Pages

Ads 468x60px

quarta-feira, maio 04, 2011

Trecho da BR-101 foi interditado mais uma vez

O mesmo trecho da BR-101 que desabou em janeiro deste ano foi interditado na tarde desta quarta-feira (4). A faixa direita da via, no sentido Parnamirim-Natal, ficou com o tráfego obstruído devido às fortes chuvas enquanto o Exército colocava lonas para conter possível desabamento do trecho sobre o rio Pitimbu. O trânsito no local já foi liberado.

Exército trabalha para conter possível desabamento na BR-101Exército trabalha para conter possível desabamento na BR-101

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, foi o Batalhão de Engenharia do Exército que fez a interdição por serem eles os responsáveis pela obra na BR-101. Apesar de não ter havido desabamento, o bloqueio no fluxo de veículos foi realizado por precaução.
O comandante do Batalhão de Engenharia do Exército, Cel. Villaça, informou que o Exército vai permanecer dia e noite de prontidão no local até que as obras das marginais sejam retomadas, em agosto, após o período de chuvas.

Filhos de Lula não devolvem os passaportes

O Ministério Público Federal deve recorrer à Justiça para obrigar parentes do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a devolver passaportes diplomáticos concedidos nos últimos dias do governo do petista.

Em ofício encaminhado ao Ministério Público, o Itamaraty informou que os passaportes concedidos a 4 filhos e 3 netos de Lula não foram devolvidos nem recolhidos. Recentemente, procuradores tinham anunciado que se os documentos não fossem devolvidos uma ação poderia ser encaminhada à Justiça.

Há cerca de um mês, procuradores analisaram o caso e concluíram que a concessão dos passaportes foi irregular. Há vários benefícios para quem tem passaporte diplomático. Entre eles, tratamento menos rígido na imigração e dispensa de visto em alguns países. O Ministério Público concedeu um prazo até esta terça-feira, 3, para que os documentos fossem devolvidos.

Num primeiro momento, ao ser questionado sobre a concessão dos passaportes, o Itamaraty disse que a emissão dos documentos atendia a interesses do País. Com isso, foi criado um problema político porque o governo da presidente Dilma Rousseff, que é aliada de Lula, não tem como voltar atrás.

Fonte: Estadão

Liberdade de Expressão em debate…


A liberdade de imprensa no país foi debatida ontem (3), Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, em audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado. Durante a audiência, a Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj)informou que 11 jornalistas foram mortos no Brasil entre os anos de 2005 e 2009.

A entidade também destacou o fato da maioria das agressões físicas e verbais, ameaças, censuras, processos e ações visando a impedir o trabalho dos profissionais ser cometida por agentes do Estado ou por pessoas por eles contratadas. Representantes da categoria ressaltaram ainda que a falta de normas e de leis que protejam os jornalistas da interferência do poder econômico e político também é uma ameaça à liberdade de imprensa.

“Há ameaças de vários grupos, como o crime organizado, as oligarquias regionais e até autoridades policiais, mas o maior problema para o exercício do jornalismo é a ausência de uma regulamentação que impeça que a atividade seja submetida apenas aos interesses privados das empresas, o que retira do jornalista a independência que precisa para trabalhar”, disse à Agência Brasil o presidente da Fenaj, Celso Augusto Schroder, após a audiência pública. O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, Lincoln Macário, também defende a criação de mecanismos legais que protejam os jornalistas de eventuais cerceamentos cometidos pelas próprias chefias na redação.

“Infelizmente, nós, jornalistas, e os grupos de imprensa cobramos que haja muita transparência, democracia e justiça nas demais instituições. Mas, dentro das redações, o que observamos é a falta de transparência, de critérios e de regras claras que garantam o desempenho da função”, afirmou Macário, adiantando que o sindicato prepara uma campanha contra o assédio moral nas redações, criticando o que classificou como “precarização” trabalhista.

“A imprensa não é um negócio como outro qualquer. A liberdade de imprensa decorre de um pacto com a sociedade que concede aos jornalistas algumas prerrogativas em troca de informação de qualidade. Portanto, qualquer forma de ataque ou limite é um ataque à sociedade. Infelizmente, a liberdade de expressão vem sendo agredida de várias formas”, concluiu Macário. Para o presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, José Augusto de Oliveira Camargo, crimes cometidos contra jornalistas têm o objetivo de impedir que uma informação seja divulgada, sendo, portanto, um crime contra a sociedade”, disse Camargo que assinalou ainda que os problemas da imprensa não se resumem à questão da violência. “A censura é muito mais presente e faz muito mais vítimas.

Seja por meio de medidas judiciais, seja por pressão econômica ou política. Pressão que pode ser externa ou interna, resultado de compromissos políticos ou empresariais que uma determinada empresa de comunicação tenha [com outros grupos]”. Procurada pela reportagem da Agência Brasil, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) não quis se manifestar sobre o assunto, apesar de um representante da entidade ter participado audiência no Senado.

Parlamento Mirim: Márcia diz que nove escolas foram sorteadas

_MG_1503

A deputada Márcia Maia (PSB) informou que a Assembleia selecionou nesta quarta-feira, 04, nove escolas para participar da próxima edição do projeto Parlamento Mirim, criado em 2009 pela AL, sob iniciativa da parlamentar. Ela disse ainda que este ano o projeto vai ganhar uma edição ampliada.

Das nove escolas, que foram selecionadas através de sorteio, três são instituições privadas e seis da rede estadual de ensino. Na primeira edição, apenas seis participaram. As escolas sorteadas são as estaduais Jean Mermoz (Bom Pastor), Regulo Tinoco (Lagoa Nova), José Vieira (Golandim), Luiz Antonio (Candelária), Ferreira Itajubá (Neopolis) e Anísio Teixeira (Petrópolis) e as privadas, Salesiano, Contemporâneo e Instituto Reis Magos.

Segundo a deputada, o próximo passo é uma visita às escolas para apresentar o projeto aos alunos que, nos próximos meses, poderão formar as chapas e disputar as eleições, de modo semelhante ao pleito disputado para o cargo de deputado estadual.

Fonte: Assessoria de Comunicação AL/RN

Governadora consegue recursos para obra de dragagem do Rio Pataxó

O Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, garantiu à governadora Rosalba Ciarlini liberação de recursos para realizar as obras de dragagem do Rio Pataxó para contenção das cheias no Vale do Açu. A reunião aconteceu no início da tarde desta quarta-feira (4), no Ministério da Integração Nacional, em Brasília, e contou com a presença de toda bancada do Rio Grande do Norte e do Ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho.

A governadora Rosalba Ciarlini embarcou na tarde dessa terça-feira (03) para Brasília, onde desde a manhã desta quarta-feira participa de audiências em vários Ministérios. Na quinta-feira (05), a agenda de compromissos da governadora começa às 9h30, quando ela se reúne com o presidente da Associação de Criadores de Camarão, Itamar Rocha, no Escritório de Representação do RN na capital federal. À tarde, por volta das 15h, Rosalba segue para o Ministério do Meio Ambiente, onde terá audiência com a ministra Izabella Teixeira.

Fonte: ASSECOM/RN

Deputados querem negociar fim da greve dos professores

A greve dos professores da rede estadual, iniciada ontem (3) foi o tema predominante na sessão plenária desta quarta-feira, 4. Todos os deputados que se pronunciaram manifestaram preocupação com a interrupção das aulas e se propuseram a intermediar as negociações entre o governo e o sindicato, a fim de se chegar a um consenso para a retomada do ano letivo.

O deputado Fernando Mineiro (PT) sugeriu uma reunião para a próxima terça-feira, 10. Ele disse que a Assembleia, a exemplo de outros momentos de disputa e embate entre as categorias e o governo, quando exerceu seu papel de mediadora do processo, deveria mais uma vez instalar uma mesa de negociação salarial.

Mineiro também cobrou do governo esclarecimentos sobre os repasses do governo federal para a educação, como o Fundeb e outros percentuais decorridos da obrigatoriedade na execução.

_MG_8551

Hermano Morais (PMDB) e Márcia Maia (PSB) ratificaram a necessidade dos parlamentares participarem desta discussão entre a categoria e o governo. Hermano, inclusive, propôs uma audiência pública para que o tema seja discutido, na próxima terça-feira, 10.

_MG_8503

O deputado Fábio Dantas (PHS), que está solicitando a construção de uma escola para o município de Alexandria. Ele disse que espera que além da aprovação do requerimento, a educação seja discutida como ponto fundamental no desenvolvimento do RN. Fábio disse que Alexandria precisa ter condições oportunas de educação para todos os seus munícipes.

Fonte: Assessoria de Comunicação da AL/RN

Ronaldo interpretará bandido em longa de Márcio Garcia

Ronaldo interpretará bandido em longa de Márcio Garcia - Ag.News

Após abandonar os campos, Ronaldo estreia como ator. O ex-jogador fechou contrato para interpretar o bandido Kevin no filmeOpen Road, que leva a assinatura de Márcio Garcia e do produtor americano Uri Singer. A notícia foi anunciada no microblog do diretor na noite de ontem(3).

"É isso mesmo, meus queridos! O Fenômeno estreia em Hollywood’, escreveu Garcia.

Segundo Garcia, Ronaldo já recebeu o roteiro e irá embarcar em junho para Los Angeles, onde deve contracenar com osastros Andy Garcia e Juliette Lewis, que farão os personagens Chuck e Jill..

Open Road  é o segundo longa-metragem dirigido por Márcio Garcia, que fez sua estreia assinado  Amor por Acaso (Bed and Breakfast) protagonizado por Juliana Paes e Dean Cain.

Chuvas provocam rompimento na Adutora Monsenhor Expedito

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) monitora a situação da Adutora Monsenhor Expedito no trecho entre os municípios de Santa Cruz e São Bento do Trairí, onde ocorreu o rompimento da tubulação do sistema às 14h do último sábado (30). Ainda não foi possível iniciar os serviços de reparos porque o nível do rio Inharé na região de Santa Cruz está acima do normal e para se ter ideia da dificuldade da operação, no momento os tubos estão submersos, três metros abaixo da superfície do rio.
Segundo Dídimo Oliveira Dantas, chefe da Unidade de Operação e Manutenção da Regional Litoral Sul da Caern, tão logo o nível do rio retorne ao normal será avaliada a dimensão do problema técnico e o tipo de recuperação a ser feita. A construtora Nova Dimensão já foi contratada pela Companhia para realizar a recuperação do trecho. Com o rompimento, foi interrompido o abastecimento das cidades de Jaçanã, Campo Redondo, Coronel Ezequiel e São Bento do Trairí.

Ricky Martin oferece apoio financeiro para ex-Menudo Robby

Ricky Martin oferece apoio financeiro para ex-Menudo Robby - Grosby-Group

Ricky Martin está muito preocupado com seu amigo Robby Draco Rosa, desde que o ex-Menudo anunciou que sofre de câncer na região do abdômen, perto do fígado.

O cantor não quer que seu companheiro de música e compositor dos temas mais importantes de sua carreira passe por qualquer apuro, por isso, segundo o jornal porto-riquenho Nuevo Día, Ricky ofereceu não somente sua ajuda emocional, como financeira.

Martin foi um dos primeiros a ficar sabendo da doença do ex-Menudo Robby e, por isso, imediamente se colocou à  disposição.

Uma fonte comentou que os dois conversam frequentemente:

"Eles se enviam mensagens de texto, conversam pelo telefone... Ricky quer que ele se sinta bem, e que saiba que está do seu lado nessa luta", revelou o informante.

Lourdes Leon é clicada ao sair da escola toda descolada

Lourdes Leon é clicada ao sair da escola toda descolada - Grosby Group

Madonna chamou atenção ao desfilar pelo tapete vermelho do Costume Institute Gala, no Metropolitan Museum de Nova York na segunda-feira (2), com um vestido de cetim azul acinzentado, assinado por sua amiga pessoal, a estilista Stella McCartney.

Embora tenha dito que se sentiu gorda com a peça, a pop star estava deslumbrante como sempre aos olhos dos admiradores.

Sua filha Lourdes Leon, que foi clicada saindo da escola, na terça-feira (3), mostrou que tem o mesmo senso fashion da mãe.

De leggings, coturnos, tops sobrepostos, e jaqueta com bordados nos bolsos, Lourdes mostra que, ao mesmo tempo que se inspira no estilo de sua mãe dos anos 1980, faz escolhas próprias, obtendo um resultado incrível.

Policiais Civis do RN realizam assembléia geral nesta quinta-feira e podem entrar em greve

Mais uma categoria de servidor público estadual pode decretar greve. Trata-se dos policiais civis do RN.

A categoria realiza assembleia geral extraordinária nesta quinta-feira(5), às 16h, no auditório do Sinpol, situado à Av. Rio Branco, 825 – Cidade Alta.

Segundo a direção do Sinpol, a convocação da categoria acontece em função de descumprimento, pelo Governo do Estado, da implantação do enquadramento nos níveis para as carreiras de Agentes e Escrivães da Polícia Civil, conforme a Lei 417/2010, que deveria ter sido implantada em abril deste ano.

Reivindicações

A Direção do Sinpol ressalta que o clima entre os policiais civis é de grande indignação, haja vista o enquadramento nos níveis funcionais, bem como a nova tabela salarial, que passará a vigorar em maio/2011.

O Sinpol observa que os seguintes pontos, ainda pendentes, constituem a pauta de reivindicação da categoria:

• Retirada total dos presos das delegacias (capital e interior);

• Substituição das “quentinhas” pelo vale-refeição;

• Serviço de limpeza para as delegacias;

• Regulamentação do livre acesso dos policiais civis aos locais sujeitos a fiscalização da polícia; e

• Nomeação dos aprovados no último concurso (2009).

STF investiga deputado por dois assassinatos

De volta à Câmara 20 anos após ter concluído seu último mandato na Casa, o deputado Júlio Campos (DEM-MT) virou destaque nacional ao se referir ao ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), como “aquele moreno escuro”. Três semanas após aquela declaração, Júlio Campos passou à condição de único congressista brasileiro a responder atualmente pelo crime de homicídio qualificado na mais alta corte do país.

Tramita desde o último dia 15 no Supremo Tribunal Federal um inquérito (Inq 3162) que apura o envolvimento do deputado em dois assassinatos ocorridos em 2004. Segundo as investigações, o empresário Antônio Ribeiro Filho e o geólogo húngaro Nicolau Ladislau Ervin Haraly foram assassinados em São Paulo por causa de uma disputa por terras em Mato Grosso. O caso é relatado pelo ministro Marco Aurélio Mello.

Júlio Campos nega qualquer envolvimento com os crimes. “Ninguém que me conhece acredita nessa possível hipótese. Jamais cometeria um troço desses”, rechaça o ex-governador, ex-senador e ex-conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso, de volta à Câmara com 72.560 votos.

De acordo com a investigação, Júlio Campos é suspeito de ser o mandante dos crimes para se apropriar de terras com pedras preciosas. O processo se arrasta há mais de seis anos na Justiça. Subiu agora para o Supremo porque, como parlamentar, Júlio Campos só pode ser julgado pela Suprema Corte.

Brasília: José Agripino recebe em seu gabinete Rosalba Ciarlini, Ricardo Motta, Paulo Davim e Felipe Maia

Agripino recebeu em seu gabinete Ricardo Motta, Paulo Davin, Felipe Maia e Geórgia Nery

Quem também esteve no gabinete de Agripino foi a governadora Rosalba Ciarlini

O gabinete do senador José Agripino Maia, em Brasília, foi palco de encontro envolvendo a governadora Rosalba Ciarlini, o senador Paulo Davim, o presidente da Assembléia Legislativa Ricardo Motta, o ex-deputado Carlos Augusto Rosado e o deputado federal Felipe Maia.

Encontro aconteceu no final da tarde de ontem(3) e foi regado a conversas políticas e castanha de caju, presente doado ao senador do DEM por uma potiguar de passagem por Brasília.

Ricardo Motta estava acompanhado da jornalista Geórgia Nery, diretora da TV Assembléia. Geórgia fez um relato do encontro com o ministro das Comunicações Paulo Bernardo.

Juiz ouviu testemunhas de defesa e acusação do caso F.Gomes

Políciais conduzem suspeitos do assassinato do Radialista F. Gomes para o depoimento, ocorrido ontem, no município de Caicó

Políciais conduzem suspeitos do assassinato do Radialista F. Gomes para o depoimento, ocorrido ontem, no município de Caicó

Ontem, o juiz Luiz Cândido Villaça iniciou a audiência de instrução e julgamento. A sessão, marcada para às 9h, foi iniciada com uma hora e 12 minutos de atraso. No período da manhã, depuseram ao juiz parentes de F. Gomes e o delegado Márcio Delgado Varandas.

A viúva de F. Gomes, Maria Eliene de Queiroz Gomes; o cunado dele, Ronaldo Santiago da Silva; e os irmãos Jucileide Medeiros Gomes e Ilmo Medeiros Gomes de falaram na condição de declarantes. Já Márcio Delgado, que comandou as investigações sobre a morte do radialista, foi arrolada como testemunha.

À tarde, os depoimentos foram retomados com o soldado PM Joaci de Medeiros Lopes. Foi ele quem, minutos após a morte de F. Gomes, flagrou Dão fugindo do local do crime. Graças a ele é que a polícia conseguiu chegar ao autor do assassinato, que acabou confessando a autoria menos de 24 horas após matar F. Gomes.

Além dele, depuseram: Anna Santana Medeiros de Oliveira (mulher de Dão), Francisco de Assis dos Santos (moto-taxista), Francisco Elias Neto, Sidney Silva (radialista), Irapuan Monteiro Saldanha (amigo de Dão), Luana Karine Gomes de Lima, Genildo Candido de Souza, Arginaldo Gomes de Almeida (moto-taxista), Luiz da Anunciação Lopes (pai de Lailson Lopes), Gilson Neudo Soares do Amaral (pastor evangélico, sócio de Lailson), George David Leao (delegado de Polícia Civil) e Alexsandro Santos (sargento da PM).

Por volta das 18h30, o juiz Luiz Cândido encerrou a sessão e marcou a retomada dela para o próximo dia 11. “Neste dia, vamos colher o depoimento de mais duas testemunhas e ainda fazer os interrogatórios dos dois réus”, falou o magistrado.

As duas testemunhas que serão ouvidas são o atual delegado-geral de Polícia Civil (Degepol), Ronaldo Gomes de Moraes, e o assaltante e traficante Valdir Souza do Nascimento, que seria ouvido por carta-precatória, mas será mesmo trazido da penitenciária de Alcaçuz, onde está preso, para a audiência em Caicó.

A expectativa para o dia 11 fica mesmo para os interrogatórios. Na manhã de ontem, o advogado Rivaldo Dantas disse que Dão mantém a versão de ter agido sozinho no crime. Já a advogada Maria da Penha, reafirmou que o cliente dela, Lailson Lopes, é inocente.

Delegado aponta novos possíveis envolvidos

O delegado Márcio delgado teria apontado novos possíveis envolvidos no crime, não como executor mais como pessoa que sabia e acobertou o delito. Sobre esse ponto houve uma discussão entre os advogados Maria da Penha e Rivaldo Dantas que se mostrou irritado com a advogada.

O advogado Rivaldo Dantas, que defende o assassino-confesso do radialista F. Gomes, pode ter envolvimento com o crime. A hipótese foi levantada em um relatório elaborado pelo delegado Márcio Delgado Varandas e encaminhado à Justiça em 23 de março passado. De acordo com um documento,Rivaldo Dantas teria participado do “esquema de acobertamento do delito”.

Emparn prevê chuvas para todo o Estado até domingo

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) prevê chuva em todas as regiões do estado, pelo menos, até o próximo domingo. As maiores precipitações devem ocorrer nas regiões Seridó e Alto Oeste. A ocorrência dessas chuvas deve proporcionar um tempo úmido e parcialmente nublado.

A situação pode se complicar ainda mais para Ipanguaçu e municípios localizados no Vale do Açu. Devido estar em uma bacia, a região está mais sujeita a receber água da sangria da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves e do estado vizinho da Paraíba.

De acordo com o metereologista Gilmar Bistrot, a previsão para os meses de maio e junho está acima do normal em todas as regiões do estado, especialmente na região litoral. Em junho, os natalenses podem enfrentar fortes chuvas, acima do normal. Ou seja, devem ocorrer mais de 10 momentos de chuvas intensas, já que o normal para o RN nessa época do ano, segundo Bistrot, é a ocorrência de cinco a 10 chuvas desse tipo, inclusive com alagamentos nos pontos mais críticos da capital potiguar.

Ampliação do sinal da TVAL e FM´s ocorrem até dezembro

reuniao_paulobernardo

As perspectivas são de que até dezembro o Ministério das Comunicações libere a concessão do canal aberto da TV Assembleia para Mossoró e das FM´s Assembleia para Natal e Mossoró. Na última terça-feira, uma comitiva do Rio Grande do Norte foi recebida pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e pelo secretário executivo César Alvarez.

Participaram da audiência o presidente do legislativo potiguar, deputado Ricardo Motta, os deputados estaduais Fernando Mineiro e Larissa Rosado e os federais Henrique Alves, Fátima Bezerra, Fábio Faria e Sandra Rosado, além da diretora da TVAL, Geórgia Nery, e do secretário geral da Fundação Djalma Marinho.

reuniao_paulobernardo2

Uma sinalização de que há todo o interesse em agilizar os trâmites para a ampliação da rede de comunicação da Assembleia por parte do Ministério é a disponibilização de técnicos da pasta que ficarão em contato permanente com os técnicos do legislativo potiguar para orientar o prosseguimento dos processos.

Atualmente, a TV Assembleia funciona em canal aberto em Natal, Santa Cruz, Nova Cruz, Lagoa Nova, Caicó e Pau dos Ferros com seu sinal atingindo cidades da Região Metropolitana e do Mato Grande, a cabo em Mossoró, Currais Novos e Assu. Hoje a Rádio Assembleia funciona na internet. “O Ministério das Comunicações têm mais de 30 mil processos com solicitações de concessões, mas diante da nossa argumentação e do apoio da bancada federal, nós devemos conseguir os nossos pleitos até o final do ano”, afirmou o Presidente Ricardo Motta.

Fonte: Assessoria de Comunicação da ALRN

Sessão Solene homenageia Dia do Jornalista

S. Solene, Dia do Jornalista. Ft.Joo Gilberto. (5)

Na manhã desta quarta-feira, 04, a Assembleia Legislativa realizou Sessão Solene referente ao dia do jornalista. A iniciativa do Presidente Ricardo Motta, foi aprovada a unanimidade dos parlamentares, e homenageou 11 jornalistas do Estado. “Não há relógios ou amarras, cronômetros ou limites para uma atividade que requer vocação, talento e especialização cada vez maior. No meu ponto de vista, jornalista não cumpre tarefas, exerce uma missão”.

A censura durante a ditadura também foi lembrado no discurso. “Homenagear a imprensa é homenagear a liberdade, bandeira maior de nossa própria vida. Não se concebe um estado democrático de direito sem liberdade de imprensa, lembrada e celebrada ontem. Boa parte dos profissionais homenageados nesta manhã, pela Casa do Povo, conhece bem o sabor amargo da censura”.

O Presidente também lembrou da importância da parceria entre o jornalismo e as atividades de cada parlamentar em favor do Rio Grande do Norte. “Ao abrir suas portas para prestar esta justa homenagem a homens e mulheres que fizeram e fazem o jornalismo potiguar, a Assembleia Legislativa demonstra, de forma concreta, o seu respeito e a sua admiração ao trabalho incansável e parceiro daqueles que ajudam diariamente a melhorar a vida do nosso povo bem como ajudam a escrever a história do nosso Rio Grande do Norte”.

S. Solene, Dia do Jornalista. Ft.Joo Gilberto. (6)

A sessão teve três homenagens in memoriam aos jornalistas Aluízio Alves, Luiz Maria Alves e Dorian Jorge Freire. Após o momento da entrega das placas comemorativas, Agnelo Alves, um dos homenageados foi escolhido para falar em nome dos jornalistas. O parlamentar lembrou da importância da iniciativa do Poder Legislativo. “A profissão de jornalista é o sustentáculo maior do estado de direito, sem ela não há parlamento, ou no máximo um parlamento frio e acanhado. A liberdade de imprensa é que da vida ao parlamento”.

HOMENAGEADOS

S. Solene, Dia do Jornalista. Ft.Joo Gilberto. (3)

Agnelo Alves – Jornalista, colunista do Jornal Tribuna do Norte, foi redator do Diário Carioca e comentarista da TV Cabugi, afiliada Rede Globo no programa Bom Dia RN. Deputado estadual pelo PDT, apresenta o programa Panorama Político, da Rádio Globo, Natal.

João Batista Machado – Jornalista, editor e colunista do jornal Diário de Natal, cinco vezes Secretário de Comunicação Social do Rio Grande do Norte e uma vez Secretário de Comunicação Social da Prefeitura de Natal. Escritor e historiador, tem nove livros publicados sobre a história política do Rio Grande do Norte.

Nelly Carlos – Foi chefe de reportagem da TV Tropical (Record), é assessora de imprensa na iniciativa privada e atual presidente reeleita do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Norte, sendo responsável, ao lado da diretoria do Sindjorn, pela reestruturação do sindicato.

Marcos Aurélio de Sá – Jornalista, professor do curso de Comunicação Social da UFRN, empreendedor, diretor-editor do Jornal de Hoje, fundador da Revista RN Econômico, é analista econômico.

Cassiano Arruda Câmara – Jornalista, foi editor-chefe dos jornais Tribuna do Norte e Diário de Natal, Secretário de Comunicação Social no Governo Cortez Pereira, escreve a Coluna Roda Viva, desde 1972, primeiro no Diário de Natal e hoje no Novo Jornal, de sua propriedade. Professor do curso de Comunicação Social da UFRN.

Woden Coutinho Madruga – Jornalista político, foi editor-chefe da Tribuna do Norte, na qual assina a coluna Jornal do WM, onde aborda as questões políticas, culturais e o cotidiano do Estado. Duas vezes diretor-presidente da Fundação José Augusto, é professor do curso de Comunicação Social da UFRN.

Vicente Alberto Serejo Gomes – Foi editor-chefe do Jornal Diário de Natal, onde começou a escrever sua coluna Cena Urbana, atualmente no Jornal de Hoje. Cronista da cidade, é imortal da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, professor da UFRN.

Geórgia Nery – Jornalista profissional, apresentadora do Jornal do Dia, da TV Ponta Negra (SBT), é também diretora da TV Assembléia Legislativa. Geórgia Nery participou ainda de campanhas eleitorais atuando no marketing político com profissionais como Duda Mendonça e João Santana Filho.

Aluízio Alves (in memoriam) - Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais com especialização em Serviço Social, dedicou a vida profissional ao jornalismo. Foi revisor, repórter e redator do jornal A Razão e A República; Redator-Chefe e Diretor-Gerente da Tribuna da Imprensa, Rio de Janeiro; Fundador e Diretor da Tribuna do Norte; Diretor da Rádio Cabugi, da Rádio Difusora de Mossoró, e da TV Cabugi, Natal.

Dorian Jorge Freire (In Memoriam) – Jornalista mossoroense com grande destaque na imprensa nacional. Foi editor, redator e colunista político da Folha de São Paulo, editor-chefe da Tribuna do Norte, editor e colunista dos principais veículos de comunicação de Mossoró.

Luiz Maria Alves (In Memoriam) – Jornalista e Diretor, durante quatro décadas, dos Diários Associados no Rio Grande do Norte. Revolucionou o jornalismo potiguar ao implantar a impressão de modelo off-set no Diário de Natal. Também foi diretor dos Associados na Paraíba, repórter político e editor. Destacou-se pela luta em favor do meio ambiente, em especial da preservação do Parque das Dunas, que tem o seu nome.

Fonte: Assessoria de Comunicação da ALRN

Sono faz crescer

Os cientistas finalmente confirmaram o que as avós já sabiam há tempos: os bebês de fato ficam mais altos depois de uma noite de sono. As descobertas de um primeiro estudo do tipo, que mede a relação entre o crescimento diário e osono, mostra que as duas coisas são indissociavelmente ligadas.

Os resultados do estudo, publicado na revista “Sleep”, mostraram o crescimento de crianças que dormiram 4,5 horas extras por dia (em média três sonecas a mais por dia) durante dois dias. A conclusão é que o estirão ocorre nas 48 horas do aumento de sono. E quanto mais o sono do bebê aumenta, maior a probabilidade de crescimento. Os números mostram que a probabilidade de um bebê experimentar um surto de crescimento aumenta a uma média de 43% para cada episódio de sono adicional. “Os resultados mostram que o crescimento não só acontece durante o sono como é influenciado por ele”, diz Michelle Lampl, do departamento de antropologia da Emory University em Atlanta, Georgia.

Durante o estudo, 23 pais gravaram o sono diário das crianças, começando quando os bebês tinham, em média, 12 dias de vida. Entre quatro e 17 meses o crescimento dos bebês foi avaliado. Os autores do estudo perceberam que a secreção do hormônio do crescimento aumentou depois que os bebês foram dormir e durante a fase de sono de ondas lentas. “Isto abre outra porta para entendermos por que dormimos”, disse Lampl.

Serão resgatados…

A Air France divulgou uma nota, ontem (03), em que o CEO da empresa, Pierre-Henri Gourgeon, classifica a localização da segunda caixa-preta como um passo decisivo na investigação sobre a queda do Airbus A330. No comunicado, ele diz esperar que as informações contidas nos gravadores de voo, “possam ser usadas e fornecer respostas às questões que têm sido levantadas há quase dois anos pelos familiares das vítimas, pela Air France e pela indústria da aviação mundial sobre os fatos que conduziram a este trágico acidente”. Na nota, Pierre-Henri afirma ainda que “temos que agradecer ao BEA e às autoridades por perseverarem nessa árdua busca”.

A caixa-preta encontrada no domingo, chamada Flight Data Recorder (gravador de dados de voo, ou FDR, na sigla em inglês), contém os parâmetros técnicos do voo, como altitude, velocidade, desempenho do motor e trajetória. A descoberta marca uma etapa crucial nas investigações para descobrir as causas da tragédia. O Airbus da Air France (Rio-Paris) caiu no Atlântico em 31 de maio de 2009.

Em comunicado, a ministra do Meio Ambiente, Transporte e Habitação da França, Nathalie Kosciusko-Morizet, lembrou que as famílias estão perto de uma explicação.

“Depois de quase dois anos de espera, as famílias das vítimas talvez sejam capazes de entender as circunstâncias do acidente”, disse.

Ao jornal “Le Monde”, Thierry Mariani, o secretário francês dos Transportes, lembrou que esta foi a primeira vez que destroços de um avião são recuperados a tal profundidade. As operações de buscas, iniciadas no dia 26 de abril, estão sendo realizadas a 3.900 metros de profundidade, a cerca de dez quilômetros ao norte da última posição do avião conhecida nos radares.

A localização das caixas-pretas era uma prioridade. As coordenadas geográficas precisas dos destroços foram obtidas através da análise de fotos tiradas por outros robôs submarinos que descobriram a fuselagem do avião, no início de abril .

A missão francesa tenta resgatar os corpos junto com os destroços. A Associação dos Familiares de Vítimas do Voo 447 enviou carta solicitando uma audiência à presidente Dilma Rousseff. Segundo Nelson Faria Marinho, presidente da associação, há uma série de reivindicações a serem feitas, entre elas a de que os corpos não sejam levados para a França, como o governo francês pretende fazer.

Fonte: Diário de Pernambuco

Terceiro Lugar no Ranking

Mesmo com banda larga insuficiente, o Brasil é um dos maiores consumidores globais de internet, ficando atrás dos Estados Unidos e Rússia, conforme estudo da consultoria americana ComScore, especializada em serviços online. Segundo os dados apresentados, mesmo com as limitações de infraestrutura, o ibope da internet no Brasil cresce 20% ao ano, contra uma média mundial de 8%. O País tem mais de 40 milhões de brasileiros que acessam a internet no trabalho ou na residência e isso dá ao Brasil a oitava colocação do mundo entre os maiores consumidores de bit e bites.

UFRN confirma exclusão de mais cinco alunos por uso indevido de argumento de inclusão

A Comissão de Sindicância instaurada para apuração de irregularidades na inscrição de candidatos ao Vestibular 2011, com o uso indevido do Argumento de Inclusão (AI), concluiu seus trabalhos e o reitor Ivonildo Rêgo homologou os resultados. Os candidatos  Edriellison Jales de Oliveira (Medicina), Mayla Eduarda Nascimento Silva (Nutrição) e  Livia Caroline Gonçalves de Souza, Roberta Guimarães Rihan , Lázaro Januário da Silva (Odontologia), serão excluídos do concurso.
Segundo a Comissão, outra candidata investigada, que passou para o curso de Medicina, atende ao perfil para a bonificação do Argumento de Inclusão, devido à ausência de provas de que a mesma tenha estudado na rede particular, e recomendou a manutenção da sua matrícula.
A decisão da Comissão tem por fundamento a Resolução do CONSEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) e o Edital do Vestibular, que regulamentam o concurso, em consonância com o princípio constitucional da isonomia. Essa recomendou à UFRN proceder  investigação minuciosa em todos os casos de alunos aprovados com o benefício do Argumento de Inclusão pelo Sistema de Educação de Jovens e Adultos (EJA), inclusive em concursos anteriores.
O despacho do reitor Ivonildo Rêgo, em que ele homologa as decisões da Comissão, foi encaminhada ao Departamento de Administração Escolar para validação do ingresso da candidata que não teve comprovada a passagem pela rede privada e a exclusão dos demais envolvidos.
No caso dos alunos Edriellison Jalles, do Curso de Medicina, e Roberta Guimarães, do Curso de Odontologia, desclassificados no Vestibular sem o benefício do Argumento de Inclusão, a orientação é que sejam preenchidas as vagas com os candidatos, imediatamente, classificados.

Agenda da Governadora para hoje(04)

11h30 - Local: Brasília / DF

Audiência

A governadora Rosalba Ciarlini tem reunião com o Ministro da Educação, Fernando Haddad.

14h - Local: Brasília / DF

Audiência

A governadora Rosalba Ciarlini tem reunião com o Ministro da Integração Nacional, Fernando Coelho.

17h - Local: Brasília / DF

Audiência

A governadora Rosalba Ciarlini tem reunião com Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento.

Guiness reconhece novo homem vivo mais velho do mundo

O Livro de Recordes Guiness anunciou recentemente o novo detentor do recorde de homem vivo mais velho do mundo: o japonês Jiroemon Kimura, de 114 anos.

Kimura recebeu o título após a morte de Walter Breuning, antigo detentor do recorde, que faleceu de causas naturais em 14 de abril desse ano.

Jiroemon nasceu em 19 de abril de 1897 no Japão (e recebeu o título de homem mais velho vivo no dia de seu aniversário de 114 anos). Segundo os juízes do Guiness, Kimura é o único homem do mundo que ainda estava vivo no século 19.

Ou seja, é bastante incrível pensar no que ele viu nesses três séculos de vida: quando ele nasceu, Drácula ainda não havia sido publicado, a rainha Vitória ainda estava viva e um vôo de avião bem-sucedido ainda estava um pouco longe. Imagina o quanto tudo mudou agora!

Último homem vivo conhecido por ter nascido antes de 1900, Kimura é hoje a sexta pessoa mais velha do mundo; as outras pessoas mais velhas que ainda vivem são todas as mulheres. Ele é a terceira pessoa mais velha do Japão (após as mulheres Chiyono Hasegawa, nascida em 20 de novembro de 1896 e Shige Hirooka, nascida em 16 de janeiro de 1897).

Atualmente, o Guiness reconhece Besse Berry Cooper (nascida em 26 de agosto de 1896) como a pessoa viva mais velha do mundo.

Gostaria de viver tanto assim também? O conselho de Kimura para uma vida longa e saudável é comer refeições em pequenas porções. Não custa tentar!

Deputado sugere renda mínima para desabrigados

_MG_0717

O deputado Fábio Dantas-PHS sugeriu ao governo do Estado que seja criado um programa que assegure uma renda mínima para as famílias desabrigadas pelas enchentes. Foi em pronunciamento na sessão plenária de ontem, dia 3, na Assembleia Legislativa.

Segundo o parlamentar essa espécie de bolsa beneficiaria as populações de regiões como o Vale do Açu e municípios da Grande Natal. ”São necessárias ações preventivas e posteriores para os casos onde existem desabrigados, como já acontece com o Vale do Açu. Os prefeitos têm dificuldade para atender famílias que são atingidas por calamidades como as enchentes”, disse.

Ele também defendeu o direcionamento de um percentual de 10 por cento dos programas habitacionais para beneficiarem quem mora em áreas consideradas de risco, como encostas e margens de rios, entre outras. O deputado parabenizou o governo pela visita feita à região do Vale do Açu.

O deputado George Soares-PR fez um aparte para apoiar o pronunciamento do colega e aproveitou para agradecer a visita feita pela governadora Rosalba Ciarlini ao município de Ipanguaçu, onde várias famílias ficaram desabrigadas. Disse que agora tem que haver uma ação rápida em socorro dessas famílias.

Quem também fez aparte foi o deputado Vivaldo Costa-PR. Ele disse que a governadora Rosalba Ciarlini tem resolutividade e vai resolver o problema naquela região.

Fonte: Assessoria de Imprensa AL/RN

 

Blogger news

Blogroll

About