafio do PSD. Para chegar até a mim, Kassab deve ter investigado, deve ter estudado e se informado sobre o quadro político do Rio Grande do Norte. Isso me deixa bastante honrado por ele ter me escolhido para presidir o seu partido no nosso Estado.

Repórter – Quais são os planos para 2012?

Robinson – Vamos discutir com a governadora Rosalba o que será melhor para o nosso grupo. Tudo será discutido com ela. O PSD não vai competir em nenhum momento com o grupo de Rosalba, porque é um grupo só. Vice-governador e governador forma um corpo só. Não são corpos separados. É um só pensamento, um só sentimento. Então vamos discutir com ela, com o senador José Agripino, com o senador Garibaldi, com o nosso palanque vitorioso em 2010, qual será o melhor caminho para nós na cidade de Natal. O PSD tem quadros. Tem a deputada Gesane, o deputado Fábio Faria, nomes que estão aí disponíveis para uma avaliação. Não estou aqui lançando ninguém. Isso será discutido de forma coletiva, comandado o tempo inteiro pela governadora Rosalba Ciarlini.

Repórter – A disputa por uma vaga no Senado está nos planos do vice-governador para 2014?

Robinson – Bom, 2014 está muito longe. Vamos primeiro trabalhar por um governo bom, um governo solidário, um governo de inovação, de transformação. Aí sim, se nós conseguirmos realizar e estamos trabalhando para isso, podermos eu e Rosalba novamente, ela como governadora e eu como vice, discutir quais serão as nossas candidaturas. É lógico que Rosalba com o direito legítimo da reeleição. Ela realizando um bom governo será a candidata natura para ser de novo governadora do Estado. Eu como parceiro dela, dependendo do sucesso do governo estarei pronto para ser companheiro dessa chapa majoritária que será discutida. Por enquanto sou candidato a ajudar a Rosalba fazer um bom governo . Não tenho ainda nenhuma candidatura definida para 2014.

Presença do governo em Caicó tem reflexos em outros municípios do Seridó

Foto_Demis roussos (26)

A instalação do governo itinerante nesta quinta-feira, 28, em Caicó, não deixou benefícios apenas para o município. Acompanhada de diversos secretários, a governadora Rosalba Ciarlini, anunciou medidas com reflexos para outras cidades da região, como a recuperação da RN 288, por exemplo. Rosalba determinou pressa na restauração do trecho entre Acari e Caicó, ampliando o serviço até a entrada da cidade.

Outra ação considerada importante para a região, foi o plantão 24 horas para o Hospital Regional do Seridó, com o compromisso de melhores condições de trabalho e atendimento. “Já conversei com o ministro Padilha (Saúde|), para a implantação de uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA)”, afirmou, adiantando que o governo também está tomando todas as providências para enfrentar a crise no Hospital Dr. Mariano Coelho, de Currais Novos, que tem um débito de mais de R$ 3 milhões somente com fornecedores. Segundo a governadora, a Secretaria de Saúde está dando atenção especial para suprir a falta de material e outros problemas. “Temos que ser transparentes e mostrar a população o que está acontecendo”, ressaltou, reafirmando que o governo vai encarar todas as dificuldades de frente e sempre passando informações à opinião pública.

Foto_Demis roussos (24)

Entre as prioridades do governo para os seridoenses foi incluída a Casa do Estudante que abriga 110 jovens. O governo quer regularizar a situação da alimentação e fez inspeção na estrutura física da Casa. A equipe de secretários que foi com a governadora também esteve na Penitenciária Estadual do Seridó, Pereirão, Teatro Adjunto Dias e escolas de Caicó.

Acompanharam a governadora, os prefeitos Bibi Costa (Caicó), Júnior Queiroz ( Jucurutu), Jackson Dantas (São José do Seridó), Padre Jocimar (Jardim do Seridó) Ivanildinho( Timbaúba dos Batistas),Concessa Macedo (Ipueira), Novinho (Cerro Corá) e Anibal Pereira (São João do Sabugi), a suplente do senador Garibaldi Alves, Ivonete Dantas e o deputado Vivaldo Costa.

Fonte: ASSECOM/RN

Presidente recebe homenagem e se compromete com pauta do PROERD

Visita ao Proerd. Ft.Joo Gilberto. (7)

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ricardo Motta, foi homenageado e se comprometeu com uma pauta de solicitações durante reunião da Companhia Independente de Prevenção ao uso de drogas e à violência (CIPRED), responsável pela Ronda Escolar e pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), no final da manhã desta sexta-feira, 29. O parlamentar recebeu das mãos da comandante da CIPRED, coronel Margarida Brandão, um quadro com o brasão da companhia.

A coronel Margarida agradeceu e falou da alegria de contar com a presença do deputado Ricardo Motta durante a reunião que contou com a participação os policiais militares que integram a CIPRED. A comandante solicitou a atuação do presidente da Assembleia no sentido de “abrir portas” junto ao governo do estado e fortalecer o trabalho desenvolvido tanto pela Ronda Escolar como pelo PROERD. “Nós gostaríamos de contar com a parceria do senhor no sentido de agilizar a realização do Plano de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas. Quem está na ponta, como esses policiais, é quem sente o desespero das famílias em ver seus filhos mergulhados nas drogas e não ter uma rede de atendimento”, afirmou a coronel Margarida Brandão.

Visita ao Proerd. Ft.Joo Gilberto. (2)

Além disso, a comandante da CIPRED solicitou ao deputado Ricardo Motta a intermediação de uma audiência com a governadora Rosalba Ciarlini para tratar do Plano de Integração e Estruturação da CIPRED que trata da transformação da companhia em Batalhão, ampliando o trabalho realizado pelo PROERD, aumento de efetivo e promoção dos policiais que atualmente integram a companhia e redução do tempo de trabalho da polícia feminina para 25 anos, como ocorre na maioria dos estados do Brasil. Uma cópia do referido plano foi entregue ao presidente da Assembleia.

Em seu discurso, o deputado Ricardo Motta relembrou a primeira solenidade do PROERD da qual participou, há cerca de 10 anos, em São Tomé, quando da criação do programa. O parlamentar ressaltou o trabalho promovido pela companhia. “Eu sou um admirador desse projeto e os senhores e senhoras são verdadeiros anjos das famílias. Assumi há pouco tempo a presidência da Assembleia, mas digo com toda a convicção que a nossa Casa haverá de ser cada vez mais parceira do PROERD”, afirmou.

O presidente da Assembleia assumiu alguns compromissos com a CIPRED, dentre os quais a disponibilização de espaço na TV Assembleia para veiculação de vídeos educativos produzidos pelo PROERD; realização de uma audiência pública, em parceria com o deputado Hermano Morais, também presente à reunião, para debater o programa e suas necessidades; oficialização de uma audiência com a governadora Rosalba Ciarlini; votação ágil dos projetos de melhoramento do PROERD tão logo sejam encaminhados ao legislativo pelo Governo do Estado.

“Vejam na Assembleia, nos seus 24 deputados, uma parceria, uma irmã, uma colaboradora desse projeto. Porque a felicidade dos senhores é a felicidade das famílias do Rio Grande do Norte. Nós só podemos ter um país forte, uma sociedade forte, com uma sociedade sã. E os senhores e senhoras são responsáveis, os guardiões da saúde das famílias do nosso Estado”, afirmou o deputado Ricardo Motta.

Fonte: Assessoria de Comunicação da ALRN

A barragem Armando Ribeiro sangrou hoje

Deu no blog de Carlos Skarlack

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, localizada na cidade de Assu, na região central potiguar, sangrou na manhã desta sexta-feira (29).
Por volta faz 11h30, a barragem transbordou.
O nível de água ainda não provocou prejuízos à população, mas é possível que o aumento do nível do rio Piranhas inunde algumas residências da região da Várzea do Vale do Assu.
A Barragem Armando Ribeiro Gonçalves foi construída pelo Dnocs, e é o segundo maior reservatório de água construído no Rio Grande do Norte, com capacidade de 2,4 bilhões de metros cúbicos.
Está localizada no Rio Piranhas (também chamado Rio Assu), 6 km a montante da cidade de Assu.

PT com novo presidente

Reunida ontem em Brasília, a ala majoritária do PT escolheu o nome do deputado estadual Rui Falcão (SP) para a presidência do partido no lugar de José Eduardo Dutra (SE). Apoiada pelo ex-ministro José Dirceu, a candidatura será apresentada hoje pela ala às demais correntes.

Com eleição marcada para amanhã, Falcão deve ficar no cargo até 2013. Sua escolha, caso se concretize, devolve o controle da sigla para São Paulo no momento em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva volta ao Estado.

A ideia é agendar as reuniões do partido, hoje feitas em Brasília, em São Paulo.

A transferência do controle para São Paulo expressa a estratégia de lançar ofensiva contra o PSDB num dos últimos redutos da oposição.

A intenção é fortalecer o partido no Estado, valendo-se do desgaste provocado pela dissidência do prefeito Gilberto Kassab para seu novo partido, o PSD.

Segundo petistas, Falcão –que também é primeiro-secretário da Assembleia de São Paulo– deve dividir o comando do PT com um colegiado, integrado por nomes como o do secretário nacional de Organização da sigla, Paulo Frateschi, e Dirceu.

A candidatura de Falcão era defendida por Dirceu e pelo PT-SP desde março, mas ganhou força após reunião de integrantes do partido anteontem em Brasília.

No jantar de anteontem, o PT elegeu dois pontos como principais desafios do futuro presidente: eleições de 2012 e relação com o PMDB.

“O Rui assume e acabou. Votamos amanhã Rui presidente até 2013. Ele já pode avisar até à mulher dele”, disse o deputado Jilmar Tatto (PT-SP), aliado de Falcão.

O deputado integrou a coordenação da campanha de Dilma, mas perdeu força após ser apontado como um dos responsáveis pela montagem de equipe de espionagem na pré-campanha. Informações do Estadão.

Rosalba Ciarlini participa do lançamento do Telemedicina Cardiológica

Governadora participa do lanamento da Central de Telemedicina - Elisa Elsie (7)

O lançamento oficial do programa Telemedicina Cardiológica aconteceu na manhã desta sexta-feira (29), na sede da Associação Médica do RN. O Estado é o único no Brasil onde o tele-eletrocardiograma está implantado, atendendo todos os municípios.

O programa tem como objetivo realizar diagnósticos cardiológicos com apoio à distância. O sistema funciona de maneira simples, uma vez que os procedimentos clínicos básicos com um paciente com suspeita de cardiopatia são realizados nos próprios municípios. Segundo informações do presidente da Associação Médica, Álvaro Barros, o RN dispõe de mais de 21 mil aparelhos de eletrocardioagrama, espalhados pelos 167 municípios do Estado. Na unidade de saúde do município, o médico de qualquer especialidade clínica realiza o exame eletrocardiograma (ECG) e os dados são enviados em tempo real via internet ou por telefone através de um serviço de 0800.

Na Central de Telemedicina (CTM), ao analisar os exames recebidos em tempo real por um especialista, se constatado qualquer problema relacionado ao coração, imediatamente o cardiologista discute o caso com o médico generalista na cidade e o orienta sobre o tratamento adequado. Se for caso de ser encaminhado para outra unidade, o paciente já chega direto no hospital e é logo atendido sem burocracia. A grande vantagem do sistema da Telemedicina implica no fato de existir uma equipe médica cardiológica altamente capacitada com plantão de 24 horas que poderá proporcionar as informações necessárias em caso de urgência cardiológica.

A implantação do Programa Telemedicina Cardiológica foi uma iniciativa da Associação Médica do RN, que recebeu total apoio do Governo do Estado, por se tratar de uma política pública de saúde. “A Telemedicina leva à população a oportunidade de agilizar o diagnóstico a um custo muito baixo”, disse Álvaro Barros. Ele agradeceu o apoio que recebeu da Governadora. “O Rio Grande do Norte é o primeiro Estado que faz parceria com uma entidade de classe. Graças à visão futurista da Governadora, o RN é o único estado que adotou este sistema como política pública e levou para todos os municípios. Este vai ser um grande marco da sua administração, Governadora”, concluiu o presidente da Associação Médica.

Governadora participa do lanamento da Central de Telemedicina - Elisa Elsie (3)

“Com este sistema, estamos ajudando a fixar o médico no interior, uma vez que a Telemedicina oferece melhor condições de trabalho. O atendimento esta sendo feito onde o paciente mora. Estamos humanizando o atendimento com a ajuda da tecnologia”, lembrou o secretário de Estado da Saúde, Domício Arruda.

Já a governadora Rosalba Ciarlini disse que representa a Telemedicina representa “inovação, modernidade, agilidade e auxílio aos médicos”. “Estamos com uma ferramenta que ajuda a salvar vidas e a descongestionar a rede hospitalar. Tudo isso com custo zero para os municípios. Quero ampliar esse programa para as mais diversas áreas da medicina”, disse a Governadora. Rosalba lembrou que quando era Senadora, fez uma Emenda que tinha a proposta de destinar parte dos recursos de pré-sal para a saúde.

A solenidade de lançamento oficial da Telemedicina Cardiológica contou também com a presença do senador Paulo Davin, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Mota, do deputado estadual Leonardo Nogueira, entre outras autoridades.

Fonte: ASSECOM/RN

Internet rápida já era

As promessas do governo brasileiro para a ampliação do acesso rápido à Internet no País este ano não serão cumpridas. Segundo a Agência Brasil, o presidente da Telebras, Rogério Santanna, admitiu ontem que a meta do PNBL de levar a 800 municípios conexão rápida à rede de mundial de computadores em 2011 simplesmente não será cumprida.

Segundo Santanna, isso se deve aos cortes de orçamento sofridos pela estatal. De acordo com a agência, dos 226 milhões de reais que estavam programados para a Telebrás em 2011, apenas 50 milhões estão liberados pelo governo federal. Há  ainda 316 milhões do ano passado que já estão empenhados, mas que ainda não estão efetivamente disponíveis.

“O governo tomou a medida de contingenciamento, natural em início de governo, e isso só interfere no ritmo de implementação”, explica ele. O objetivo do PNBL é ampliar a cobertura do serviço Internet no País, com alta velocidade e preços mais acessíveis, na faixa dos 35 reais.

Pelos planos iniciais, o Brasil teria, no fim de 2011, 1.163 cidades atendidas pela iniciativa, mas o atraso na assinatura de contratos com a Petrobras e a Eletrobras para o uso de fibras ópticas públicas para transmissão de dados  já tinha mudado os planos da Telebras. Os contratos com a Petrobras “devem ser assinados nos próximos dias ou no início de maio”.  Os acordos com a Eletrobras já foram assinados, mas falta a homologação da Agência Nacional de Energia Elétrica.

Santanna afirmou que as operadoras de telefonia não têm interesse em oferecer  esses serviços de banda larga, pois isso significaria “a perda do serviço de transmissão de voz”. Com acesso à Internet em alta velocidade, os usuários de baixa renda optariam por usar programas que permitem a conversa pela Internet, como o Skype, em vez de fazer ligações por telefone fixo ou móvel, acredita.

Professores da Rede Estadual da Educação deflagraram greve

Após meses de negociações com o governo do Estado sem obter sucesso, os trabalhadores em Educação resolveram entre em greve. A suspensão das atividades nas escolas da rede já iniciaram e não há previsão para fim. A decisão foi tomada em assembleia geral realizada nessa sexta-feira (29), que teve a participação de mais de mil trabalhadores.

O principal fator que estimulou a deliberação foi a solicitação feita pela governadora na última assembleia que teve com a direção do Sinte, nessa quarta-feira (27). Na ocasião, o governo expôs a sua situação financeira e pediu mais 120 dias à categoria para dar uma resposta às reivindicações feitas. Os trabalhadores interpretaram a solicitação do governo como uma jogada para protelar o pagamento dos Direitos.

Entre as principais solicitações da categoria estão, a revisão do Plano de Carreira do Magistério; o pagamento do Plano aos demais servidores, que já foram enquadrados; o cumprimento da Lei que estabelece o Piso Nacional dos educadores e o pagamento de direitos em atraso.

Veja o calendário de greve na rede estadual clicando aqui.

União Britânica

29carruagem_afpc

A carruagem com os recém-casados, príncipe William e Kate Middleton, chegou nesse momento ao Palácio Buckngham. O casamento foi oficializado na manhã desta sexta-feira (29) no altar da Abadia de Westminster, em Londres, Reino Unido (Inglaterra).

O matrimônio mais badalado das últimas décadas foi celebrado pelo arcebispo Canterbury. No momento William e Kate estão no Palácio de Buckngham, onde está ocorrendo uma grande festa em homenagem ao mais novo casal real, unido em pleno Século XXI.

Para nós aqui, que as imagens não se percam na falta de amor e as famílias possam permanecer unidas, muito além da pompa.

A modernidade também torna mais fácil a vida real de Kate Middleton. A menina de família emergente será a primeira plebeia a entrar para a árvore genealógica da família real em mais de 350 anos. Tal proeza foi realizada apenas por Anne Hyde, que se casou com o duque de York, James II, em 1660. Apesar de rumores de que a rainha Elizabeth estaria insatisfeita com o status inferior da noiva do neto, ela ja concedeu a benção para o casamento.

Governadora recebe proposta de termo de parceria da Adese

Governo Itinerante_Reunio Adese 01_cred-Demis Roussos

Em almoço com membros da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó, durante visita do Governo Itinerante a Caicó, ontem(28), a governadora Rosalba Ciarlini recebeu uma proposta de termo de parceria para alavancar investimentos e o desenvolvimento da região. O documento foi produzido em parceria com a Secretaria de Estado do Planejamento e Finanças – Seplan, e é valido para o período de junho a dezembro de 2011.

De acordo com Francisco Galvão Freire Neto, presidente da Adese, a entidade “é o Seridó e seu maior objetivo é desenvolver a região” e esse termo de parceria “vai orientar o investimento do Governo do RN na região”.

A governadora agradeceu o convite feito pela Adese e elogiou o trabalho realizado. “Ela agrega o espírito empreendedor que forma a comunidade seridoense e que é a marca desse povo”, afirmou Rosalba. Ela disse, ainda, que precisa ter dados técnicos para que o investimento possa ser feito de maneira correta.

Além do termo de parceria, os membros da Adese também solicitaram apoio para a agroindústria e a bacia leiteira do Seridó, artesanato, viabilização de saneamento para toda a região, entre outros temas de importância para a economia local.

Fonte: ASSECOM/RN

AL quer acelerar funcionamento da ZPE do Vale do Açú

_MG_8125

Na próxima segunda-feira, 02, a Assembleia Legislativa sedia audiência pública, a partir das 9h30, para debater ações efetivas para a implantação da Zona de Processamento para Exportação (ZPE) do vale do Açu, conhecida como ZPE do Sertão. A iniciativa do deputado George Soares (PR) vai debater o desenvolvimento da região do Vale do Açú, e como a Assembleia pode ajudar neste processo. “É importante a união do estado, municípios e do poder legislativo e consolidar esse investimento a fim de se diminuir o desequilíbrio entre a capital e o interior, carente de oportunidades”, afirmou o parlamentar.

Sancionada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva em junho do ano passado, o projeto promete mudar o sertão potiguar nos próximos quatro anos. No debate estarão reunidos prefeitos da região do Vale do Açú, Seridó, e Oeste, alem de empresários, Ibama, Idema, e Receita Federal. Segundo o sócio da administradora da ZPE do Sertão, Brian Tipler, o projeto “não é uma área industrial comum: é uma cidade, com bancos, rede própria de energia elétrica, de fornecimento de água, com tecnologia de ponta”. Segundo o projeto todos os recursos aplicados na ZPE virão da iniciativa privada.

Fonte: Assessoria de Imprensa da AL/RN

O espetáculo da natureza

P290411_06.21

P290411_06.21_[02]

Imagens do açude Mãe D’água em Campo Redondo

O Açude Mãe D’água, localizado no município de Campo Redondo/RN, está sangrando desde ontem(28) à noite, segundo informações de moradores a lâmina de água chegou a 50cm de altura.

Os pluviômetros da cidade registraram 85mm (Gentil e Cazuza), algumas localidades registraram índices maiores ainda, como em Serra dos Brandões (103mm), Areias Compridas (98mm), Maravilha 75mm.

Confira abaixo algumas fotos do espetáculo das águas em nosso município:

P290411_06.58_[01]

P290411_07.01

Imagens do açude Maravilha, na propriedade de Dr. Alessandru

P290411_06.15_[04]

Moradores locais sob a ponte na entrada do município, apreciando a beleza das águas do Rio Trairi

P290411_06.15_[02]

Águas do Rio Trairi passando ao lado da antiga ponte que foi levada durante a enchente de 1981

P290411_06.15

Mais imagens do Rio Trairi

P290411_06.15_[01]

Casa em situação de risco, próxima ao leito do Rio Trairi

Inter mantém invencibilidade com Falcão e joga por 0 a 0 para avançar

As memórias de Falcão não serão as melhores do Centenário. Ali ele se despediu com derrota do Inter nos tempos de jogador. No mítico estádio, ele viu o seu time ter a sua pior atuação nos quatro jogos sob o seu comando. Apesar de não ter rendido em alto nível nesta quinta-feira, o 1 a 1 com o Peñarol faz com que Colorado volte do Uruguai com o sentimento de ter conquistado um resultado positivo. O negativo foi a pouca força ofensiva apresentada durante toda a partida.

O Inter fez o que é importante quando se joga fora de casa em um mata-mata da Libertadores. Não perdeu e marcou gol, mesmo que não tenha jogado bem. Sob a tutela de Falcão, o time realizou sua pior partida, mostrando pouco poder ofensivo e algumas falhas individuais na defesa. Não teve criatividade, nem penetração, vivendo na mesmice de arriscar de média distância durante os 90 minutos.

O agora técnico Falcão se deu bem no estádio que encerrou a carreira como jogador e segue sem perder

Pela primeira vez o treinador colorado viu sua equipe sair perdendo. Corujo marcou, no fim do primeiro tempo. Na etapa final, o empate saiu em chute de quem sempre tem salvado na hora do aperto. Leandro Damião marcou seu 18º gol no ano em chute de fora da área, deixando os colorados tendo 0 a 0 como resultado favorável na próxima quarta-feira, no Beira-Rio.

Falcão segue a sua sequência de decisões. Antes de disputar a classificação às quartas de final, o Inter tem clássico Gre-Nal no domingo. A vitória é uma obrigação para manter as chances de ser campeão gaúcho.

Confira na íntegra os votos de Príncipe William e Kate Middleton

Segundo o site oficial do casamento do príncipe William com Kate Middleton, os noivos optaram por escreverem eles mesmos os votos do seu casamento.

Confira na íntegra o texto preparado pelo casal real para a leitura na Abadia de Westminster:

"Deus, nosso Pai, nós te agradecemos por nossas famílias; pelo o amor que nós compartilhamos e pela a alegria do nosso casamento.

Na correria de cada dia, que nós consigamos manter nossos olhos fixos no que é real e importante na vida e nos ajude a ser generoso com o nosso tempo, amor e energia.

Fortalecidos pela nossa união, nos ajude a servir e consolar os que sofrem. Nós pedimos isto no Espírito de Jesus Cristo. Amém."

Prazo para alistamento militar termina hoje

Termina nesta sexta-feira (29) o prazo para que os jovens que completarão 18 anos até dezembro de 2011 se alistem no Serviço Militar Obrigatório. A documentação exigida para se apresentar é a certidão de nascimento, ou prova equivalente, e duas fotos recentes, tamanho 3x4.
O alistamento militar é obrigatório a todos os brasileiros do sexo masculino. A opção pela Força Armada em que o convocado deseja prestar o serviço militar é feita pela seleção geral, o que não significa que o pedido será atendido.
No ano passado 1,650 milhão de jovens se alistaram para ingresso nas Forças Armadas nas 5.235 Juntas de Serviço Militar distribuídas por todo o território nacional. A previsão de incorporação para este ano é de 90.646 mil jovens.

Fluminense supera apagões e abre vantagem sobre Libertad

Depois de um atraso de quase uma hora em função de queda de energia, Rafael Moura abre o placar no Rio

O Fluminense superou dois apagões para bater o Libertad, do Paraguai, por 3 a 1. O primeiro aconteceu no sistema de iluminação do estádio, o que atrasou a partida em mais de uma hora. O segundo veio no começo do segundo tempo, quando a equipe passou por maus bocados.

Agora o Tricolor pode perder até por um gol de diferença no jogo da volta para ficar com a vaga. Os gols do Tricolor carioca foram marcados por Rafael Moura, Marquinho e Conca, descontando Gamarra para a equipe paraguaia.

Menino de 9 anos brinca com arma e morre com tiro no coração na Bahia

Uma brincadeira acabou em tragégia em Vitória da Conquista, na Bahia. Um menino de 9 anos morreu com um tiro no coração. Gabriel dos Santos Andrade e mais duas crianças acharam uma garrucha calibre 32 encontrada dentro de casa. A arma disparou e o tiro acertou o menino. Segundo a polícia, a garrucha era do pai dele.

Agência O Globo

Contribuinte tem até hoje para entregar declaração do IR

Termina hoje (29) o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2011. A Receita Federal lembra que o envio pela internet poderá ser feito até as 23h59min59s, horário de Brasília. Os contribuintes que optarem pela entrega em disquete devem estar atentos ao horário de funcionamento das agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Neste ano, o formulário de papel deixou de ser aceito.
Quem não declarar dentro do prazo pagará multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido. O programa de computador que gera a declaração do Imposto de Renda está disponível na página da Receita na internet. No mesmo endereço encontra-se o aplicativo Receitanet, que transmite o documento.
A secretária adjunta da Receita Federal, Zayda Manatta, fará, às 19h, um balanço da entrega das declarações. Participam também o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, e o diretor-presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Marcos Vinicius Ferreira Mazoni.
Fonte: Agência Brasil

STJ manda soltar a promotora Deborah Guerner e o marido dela

O ministro Napoleão Nunes Maia Filho, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), mandou soltar a promotora de Justiça Deborah Guerner e o marido dela, Jorge Guerner, presos desde o último dia 20 na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília. A ordem de prisão foi emitida pela desembargadora Mônica Sifuentes, da Justiça Federal da 1ª Região, porque os Guerner teriam cometido fraudes processuais para atrapalhar as investigações relativas à Operação Caixa de Pandora.
A promotora é acusada de simular insanidade mental e de forjar documentos para atestar o desequilíbrio mental. O marido teria participado de todo o processo. A prisão também foi motivada pela viagem que o casal fez à Itália sem informar o fato para a Justiça.
Na decisão, o ministro Napoleão Nunes considerou que prisão foi decretada de forma precipitada. "A prisão não está afinada com a proteção que o sistema jurídico confere ao direito de ir e vir".
Segundo o advogado do casal, Pedro Paulo de Medeiros, a ordem de soltura confirma que os Guerner nunca estiveram impedidos de sair do país. “Eles também não tinham a obrigação de comparecer [à Justiça] porque são apenas investigados”. Segundo o advogado, o habeas corpus também afirma que, se há falsidade nos atestados médicos, isso não motiva a prisão preventiva. O casal Guerner deve ser solto nas próximas horas.
Fonte: Agência Brasil

Análises estatísticas direcionarão ações da Segurança Pública no RN pela primeira vez

Kleber-Maciel1

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed), pela primeira vez, direcionará suas operações a partir de análises científicas. A implantação da Subcoordenadoria de Estatística e Análise Criminal coloca um fim no “achismo” e servirá como referência para o trabalho policial.

A Subcoordenadoria será composta de quatro núcleos, um de cada organismo que compõe a Sesed: Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep).

O subcoordenador de Estatística e Análise Criminal é o soldado PM Kleber Maciel de Farias Júnior, formado em estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde foi professor-substituto por dois anos. “Teremos a centralização das informações, que serão analisadas e servirão para orientar as ações da Sesed. Vamos criar um banco de dados único, para evitar desencontros nas informações que são passadas, por exemplo, aos comandantes dos Batalhões, para que eles possam balizar o trabalho”, explica.

Segundo Kleber Maciel, as zonas críticas, onde as ocorrências acontecem mais frequentemente, passarão a ser identificadas mais rapidamente, recebendo uma maior atenção do aparelho público da segurança. “Violência não é só um problema da falta de policiamento. Baixa escolaridade, iluminação pública precária, ausência de escolas, de quadras esportivas, de postos de saúde, tudo influencia na questão da segurança e com as informações sendo tratadas cientificamente, a partir da análise estatística, teremos como pontuar esses problemas”, explica.

A equipe da Subcoordenadoria será formada por estatísticos, economistas, sociólogos, demógrafos e universitários. Entrevistas serão feitas com populares, para que as diferentes situações que formam o quadro da segurança pública sejam identificadas. Inicialmente, os dados analisados serão os obtidos pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), nos dez municípios que integram a Região Metropolitana.

A Subcoordenadoria de Estatística e Análise Criminal produzirá relatórios semanais, que serão divulgados às segundas-feiras, aos veículos de comunicação social, oficializando as informações acerca das ocorrências, e mensais, com uma análise completa sobre os dados tabulados, que serão apresentados aos comandantes dos Batalhões da Polícia Militar.

Os relatórios quantitativos de ocorrências registradas pela Polícia Militar são feitos há quatro anos, entretanto, somente agora, com a gestão da governadora Rosalba Ciarlini, os parâmetros serão decifrados tecnicamente, ratificando o compromisso do Governo do Estado com a qualidade do serviço prestado ao povo.

Para o secretário-adjunto de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Silva Júnior, a criação da Subcoordenadoria de Estatística e Análise Criminal representa um marco no Rio Grande do Norte. “Durante muitos anos, as polícias vinham desempenhando seu trabalho no Estado, fazendo o melhor que podiam, mas muitas vezes terminavam perdendo o potencial das operações, porque os planejamentos não eram feitos a partir de análises científicas dos dados registrados nas ocorrências. Agora, cumprindo determinação da governadora Rosalba Ciarlini, o secretário Aldair da Rocha modificou a estrutura da Sesed e implantou essa importante Subcoordenadoria”, relatou.

Silva Júnior não tem dúvida que a análise estatística trará bons resultados para a segurança pública do Rio Grande do Norte. “Vamos ter uma radiografia das regiões. Nas entrevistas que serão feitas com os populares, pela equipe da Subcoordenadoria, ouviremos o quê o povo pensa sobre o trabalho das polícias, as sugestões, as denúncias que farão, ou seja, teremos como agir a partir do sentimento popular e do que for analisado cientificamente por essa equipe multidisciplinar”.

Fonte: Assessoria da SESED

Para manter Elias Fernandes no DNOCS, Henrique abre mão de PMDB continuar com a presidência da FUNASA

Para garantir o ex-deputado potiguar Elias Fernandes na direção geral do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCS), o líder do PMDB na Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves abriu mão do partido continuar com a presidência da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA). A informação completa está disponível no Estadão, para a versão mobile.

Depois de quatro meses de uma intensa disputa com o PMDB, o PT tomou do aliado a presidência da FUNASA. A presidente Dilma Rousseff nomeou para o cargo o engenheiro Gilson Queiroz Filho. Maior defensor do PMDB na presidência da FUNASA, Henrique desistiu da disputa com o PT, embora tenha retardado as mudanças por quatro meses. Admitiu que se envolveu numa luta desigual. Segundo o Estadão, Henrique pensou também no futuro. Ele deverá ser candidato a presidente da Câmara para o biênio 2013/2015. Nesse caso, é importante não desagradar nem a presidente da República nem os petistas.

Ezequiel destaca importância da energia eólica para o RN

O deputado Ezequiel Ferreira-PTB fez um pronunciamento na sessão plenária desta quinta feira, dia 28, para destacar a importância da energia eólica para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte.

Segundo o parlamentar, “a construção do futuro energeticamente limpo já começou e tem que ser dramaticamente acelerado. É a hora do Rio Grande do Norte. A utilização da energia eólica comporta numerosas vantagens ante as energias tradicionais e mesmo em comparação com outros tipos de energias renováveis”, afirmou.

Entre as vantagens para a sociedade com a utilização da energia eólica ele destacou que é inesgotável; não emite gases poluentes nem gera resíduos e diminui a emissão de gases de efeito estufa.

Como vantagens para as comunidades onde se inserem os parques eólicos ele citou que são compatíveis com outros usos e utilizações do terreno como a agricultura e a criação de gado; criação de emprego; geração de investimentos em zonas desfavorecidas e benefícios financeiros para os proprietários.

As vantagens para o Estado, segundo o deputado Ezequiel Ferreira são a redução à dependência energética do exterior e adaptação ao protocolo de Quioto.

Já as vantagens para os promotores vem porque os aero geradores não necessitam do abastecimento de combustível; tem escassa manutenção e boa rentabilidade sem investimentos a longo prazo.

Como principais desvantagens, Ezequiel elencou que nem sempre o vento sopra quando a eletricidade é necessária; provoca impacto visual considerável; impacto nas aves do local e impacto sonoro.

O deputado disse ainda que a previsão para 2013 é da instalação de 72 usinas eólicas no Rio Grande do Norte.

Fonte: Assessoria de Imprensa da AL/RN

Governadora participa de abertura de VIII Expoleilão

A governadora Rosalba Ciarlini participou nesta quinta-feira, 28 da VII -Expoleilão, um dos maiores eventos agropecuários do estado, que tem como objetivo mostrar a genética dos animais e divulgar a pecuária do Rio Grande do Norte. Para marcar a abertura do evento foram inauguradas as novas instalações da pista de julgamento de animais do Parque de Exposições Aristófanes Fernandes em Parnamirim.

Para o secretário de estado da Agricultura da Pecuária e da Pesca, Betinho Rosado, o esforço feito pela governadora, que veio diretamente de Caicó para prestigiar o evento, foi mais uma mostra do compromisso e do empenho Rosalba Ciarlini em promover mais qualidade de vida para o homem do campo.

Segundo Marcos Teixeira, presidente da Associação Norteriograndense de Criadores, Anorc o apoio do governo do RN, ainda mais em um período de dificuldades financeiras é animador. “Tivemos problemas com outras administrações com atraso de pagamentos do programa do leite, mas sei que a governadora Rosalba Ciarlini se preocupa com iniciativas que gerem renda e produtividade para os criadores de animais do estado”, disse Marcos Teixeira.

O presidente da Anorc aproveitou a ocasião para falar sobre a IV Copa Brasileira de Marcha de Cavalo Mangalarga que já acontecia nas novas instalações da pista de julgamento de animais. “Temos aqui 120 exemplares de animais de ótimos haras de todo o Brasil”, destacou Marcos Teixeira.

A governadora Rosalba Ciarlini reafirmou o compromisso com os produtores rurais do estado e ressaltou que o governo já transforma o apoio em ações voltadas para o homem do campo, como a regularização do pagamento das dívidas do Programa do Leite. “O programa do leite é muito importante para a alimentação das nossas crianças, mas também para desenvolver a atividade dos criadores do estado. Sei o que representa, principalmente para o pequeno criador, o atraso nesse pagamento, queremos regularizar esse pagamento logo”, disse a governadora.

Também estavam presentes o presidente da Ancoc, Romildo Pessoa; o diretor geral a Emparn José Geral de Medeiros; o prefeito de Serrinha, Fabiano Teixeira; representando o BNB, Orlando Gadelha Simas; o prefeito de Antônio Martins, Edmilson Fernandes; representando a Câmara Municipal de Parnamirim, a vereadora Kátia Pires; o prefeito de Parnamirim, Maurício Marques; o presidente da Faern, José Vieira e o superintendente federal do Ministério da Agricultura, José Teixeira de Souza Jr.

Fonte: ASSECOM/RN

Prevenção é o foco de evento em homenagem às vítimas de acidentes de trabalho

28_ABR - Acidente de Trabalho 010 copy

O Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, comemorado ontem(28), foi marcado por uma homenagem às vítimas de acidentes de trabalho. O evento reuniu os ministérios do Trabalho e Emprego, da Previdência Social e da Saúde. “É importante que todos nós reflitamos sobre como garantir a saúde, a segurança dos trabalhadores e também a sustentabilidade da Previdência para as futuras gerações”, afirmou o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho.
Durante o encontro, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, destacou a importância de políticas de prevenção e falou da Comissão Tripartite de Saúde e Segurança no Trabalho (CTSST). Criada em 2008, a comissão tem a atuação conjunta dos ministérios da Previdência, Trabalho e Saúde. Além de aprovar a Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador, a CTSST está detalhando o plano de trabalho para avançar na cultura de prevenção de acidentes do trabalho. “Não se pode economizar quando se trata de vida e saúde”, comentou Lupi.
O presidente do Tribunal Superior do Trabalho, João Orestes Dalazen, anunciou, durante o evento, o lançamento de uma campanha no dia 3 de maio, com o objetivo de conscientizar fábricas e empresas sobre a importância da prevenção dos acidentes de trabalho.
Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2009 foram registrados 330 milhões de acidentes de trabalho em todo o mundo. No mesmo ano, a OIT apontou mais de dois milhões de mortes relacionadas ao trabalho.

Governadora anuncia retomada de obras de saneamento em Caicó

A governadora Rosalba Ciarlini anunciou ontem(28) a retomada das obras de saneamento básico executadas pelo Governo do Estado em Caicó. Na última terça-feira (26), a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) fez o repasse à construtora Dois A, contratada para as obras de esgotamento sanitário, de R$ 155 mil, valor referente ao pagamento de adequações executadas na obra. Com isso, a construtora deve reiniciar, ainda na primeira quinzena de maio, a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário do município, que estava paralisada há mais de um ano.

Nesta etapa, o Governo do Estado, através da Caern, vai investir R$ 19 milhões nos serviços de implantação da rede coletora, com o assentamento de 22 quilômetros de tubulação, sendo realizadas 1.200 ligações domiciliares, beneficiando 6 mil pessoas nos bairros da Paraíba, Penedo e Acampamento, além do centro da cidade.

O sistema de esgotos de Caicó prevê o atendimento com coleta e tratamento de esgotos de 80% da cidade. Além da retomada da obra anunciada pela governadora Rosalba Ciarlini, já está em processo de aprovação técnica, junto à Caixa Econômica Federal, a documentação que visa a assinatura de outro contrato, da ordem de R$ 24 milhões, recursos oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), visando a complementação do sistema de coleta e tratamento de esgotos.

Fonte: ASSECOM/RN

Poti questiona governo federal sobre aeroporto de São Gonçalo do Amarante

O deputado Poti Júnior (PMDB) manifestou preocupação pelo fato do aeroporto de São Gonçalo do Amarante não estar incluído na relação das três concessões divulgadas pelo governo federal. Poti afirmou que o aeroporto é considerado fundamental para Natal ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, e por isso já marcou uma audiência pública para discutir o andamento da obra. A audiência está marcada para o dia 30 de maio.

O parlamentar disse que o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, afirmou que o governo já definiu os critérios de concessão à iniciativa privada de obras nos aeroportos de Guarulhos, Viracopos (em Campinas) e Juscelino Kubitschek (em Brasília). Poti disse ainda que as obras de mais dois aeroportos (Galeão e Confins) também deverão ser concedidas e que o ministro não destacou nenhuma informação sobre o aeroporto de São Gonçalo.

“A minha preocupação é ter que disputar os investimentos com esses aeroportos, que já estão em funcionamento e ficam localizados em grandes estados. Isso poderá trazer um prejuízo incalculável para o RN, pois a prioridade cairá para os estados maiores”, enfatizou.

O deputado disse ainda que o momento é de união entre a classe política e toda a sociedade potiguar. Ele ressaltou a importância da obra para o estado e afirmou que vai ficar vigilante na luta pelo aeroporto. “A minha expectativa é que a nossa concessão venha a ser publicada agora no mês de maio”.

Fonte: Assessoria de Imprensa AL/RN

Agenda da Governadora para hoje(29)

09h - Local: Associação Médica do RN – Av. Hermes da Fonseca, 1396 – Tirol, Natal

Evento

Lançamento do Projeto de Telemedicina do RN.

10h - Local: Auditório da UNP, Av. Eng. Roberto Freire, Capim Macio.

Evento

Fórum do Esporte Norte Riograndense.

Tema: "Uma Nova Visão da Política Esportiva Brasileira e o Plano Decenal".

15h

Despacho Administrativo

A governadora tem reuniões administrativas de rotina com secretariado.

Rosalba visita obras da Liga Norte-rio-grandense Contra o Câncer em Caicó

Governo Itinerante_Visita  Liga 02_cred-Demis Roussos

Em dia de Governo Itinerante em Caicó, a governadora Rosalba Ciarlini visitou as obras de reforma e construção da Liga Norte-rio-grandense Contra o Câncer na cidade. Ao lado do médico Flávio Rocha e da enfermeira Graça Dantas, Rosalba entrou no prédio da antiga Maternidade Mãe Quininha, que foi doado à Liga em 2006 e há um ano e meio está em obras.

A reforma, que acontece a partir do apoio dado pelo Governo do Estado, que destinou R$ 650 mil em recursos, vai atender pacientes com câncer de toda a região Seridó, além de municípios da Paraíba. Segundo Graça Dantas, a Liga terá 31 leitos para atender pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS; 9 leitos de UTI, leitos para internação, enfermaria e auditório. A previsão é que o hospital entre em funcionamento em dezembro deste ano.

Fonte: ASSECOM/RN

 

Blogger news

Blogroll

About