Pages

Ads 468x60px

domingo, maio 01, 2011

Governadora reconhece estado de emergência no Vale do Açu

DSC_0107

Em visita às áreas atingidas pelas cheias dos rios Piranhas/Açu e Pataxó, a governadora Rosalba Ciarlini anunciou que o governo reconhecerá o estado de emergência do Vale do Açu. “Já estava acompanhando a situação, mas preferi ver in loco para autorizar a continuidade das ações e adotar novas medidas de apoio às famílias”, afirmou a governadora. Decretado o estado de emergência, fica mais fácil adotar as providências emergenciais, sem a burocracia que o serviço público exige.

DSC_0149

A governadora visitou o bairro Maria Romana, em Ipanguaçu, uma das áreas atingidas pelas inundações e conversou com moradores como José Alexandre, 70. “Estou aqui há 22 anos e nunca tinha visto um governante chegar logo no começo das nossas angústias de inverno, como doutora Rosalba está fazendo”, disse o aposentado. Outro que disse ter ficado surpreso com a visita da governadora aos bairros alagados, foi o mecânico Francisco Edvan Silva. “Conheço o trabalho dela desde o tempo de Mossoró, mas nunca esperei que ela viesse até aqui num domingo para ajudar a nós”, ressaltou.

“Este momento é de solidariedade e de ação emergencial, mas vamos trabalhar para resolver o problema que aflige as famílias há 20 anos”, destacou Rosalba, anunciando que vai mobilizar a bancada federal para uma audiência nesta semana, em Brasília, com o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, a quem pedirá apoio para o projeto de desmatamento das margens e desassoreamento do Rio Piranhas e do afluente Pataxó. A governadora pediu aos prefeitos do Vale que façam fotos e relatórios da situação para serem entregues ao ministro.

DSC_0404

“O governo federal vai ajudar atendendo a este pleito de Rosalba”, disse confiante o ministro da Previdência, Garibaldi Filho, que fez parte da comitiva da governadora. Para ele, a situação do Vale do Açu exige resposta imediata e isso o Estado dirá ao ministro da Integração e se for preciso, à presidenta Dilma Roussef.

DSC_0202

Além de Ipanguaçu, a governadora esteve em Pendências, no dique de contenção do Rio Piranhas Açu. Rosalba levou os secretários Kátia Pinto(Infraestrutura), Betinho Rosado (Agricultura), Thiago Cortez (Justiça e Cidadania) e Luis Eduardo Carneiro (Ação Social). Os prefeitos Leonardo Oliveira (Ipaanguaçu), Ivan Júnior (Assu) e Ivan Padrilha (Pendências), ex-prefeitos, coordenador estadual da Defesa Civil, tenente coronel Josenildo Acioli, a subsecretaria de Saúde, Dorinha Burlamaqui e a diretora da II Usarp, Iranilde Oliveira, também acompanharam Rosalba.

DSC_0568

A governadora que já havia determinado a contratação de duas máquinas para a limpeza do Rio Piranhas e das áreas alagada e a permanência da Defesa Civil no Vale, autorizou que fossem feitos levantamentos para cestas básicas e outros atendimentos sociais e na área de saúde, como combate à dengue e vacina. “O governo dará toda assistência necessária à essas famílias”, reforçou.

Censo dos Servidores Aposentados começa nesta segunda

Na próxima segunda-feira, dia 02 de maio, começa o censo dos servidores aposentados do Estado do Rio Grande do Norte, visando à atualização dos dados cadastrais junto ao instituto de previdência do Estado.
Os servidores aposentados deverão procurar uma das unidades do IPERN, no mês em que fizer aniversário, munidos dos seguintes documentos: Carteira de Identidade, CPF e comprovante de residência. Os que não puderem comparecer devido a problemas de saúde, idade ou locomoção, deverão nomear um representante, através de procuração pública, ou entrar em contato com o IPERN e agendar a visita de um fiscal previdenciário.
Os servidores aposentados que fizeram aniversário no período de janeiro a abril, farão a atualização dos dados cadastrais em 2012.
O atendimento ao Censo Previdenciário será feito nas sedes do IPERN, os servidores aposentados deverão ir até uma das unidades do Ipern em Natal (rua Jundiaí, nº 410, Cidade Alta), Mossoró (Rua Quintino Bocaiúva, 325, Centro.), Caicó (rua Professor José Gurgel de Araújo, 322, Penedo) ou Currais Novos (rua Gov. Dix-Ssept Rosado, 122, Centro), portando carteira de identidade, CPF e comprovante de residência.
Os aposentados que morem em outras cidades também poderão se dirigir a um dos postos de atendimento do Ipern que ficam nas Centrais do Cidadão nos municípios de: Pau dos Ferros, Alexandria, Caraúbas, Assu, Santa Cruz, Macau, Nova Cruz, João Câmara, São José do Mipibu, São Paulo do Potengi, Ceará Mirim e Macaíba.
As dúvidas podem ser esclarecidas através dos telefones: 3232-2902, 3232-2915 e 3232-2930. Ou ainda através do e-mail:
ipernouvidoria@rn.gov.br e do site do IPERN:www.ipe.rn.gov.br

Investigadores encontram memória de uma das caixas-pretas do avião da Air France

Investigadores franceses localizaram neste domingo (1º) o módulo de memória de uma das duas caixas-pretas do voo 447 da Air France, que caiu no Atlântico em 2009, informou o Escritório de Investigações e Análises (BEA, na sigla em francês), que apura as causas do acidente.
A unidade de memória dessa caixa-preta, chamada Flight Data Recorder (gravador de dados do voo ou FDR, na sigla em inglês), contém os parâmetros técnicos do voo, como a altitude, a velocidade e a trajetória do avião.
Essas informações são consideradas essenciais para descobrir as causas do acidente que matou 228 pessoas. O Airbus da Air France, que fazia a rota Rio-Paris, caiu no Atlântico em 31 de maio de 2009.
O módulo de memória da caixa-preta foi encontrado durante a quinta fase de buscas do equipamento, iniciada na última terça-feira (26). Na quarta-feira (27), o BEA havia localizado na primeira operação de mergulho do robô Remora 6000, somente o chassi dessa caixa-preta, sem a unidade que armazena os dados.
Segundo um comunicado do órgão, o módulo de memória da caixa-preta foi localizado às 7h deste domingo. O equipamento foi içado pelo robô Remora 6000 a bordo do Navio Ile de Sein às 13h40.
As buscas continuam para tentar localizar a outra caixa-preta do avião, chamada Voice Data Recorder, que grava as conversas dos pilotos na cabine. Mas a caixa-preta que contém os dados técnicos do voo, já encontrada, é considerada a mais importante nas investigações sobre o acidente.
Os investigadores do BEA não sabem ainda, no entanto, se conseguirão extrair e analisar os dados das caixas-pretas, já que elas ficaram quase dois anos submersas a cerca de 4 quilômetros de profundidade.
Alain Bouillard, chefe das investigações do acidente, havia declarado recentemente que “serão necessários vários dias de preparativos para ler o conteúdo das caixas-pretas e talvez várias semanas, se estiverem danificadas”.
No comunicado, o BEA não se pronunciou sobre o estado de conservação do módulo de memória encontrado neste domingo. Na sexta-feira, o órgão havia informado que “as partes traseira e dianteira do avião estão dispersas e seus elementos misturados” e que, por esse motivo, as buscas levam tempo.
As operações estão sendo realizadas a 3,9 mil metros de profundidade, a cerca de 1,1 mil metros de distância da costa brasileira. A fuselagem do Airbus havia sido localizada no início de abril, a apenas cerca de dez quilômetros ao norte da última posição do avião conhecida nos radares.
A caixa-preta com os dados do voo (e, se for localizada, também a que contém as conversas dos pilotos) serão levadas à França por uma fragata da marinha francesa. O equipamento será analisado na sede do BEA, nos arredores de Paris.

Acidente com carreta da Perdigão deixou um morto na RN-015

O acidente envolvendo uma carreta da Perdigão na noite de ontem na RN-15, em Baraúna, interior do estado, deixou uma jovem de 20 anos morta. Ana Cláudia Rodrigues Dias chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos.
O acidente (já noticiado pelo Blog), aconteceu na noite deste sábado. Contudo, até então, não se tinha notícias de feridos ou mortos. Na manhã deste domingo, o blog o Cãmera, que cobre o dia a dia policial da região oeste do estado, verificou junto a polícia o óbito de Ana Cláudia.
Ainda no acidente, duas pessoas ficaram feridas. Segundo a polícia local, a colisão ocorreu próximo a comunidade de Juremal, no distrito de Baraúna. A carreta dirigida por Diego Dickel de Oliveira, da cidade de Mural RS, carregada com 26 toneladas de laticínio de uma cooperativa de pernambuco, colidiu com uma motocicleta que invadiu a preferencial na Rodovia e tombou no meio da pista.
A motocicleta era conduzida por Francisco Araújo de Lima, que segundo informações colhidas pelo O Câmera, saía de uma festa na localidade de Juremal. Francisco teve fratura de clavícula. Kátia da Silva Lima, passageira da motocicleta, teve escoriações pelo corpo e Ana Claudia, também passageira da motocicleta, morreu.

Mais de 240 mil processos relativos à área de saúde tramitam na Justiça

Problemas no atendimento em hospitais públicos, reclamações contra planos de saúde e falta de acesso a remédios e a procedimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) são problemas conhecidos dos brasileiros. E as reclamações não ficam só no boca a boca. Levantamento recente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) descobriu que há mais de 240 mil processos relativos à área de saúde tramitando em todo o país.
O levantamento começou a ser feito no meio do ano passado e ainda falta computar os dados de três tribunais. Até agora, o estado onde há mais ações é o Rio Grande do Sul: 113 mil. O número é mais que o dobro do segundo colocado, São Paulo, que tem 44.690 ações. O Rio de Janeiro é o terceiro colocado, com 25.234 ações.
“A grande quantidade de processos do Rio Grande do Sul não quer dizer que o estado tem mais problemas que os outros na área de saúde. Outra explicação mais razoável é que os gaúchos acionam mais a Justiça que [os cidadãos] nos outros estados. Lá, há um número grande de inconformismo em relação às decisões da primeira instância e eles discutem questões com afinco e até o fim”, afirma o conselheiro Marcelo Nobre, coordenador do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde, instância que acompanha e monitora os dados relativos a esses processos nos tribunais.
O levantamento do conselho será importante ferramenta na discussão que haverá em junho sobre as políticas públicas na área da saúde e os processos judiciais relativos ao tema. No mês que vem, o fórum promove encontro que terá a participação de representantes do Ministério da Saúde, de juristas, especialistas do setor e operadores de direito. Serão firmadas parcerias com a Advocacia-Geral da União (AGU), secretarias estaduais de saúde e instituições de pesquisa. Espera-se, com as discussões, contribuir para a resolução dos conflitos judiciais que têm nas questões de saúde seu tema principal.
Segundo Nobre, outra proposta é criar um banco de dados para ajudar a subsidiar decisões na área da saúde. “Quando a pessoa afirma que vai morrer se não tiver um remédio, a primeira reação do juiz é liberá-lo. Com o banco de dados, queremos dar informações técnicas sobre a necessidade real do remédio para deixar os juízes mais confortáveis para decidirem”. O banco de dados também deve informar os medicamentos proibidos pelas autoridades brasileiras.
O conselheiro ainda informa que o governo tem se mostrado preocupado em reduzir as demandas judiciais envolvendo a saúde pública. “O Ministério da Saúde e a AGU têm sido grandes parceiros nas questões que temos levantado no fórum”.
* Fonte: Agência Brasil

Presidente Dilma Rousseff está com pneumonia

A presidente Dilma Rousseff está com pneumonia, depois de uma forte gripe contraída esta semana em Brasília, após ter tomado vacina contra a gripe.

Dilma esteve se tratando no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e deverá tomar antibióticos por pelo menos dez dias. Ela chegou a São Paulo no sábado, fez exames, que continuaram neste domingo. Segundo o médico que a atendeu, o cardiologista Roberto Kalil, Dilma tem um início de pneumonia e está repousando desde sexta-feira.

A pneumonia foi constatada pelos médicos da presidência na quinta-feira. Ela passou sexta, sábado e domingo em repouso, tomando antibióticos e fazendo exames em São Paulo. Por medida de segurança, ela permaneceria ainda neste domingo em São Paulo e só retorna a Brasília na segunda-feira cedo, de acordo com Kalil.

D’O Globo

Correios em expansão

A Medida Provisória 532 publicada na última sexta-feira (29) no Diário Oficial da União possibilita aos Correios ampliar sua atuação. Agora a instituição pode oferecer aos consumidores serviços financeiros, além de ingressar nas áreas de telefonia e aviação.

Hoje, a empresa tem o Banco Postal, que oferece os serviços de apenas um banco, por meio de licitação. Após a publicação da medida, os Correios poderão oferecer serviços bancários. Já no setor de telefonia, a empresa pode atuar como operador virtual, o que permite a ela alugar parte da rede de grandes empresas e oferecer linhas aos consumidores.

“Queremos que os Correios sejam uma empresa moderna, com serviços da melhor qualidade. Provavelmente, é a única empresa que atua em todos os municípios do Brasil, então, tem que atender bem”, afirmou o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que explicou ainda que as medidas são para modernizar a empresa.

A empresa também poderá entrar no setor de aviação, segundo a Agência Brasil, podendo participar como sócia minoritária de uma empresa já existente, constituir sus própria empresa ou aumentar o tempo de validade dos contratos com as empresas aéreas.

Ditados populares da era digital

1. A pressa é inimiga da conexão.
2. Amigos, amigos, senhas à parte.
3. A arquivo dado não se olha o formato.
4. Diga-me que chat freqüentas e te direi quem és.
5. Para bom provedor uma senha basta.
6. Não adianta chorar sobre arquivo deletado.
7. Em briga de namorados virtuais não se mete omouse.
8. Hacker que ladra, não morde.
9. Mais vale um arquivo no HD do que dois baixando.
10. Mouse sujo se limpa em casa.
11. Melhor prevenir do que formatar.
12. Quando um não quer, dois não teclam.
13. Quem clica seus males multiplica.
14. Quem com vírus infecta, com vírus será infectado.
15. Quem envia o que quer, recebe o que não quer…
16. Quem não tem banda larga, caça com modem.
17. Quem semeia e-mails, colhe spams.
18. Quem tem dedo vai a Roma.com
19. Vão-se os arquivos, ficam os back-ups.
20. Diga-me que computador tens e direi quem és.

Nova droga é pior que o crack

Ainda desconhecido pela maioria da população, o óxi ou oxidado, uma droga parecida com o crack, só que mais devastadora, já se espalhou por dez Estados do país e recentemente chegou a São Paulo. Assim como o crack, o princípio ativo do óxi é a pasta base da folha de coca. Enquanto o crack é obtido a partir da mistura e queima da pasta base com bicarbonato de sódio e amoníaco, no óxi são utilizados cal virgem e algum combustível, como querosene, gasolina e até álcool de bateria –substâncias que barateiam o custo do entorpecente.

O óxi é inalado ou fumado, assim como o crack, na lata ou no cachimbo. A droga é produzida na Bolívia e no Peru e começou a entrar no Brasil em 2005 pelo interior do Acre. Em pouco tempo, chegou a Rio Branco, onde atualmente há um número elevado de usuários, e se espalhou para outras capitais da região Norte, como Manaus (Amazonas), Belém (Pará), Macapá (Amapá) e Porto Velho (Rondônia).

Nos últimos meses, houve apreensões e registros de usuários em Goiás, Distrito Federal,Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Piauí –onde foram confirmadas 18 mortes só neste ano por conta do uso do óxi. Há rumores da circulação da droga no Mato Grosso, Maranhão e Paraná, embora não haja registros oficiais.

A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), subordinada ao Ministério da Justiça, informou que pesquisadores do órgão registraram a circulação da droga em Santos (SP), mas não forneceu mais detalhes. Na capital, não há registros de usuários de óxi no SUS (Sistema Único de Saúde), segundo a Secretaria de Estado da Saúde. A Secretaria Municipal da Saúde da capital paulista, que faz um trabalho com usuário de drogas na Cracolândia, região central, também afirma não ter encontrado a droga.

Oficialmente, o Denarc (Departamento de Investigações sobre Narcóticos) da Polícia Civil ainda não fez apreensões da droga. Segundo o órgão, no entanto, o óxi já pode ter sido apreendido, mas não foi diferenciado em razão de sua semelhança com o crack. A maior diferença na aparência entre as duas drogas é a cor mais amarelada do óxi, enquanto a pedra do crack é mais clara.

Efeitos e danos ao organismo

A pasta base é feita a partir da trituração da folha de coca, encontrada nos países andinos (Bolívia, Peru, Colômbia e Equador). Para obter a pasta base, utiliza-se ácido sulfúrico e outros componentes tóxicos. No óxi, a pasta base é misturada com combustível e cal virgem, componentes corrosivos e extremamente danosos ao organismo.

A droga inalada chega ao cérebro entre 7 e 9 segundos, apenas, e acelera o metabolismo do usuário, causando sensações de euforia, depressão, medo e paranoia. Diferente da cocaína, os efeitos duram pouco tempo, no máximo 10 minutos. Essas circunstâncias obrigam o drogado a inalar o óxi repetidamente para manter o “barato”, o que aumenta as agressões ao organismo.

De acordo com o psiquiatra Pablo Roig, diretor de uma clínica particular de recuperação de drogados, o que torna o óxi mais letal que o crack é, em primeiro lugar, os componentes adicionais –cal e combustível– e, em segundo, a quantidade do princípio ativo da cocaína, que no óxi é de 60% do composto, um pouco superior ao encontrado no crack.

“São substâncias com alta toxicidade, que causam dificuldades na respiração, fibroses e endurecimento do pulmão. Afetam o sistema cardiorrespiratório e promovem uma vasoconstrição muito intensa. Muitos usuários têm perda de consciência, o que leva a uma parada cardíaca e ao coma”, afirma o médico.

Fonte: Portal Uol

Conheça as regalias que Lady Kate terá como esposa do Príncipe

Conheça as regalias que Lady Kate terá como esposa do Príncipe - Grosby-Group

Ela é oficialmente da realeza, e a partir de agora Catherine Middleton terá regalias e presentes que se encontram no armazém para a nova adorada  pelo povo da Inglaterra. E não são poucas os benefícios que a mulher do Príncipe William terá. Confira!

Acesso a joias da família e ao armário

Kate Middleton poderá obter empréstimos de US$39 milhões da coleção da Rainha Elizabeth e de seus acessórios, sem mencionar um armário dos sonhos. Assim como a mãe do Príncipe William, Diana, a Princesa Kate terá uma cômoda real para todos os seus trajes.

Casas... E muitas delas

Kate Middleton e seu marido receberão um conjunto de apartamentos no St. James Palace para cada vez que visitarem Londres. Isso soma-se ao Palácio de Buckingham e várias casas ao redor da Inglaterra.

Damas de Companhia

Kate tem senhoras a esperando, que farão todos os seus caprichos. A Princesa tem um número de assistentes femininas para ajudá-la em sua vida cotidiana. Essas mulheres podem ser escolhidas por Kate, a Rainha Elizabeth ou por seu marido William. Alguns pensam que Kate poderia ter sua irmã, Pippa Middleton, no topo das Damas de Espera.

Todos os gastos de viagens pagos

Kate e o Príncipe William são muito ativos, e gostam de andar de esqui na Suíça e de outras excursões. Kate terá um secretário para planificar essas viagens oficiais e semi-oficiais para ela.

Tempo Real Completo

Kate Middleton já não é uma empregada no negócio de festas de seus País, pois ser duquesa de Cambrigde é seu trabalho, e ela estará completamente comprometida com seus deveres reais, que incluem as viagens já mencionadas.

Silvia Abravanel: "Ele [Silvio santos] soube usar as pedras para reerguer sua escada"

Silvia Abravanel: \

No último dia 18, dia do seu aniversário, Silvia Abravanel – a filha número 2 de Silvio Santos – participou de uma reunião com a alta cúpula do SBT na qual foi comunicada de que assumiria a direção de núcleo infantil da rede. A notícia foi anunciada pela irmã, Daniela Abravanel Beyrute, diretora artística e de programação da emissora. “Foi o melhor presente que poderia receber. Amo crianças!”, comemora.

Dona de uma personalidade forte, Silvia – que conquistou a confiança do pai após dirigir com pulso firme a estrelinha Maisa Silva, que comanda o Sábado Animado – tem agora carta branca para apostar em novos talentos.

Sua primeira investida, porém, será na conhecida dupla de palhaços Patati Patatá, que estreia nesta segunda-feira (2), das 7h às 9h, à frente do programa Carrossel Animado, que será repaginado. Entre as novidades, o cenário contará com uma plateia de Muppets, que irá contracenar com a dupla.

João Paulo 2º é proclamado beato por Bento 16 em Roma

Às 10h38 da manhã (5h38 de Brasília) o papa Bento 16 proclamou seu antecessor, João Paulo 2º (1920-2005), beato em uma cerimônia vista por mais de um milhão de pessoas na praça de São Pedro, em Roma. A beatificação foi celebrada com aplausos dos presentes e seguida de cantos religiosos.
A cerimônia teve início às 10h (5h de Brasília) deste domingo, na praça de São Pedro. Uma hora de preparação precedeu a missa de beatificação, durante a qual rezou-se a parte Superior da cabeça da Divina Misericórdia, devoção introduzida pela santa Faustina Kowalska, uma religiosa da qual João Paulo 2º se considerava discípulo e que é conhecida como a santa Teresa de Jesus polonesa.
A parte Superior da cabeça é uma reza similar ao Rosário, com o qual se invoca a misericórdia de Deus e se pede o perdão pelos pecados em um ato de confiança à misericórdia de Cristo.
A hora de preparação terminou com uma invocação da Misericórdia de Deus sobre o mundo, com o canto "Iesu ufan tobie" (Jesus, confio em ti).
Em seguida, o papa Bento 16 chegou no papamóvel precedido de uma procissão de várias dezenas de cardeais, e foi ovacionado pela multidão.
Ele celebrou a cerimônia acompanhado pelos cardeais pesentes em Roma, incluindo Mieczslaw Mokrzycki, que foi secretário de João Paulo II.
A comunhão foi distribuída para 800 sacerdotes. Bento 16 utilizou o mesmo cálice usado por João Paulo 2º em seus últimos anos e vestiu uma estola e uma mitra que também pertenceram a seu antecessor.
João Paulo II foi beatificado na festividade da Divina Misericórdia, instituída por ele mesmo para honrar o culto impulsionado por santa Faustina.
A Cappela Musical Pontifícia, o Coro da Diocese de Roma e a Orquestra do Conservatório de Santa Cecília, de Roma, cantaram na cerimônia, com um total de 710 pessoas, entre coristas, organistas e orquestra.

Falta de água atinge mais de 100 mil pessoas em todo o estado

A pesar de ter passado por um procedimento cirúrgico há apenas sete meses para implantação de duas válvulas no coração afetado por uma febre reumática, a funcionária pública Mônica Firme de Carvalho, 28 anos, não pode ter o repouso que deveria devido à falta de água que acomete a comunidade Jucuri, em Lagoa de Velhos, cidade distante cerca de 90 quilômetros de Natal.
A deficiência no abastecimento do bem natural mais precioso para qualquer ser humano - especialmente para os nordestinos que enfrentam meses de estiagem -, se contrapõe ao verde exuberante das lavouras de milho e feijão, grãos bastante cultivados pelos agricultores no interior do Rio Grande do Norte no período chuvoso. Mesmo parecendo antagônico, é isso que ocorre em diversos municípios do estado: períodos de chuva e milhares de pessoas dependendo de carros-pipas para ter acesso à água.
Embora o RN esteja registrando em 2011 índices de intensidade pluviométrica satisfatórios, já que dezenas de reservatórios sangraram e outros se aproximam de sua capacidade máxima, mais de 100 mil pessoas dependem da Operação Pipa para ter acesso à água de boa qualidade. Somente no mês de março foram beneficiadas com a operação 113.851 pessoas, em 68 municípios do estado.
Mesmo beneficiando milhares de pessoas, a Operação Pipa foi suspensa no início de abril devido à falta de recursos. Portanto, a situação pode se complicar ainda mais para essa parcela da população norte-rio-grandense que depende dos carros-pipas. O coronel Francisco de Assis Xavier Reis, assessor parlamentar do Comando da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, informou que esse tipo de paralisação é comum, especialmente em período de chuva. "O Exército só contrata os 'pipeiros' quando os recursos são liberados. Enquanto isso não acontece, a operação é suspensa", afirma.
Realizada numa parceria dos ministérios da Defesa e Integração Nacional, a Operação Pipa é executada pelo Exército. Para ser atendido pelos carros-pipas, os gestores dos municípios devem decretar estado de emergência - comprovando a deficiência de água ou perda de safra - e encaminhar documentação ao Ministério da Integração Nacional. Após a constatação da necessidade, o ministério autoriza o Exército a executar a operação. Uma equipe militar faz o levantamento dos recursos necessários e envia ao Ministério da Integração, para que as verbas sejam liberadas e os "pipeiros" - como são conhecidos os proprietários dos carros-pipas - contratados.
Mônica Firme de Carvalho, aquela que passou por uma cirurgia há sete meses, conta com a ajuda do filho Wesley Firme de Carvalho Gomes, 13 anos, para conseguir lavar a roupa dos quatro membros da família agachada na calçada de sua casa. "Ele me ajuda muito carregando água e também lavando algumas peças de roupa quando é necessário", conta. A funcionária conta que desde cedo ensinou aos filhos a importância de economizar água.
A situação da família de Mônica poderia ser amenizada se a adutora Monsenhor Expedito - que tem 339 quilômetros de extensão, atende 23cidades e 53 comunidades das regiões Agreste, Trairi e Potengi - funcionasse bem. Entretanto, o mais comum na comunidade Jucuri é faltar d´água. Por isso, a necessidade dos carros-pipas. A funcionária pública garantiu que ficou três meses sem água da adutora e que o problema é corriqueiro. "O anormal aqui é ter água vinda dessa adutora. Contamos mesmo com a água do carro-pipa para beber e cozinhar", diz.
Embora tenha apenas 21 anos, o agricultor Edmilson Barros da Silva diz que desde criança convive com a ausência de água na cisterna de sua casa, mas a família não está inclusa na Operação Pipa porque a tubulação da adutora Monsenhor Expedito passa próximo à residência. Mesmo no período de chuva, ele afirma que é necessário abastecer a casa com água da Estação de Bombeamento 12 da Adutora Monsenhor Expedito. "Ainda bem que podemos abastecer nossos reservatórios dessa estação porque a falta de água aqui é constante", declara o agricultor que afirma levar água para dividir com alguns vizinhos.

Veja como fazer um pavê com biscoito inspirado no casamento de Willian e Kate

Um dos bolos de casamento da recepção do príncipe Willian e de Kate Middleton foi feito com biscoitos de chocolate. O primogênito de Lady Di fez questão de ter na festa o seu bolo preferido desde criança, que além de ser levado ao forno, depois de finalizado, vai direto para o freezer.
O outro, escolhido pela noiva, terá frutas e nozes. Para quem gosta de todos esses ingredientes e quer oferecer uma deliciosa sobremesa aos amigos e familiares, o Portal Nominuto trouxe esta receita especial.
O pavê de nozes com biscoito, além de nutritivo, pois o chocolate e as nozes têm substâncias benéficas à saúde, apresenta um sabor único. Vamos aos ingredientes.

Pavê de Nozes

Ingredientes
Creme Inglês com Nozes:


½ litro de leite
5 gemas
150g de açúcar
1 colher (sopa) de maisena
2 gotas de essência de baunilha
400g de nozes, moídas

Calda Caramelada:

1 xícara (chá) de açúcar
1 ½ xícara (chá) de leite
Para a montagem:
½ pacote de Biscoito Maizena (400g)
1 xícara (chá) de licor de chocolate
1 pacote de Biscoito Recheado de Chocolate (140g)
nozes picadas para decorar
Modo de preparo:
- Comece preparando o creme inglês com nozes;
- Ferva o leite e deixe amornar;
- Passe as gemas pela peneira e leve-as à batedeira com o açúcar e bata até ficarem esbranquiçadas;
- Junte o leite aos poucos, acrescente a maisena e leve ao fogo baixo mexendo sempre até engrossar;
- Retire do fogo, acrescente a essência de baunilha, as nozes moídas e mexa delicadamente;
- Deixe esfriar.
Prepare a calda:
- Numa panela pequena, derreta o açúcar até o ponto de caramelo;
- Acrescente o leite e ½ xícara (chá) de água e mexa até dissolver todo o caramelo formado;
- Retire do fogo e reserve.
- Leve ao processador o Biscoito Recheado de Chocolate e bata até obter uma farofa, reserve.
- Monte o pavê de nozes num refratário médio da seguinte maneira: biscoito Maizena umedecidos no licor de chocolate, creme inglês com nozes, calda caramelada, biscoito Maizena umedecidos no licor de chocolate, creme inglês com nozes, calda caramelada, finalize com a farofa de Biscoito Recheado de Chocolate e decore com nozes picadas. Leve à geladeira por 2 horas antes de servir.
Rendimento: 8 a 10 porções

Estudo mostra alto índice de terremotos no Mato Grosso

Mato Grosso corre o risco de enfrentar um tremor de terra de intensidade suficiente para causar grandes estragos em cidades da região norte do Estado. É o que alerta o chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), Lucas Vieira Barros, especialista no estudo de tremores no Brasil. Na região da cidade de Porto dos Gaúchos, a 644 km de Cuiabá, há uma falha geológica onde abalos sísmicos vêm ocorrendo com frequência nos últimos anos. Apenas no ano passado, dos 42 tremores de terra registrados no Brasil, 20 foram em Mato Grosso. Todos naquela região.

Apenas no ano passado, dos 42 tremores de terra registrados no Brasil, 20 foram em Mato Grosso. Todos na região do Porto dos GaúchosApenas no ano passado, dos 42 tremores de terra registrados no Brasil, 20 foram em Mato Grosso. Todos na região do Porto dos Gaúchos

Lucas Vieira Barros é doutor em sismologia e a tese de doutorado dele foi justamente sobre a zona sísmica em Porto dos Gaúchos, que registrou o maior terremoto já observado na história do Brasil. No dia 31 de janeiro de 1955, um abalo de magnitude 6,2 foi registrado na região de Porto dos Gaúchos. E, desde 1959, explica Lucas Barros, em uma área 100 quilômetros a nordeste da Serra do Tombador vem sendo observada uma sismicidade recorrente.
“Tanto a Serra do Tombador quanto Porto dos Gaúchos estão localizados na Bacia Fanerozóica dos Parecis. Dois sismos de magnitude 5 ocorreram em Porto dos Gaúchos, em 1998 e 2005, com intensidades 6 e 5, respectivamente”, observa Barros. Ele explica que esses dois tremores principais foram seguidos de sequências de abalos menores, que duraram mais de quatro anos cada. Esses tremores foram estudados por meio de equipamentos instalados pelo Observatório Sismológico naquela região.
O doutor em sismologia afirma que a região no norte de Mato Grosso é propícia à ocorrência de novos tremores devido à falha geológica ali existente. Segundo ele, novos abalos sísmicos podem ocorrer a qualquer momento e assustar moradores das cidades próximas. “Em 2000 teve um sismo; em 2008, teve outro e a terra nunca mais parou de tremer. Discuto a questão dos efeitos de possíveis terremotos de magnitude 6,2 a 6,5 em Porto dos Gaúchos”, disse Lucas Barros.
O especialista avisa que não há motivos para a população temer, mas que é necessário estar em alerta. “Não precisamos alarmar as pessoas que moram em Mato Grosso, mas não temos o direito de esconder informação”. Um abalo de magnitude 6,2 a 6,5 poderia ser sentido com intensidade em grandes cidades da região norte, como Sorriso e Sinop.
Com a comprovação da grande frequência de abalos no norte de Mato Grosso, o Observatório Sismológico da UnB instalou uma estação sismológica em Porto dos Gaúchos. No entanto, o equipamento - que custou cerca de R$ 80 mil quando instalado, em 2005 - está desativado. Lucas Barros não sabe o motivo preciso da interrupção de funcionamento da estação. Uma equipe da UnB deve vir a Mato Grosso em maio para verificar o problema e reativar a estação.
O chefe do Observatório pretende entrar em contato com a Defesa Civil estadual para fazer uma parceria com o governo do Estado na tentativa de contratar uma pessoa para dar manutenção na estação mato-grossense. Ele avalia que a estação pode estar funcionando parcialmente, coletando os dados dos abalos sísmicos, mas com algum problema.

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 28 milhões na quarta


Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 1.279 da Mega-Sena, sorteado na noite deste sábado, em Ribeirão das Neves (MG). Agora, o prêmio acumulado pode pagar R$ 28 milhões na próxima quarta-feira (4).

Confira os número sorteados:  08 – 14 – 29 – 35 – 36 – 40.

Segundo a Caixa Econômica Federal, 98 bilhetes acertaram a quina e devem levar R$ 19.541,91 cada um. Outras 5.880 apostas levaram a quadra e terão direito a R$ 465,28 cada.

Quem quiser tentar a sorte tem até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio para fazer suas apostas. A aposta mínima de seis números custa R$ 2.

Miséria ainda existe no Brasil

No Brasil retratado em 2010 pelo IBGE, a maioria da população (60,7%) vivia em domicílios com renda familiar per capita de menos de um salário mínimo (no valor de R$ 510 na época), apesar de em dez anos ter diminuído o número de famílias nos extratos mais baixos de rendimento.

No ano passado, praticamente uma em cada sete residências tinha renda domiciliar per capita de até 1/4 de salário mínimo; uma em cada três, de meio a um salário; e mais de uma em duas tinha rendimento por pessoa de até um salário mínimo – em todos esses grupos sociais, porém, esses números significaram melhoria em relação à década anterior.

O aumento do salário mínimo na década – reajuste de 237,7% para uma inflação de 89% (pelo IPCA) – e os programas sociais são apontados como causas da melhoria de renda dos mais pobres ocorrida no período. Segundo o presidente do IBGE, Eduardo Nunes os dados apontam para uma redução da desigualdade de renda. “O contingente brasileiro que em 2000 ganhava renda inferior a meio salário mínimo hoje é muito menor”, disse. Ele destacou que a melhora se deve também à expansão da economia brasileira na última década, com a criação de mais de 10 milhões de postos de trabalho.

Dia do Trabalho

Nesse dia o mundo deveria dar mais valor
A você que cedo levanta trabalhador
Você! Que muitas vezes trabalha sem comida
Você! Que trabalha toda uma vida
Mas nesse dia do Trabalhador
continua sem valor!
É quem constrói a Nação
Mas é quem menos tem a receber
É quem dá tudo de si em troca de nada
Trabalhador que planta tem que colher
Mas trabalhador é classe, e esta é abandonada;
Neste seu dia, comemora-se no mundo inteiro.
Mas o mundo não conhece quem trabalha,
Quem passa uma vida fazendo tudo direito!
Mas esse é trabalhador verdadeiro,
Aquele que tudo faz calado, não espalha;
Ah! Trabalhador! Sem casa, sem comida sem saúde!
Trabalhador desempregado, desnutrido amiúde
Vai trabalhar, que canta, que ri e que chora
Vai comemorar o que nessa hora?
De globalização, de guerra, de desemprego;
Trabalhar onde? Foge da seca e no desapego
Até da família esquece, vai longe trabalhar
Na esperança de um dia tudo melhorar...

Calendário da mobilização da greve dos professores

O SINTE anunciou a primeira greve do Governo Rosalba. A suspensão das atividades nas escolas da rede já iniciaram e não há previsão para fim. A decisão foi tomada em assembleia geral realizada nessa quinta-feira (29), que teve a participação de mais de mil trabalhadores.

O principal fator que estimulou a deliberação foi a revisão do Plano de Carreira do Magistério; o pagamento do Plano aos demais servidores, que já foram enquadrados; o cumprimento da Lei que estabelece o Piso Nacional dos educadores e o pagamento de direitos em atraso.

O Estado pediu 120 dias para regularizar toda a situação financeira, mas a direção sindical não aceitou a proposta.

Onte foi divulgado o calendário da mobilização:

29/04 (Sexta-feira) – Retorno dos professores às escolas, nos três turnos, para comunicar a comunidade escolar sobre a deflagração da Greve.

02/05 (Segunda-feira) - Acampamento em frente à Governadoria a partir das 9h. A atividade será apenas no turno Matutino

03/05 (Terça-feira) - Acampamento o dia todo na Praça Tomás de Araújo, em frente a Assembleia Legislativa

04/05 (Quarta-feira) - Caminhada no Bairro de Felipe Camarão com concentração às 15h em frente a Escola Estadual Maria Queiroz.

05 e 06/05 (Quinta e Sexta-feira) – A diretoria do Sinte fará o mapeamento do movimento no interior e na capital.

09/05 (Segunda-feira) – Plenária de organização da greve, às 9h, na Escola Estadual Winston Churchill. Toda a categoria deve estar presente.

Nunca desista dos seus sonhos

As atitudes movem as pessoas por qualquer caminho.
Nunca devemos desistir, mas sim lutarmos diariamente por tudo aquilo que mais queremos e acreditamos.

Veja o exemplo de quem venceu: o presidente norte-americano Barack Obama.
Na seqüência de fotos o leitor pode acompanhar a trajetória do filho de um homem negro do Quênia e de uma mulher branca americana, nascido no Havaí.

Ao lado de familiares na savana do Quênia(imagem 1), o jovem estudante viria depois se formar em Direito na tradicional Universidade Harvard e trabalhou como professor e defensor dos direitos civis em Chicago antes de ser eleito senador por Illinois, em 2004.
O desconhecido Obama visitando a tia(imagem 2) hoje ocupa a sala mais poderosa do mundo (imagem 3).

 

Blogger news

Blogroll

About