Pages

Ads 468x60px

sexta-feira, maio 13, 2011

Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe é prorrogada no RN

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe continuará no RN até a próxima sexta-feira (20). O objetivo é atingir a meta definida pelo Ministério da Saúde de atingir 80% do público-alvo (o que significa 466.690 mil pessoas, entre os grupos elegíveis).
Com início no dia 25 de abril, a campanha é direcionada a idosos com 60 anos e mais de idade, gestantes, trabalhadores da saúde, crianças na faixa etária de seis meses a menores de dois anos e população indígena.

O objetivo é atingir a meta definida pelo Ministério da Saúde de atingir 80% do público-alvoO objetivo é atingir a meta definida pelo Ministério da Saúde de atingir 80% do público-alvo

No caso das crianças, é preciso uma atenção maior dos pais ou responsáveis, pois eles deverão levá-las duas vezes aos postos de vacinação. Em cada vez, será aplicada meia dose de vacina. Para garantir proteção contra a gripe, é fundamental que a criança retorne ao posto de saúde 30 dias após receber a primeira dose da vacina.
Para a campanha de 2011 a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) recebeu do Ministério da Saúde 510.090 mil doses da vacina. Em todo o RN estão disponíveis 1.746 postos de vacinação.

As tirinhas que emocionaram o mundo!!!

Quando vc era bem pequeno...

...eles gastavam horas lhe ensinando a usar talheres nas refeições...

... ensinando você a se vestir, amarrar os cadarços dos sapatos, fechar os botões da camisa..



Limpando-o quando você sujava suas fraldas lhe ensinando a lavar o rosto a se banhar a pentear seus cabelos...


...lhe ensinando valores humanos...

Por isso...

...quando eles ficarem velhos um dia...e seria bom que todos pudessem chegar até aí (não preciso explicar...não é?)



...quando eles começarem a ficar mais esquecidos e demorarem a responder...


...não se chateie com eles...



...quando eles começarem a esquecer de fechar botões da camisa, de amarrar cadarços de sapato...


...quando eles começarem a se sujar nas refeições...


...quando as mãos deles começarem a tremer enquanto penteiam cabelo...


...por favor, não os apresse...porque você está crescendo aos poucos, e eles envelhecendo...


...basta sua presença... sua paciência... sua generosidade... sua retribuição...


...para que os corações deles fiquem aquecidos...


...se um dia eles não conseguirem se equilibrar ou caminhar direito...


...segure firme as mãos deles e os acompanhe bem devagar respeitando o ritmo deles durante a caminhada... da mesma forma como eles respeitaram o seu ritmo quando lhe ensinaram a andar...


fique perto dêles...assim como...


...eles sempre estiveram presentes em sua vida, sofrendo por você... torcendo por você...


e vivendo "POR VOCÊ"

PAZ E AMOR
"Não eduque seu filho para ser rico, eduque-o para ser feliz.
Assim ele saberá o VALOR das coisas e não o seu PREÇO"

(Max Gehringer)

TRT/RN: Presidente do TRT/CE realiza visita institucional ao tribunal potiguar

visita presidente TRT 7 Regio (2

O desembargador Cláudio Soares Pires, presidente do TRT da 7ª Região, visitou o Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte nesta sexta-feira (13) para conhecer as rotinas de utilização do Sistema de Processo Administrativo Virtual (Proad). Ele foi recebido pelo presidente do TRT-RN, desembargador Ronaldo Medeiros.

“A idéia é conhecer como o sistema está funcionando aqui, no TRT do Rio Grande do Norte, e levar o Proad para o nosso tribunal com o intuito de ordenar o organizar virtualmente o processo administrativo”, revelou o presidente do TRT cearense.

Durante a visita, o desembargador Cláudio Pires esteve acompanhado do diretor geral, Francisco José Pontes Ibiapina e do diretor da secretaria de tecnologia da informação do TRT-CE, Joarez Dallago.

Na oportunidade, foram tratados assuntos relativos às atividades administrativas e judiciárias e de relacionamento institucional entre os dois tribunais.

Fonte: Ascom - TRT/21ª Região

Governo envia à Assembleia projeto de Lei que autoriza renegociação de dívidas

A governadora Rosalba Ciarlini enviou nesta sexta-feira à Assembleia Legislativa projeto de Lei que autoriza a renegociação das dívidas contraídas pela administração estadual até o exercício financeiro de 2010. A proposta prevê a renegociação pela modalidade de novação, que significa a quitação da dívida através da criação de uma nova obrigação, extinguindo a anterior.

Na mensagem que acompanha o projeto de Lei enviado ao Legislativo, o Governo do Estado explica que ao longo dos últimos oito anos a administração estadual acumulou volume considerável de dívidas e que há necessidade de providências para agilizar o pagamento aos fornecedores e prestadores de serviços. Ainda na mensagem, o Governo argumenta a necessidade de conciliar o interesse dos credores com a situação de contingência econômica na qual se encontra a administração pública estadual.

De acordo com o projeto de Lei, os órgãos e entes públicos do Poder Executivo Estadual ficam autorizados a negociar o pagamento das dívidas contraídas até o encerramento do exercício do ano passado mediante oferta pública de recursos, sob a coordenação da Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças – SEPLAN.

O projeto de Lei enviado para apreciação e votação pelos deputados autoriza a administração a regular por decreto os débitos passives de negociação, o montante a ser destinado para realização da oferta pública de recursos, a habilitação dos credores, a oferta e aceitação e classificação das propostas de descontos oferecidas pelos credores. As dívidas renegociadas por novação deverão ser saldadas com o desconto até o prazo de até 30 dias após a oferta pública de recursos.

Fonte: ASSECOM/RN

Rosalba fala sobre Copa do Mundo a jornalistas na BNTM

Governadora participa do evento da BNTM - Elisa Elsie (6)

A Copa 2014 foi o tema central das perguntas feitas por jornalistas de todo o Brasil aos representantes dos estados nordestinos, entre eles a governadora Rosalba Ciarlini, durante coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (13) na BNTM – Brazil National Tourism Mart. Ao lado do secretário de Estado do Turismo, Ramzi Elali, Rosalba falou sobre os preparativos do Rio Grande do Norte para o evento esportivo, o que tem motivado os debates para alavancar o turismo na região.

Perguntada sobre os preparativos em relação à infraestrutura, Rosalba disse que para as obras de mobilidade de responsabilidade do Governo do Estado, já existem recursos assegurados. Além disso, as obras da Arena das Dunas já estão prestes a começar. “O estádio é o ponto principal e essa é a nossa força maior. A obra deve começar agora em junho, a ordem de serviço já foi dada”, disse a governadora.

Rosalba também falou sobre a ampliação do Aeroporto de Parnamirim e a construção do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, cujo edital foi lançado na quinta-feira (12), além das obras de acesso a este aeroporto, que serão iniciadas ainda em 2011. Segundo ela, isso mostra que o Rio Grande do Norte está se preparando para conquistar os turistas, despertar neles o interesse de permanecer mais tempo no estado e até voltar em outras ocasiões. “A nossa preocupação com a Copa não é só com quem vai chegar para acompanhar os jogos, mas com o que esses turistas vão fazer em outros momentos. Por isso, estamos trabalhando para criar os parques ambientais, por exemplo. Vamos criar condições em vários núcleos perto de Natal para que o turista se sinta bem recebido”, observou.

A governadora citou, ainda, projetos ligados às áreas da qualificação de mão de obra, duplicação das rodovias BR-101 e BR-304, segurança e saúde. “Tem que haver investimento, e muito investimento, em relação à saúde nas cidades que vão sediar a Copa”, disse Rosalba.

Ao fim da coletiva de imprensa, a governadora Rosalba Ciarlini visitou os estandes no Pavilhão Morton Mariz de Faria, do Centro de Convenções, onde recebeu presentes dos artesãos potiguares e conversou com os operadores de turismo e representantes dos demais estados participantes do evento.

APOIO AO TURISMO NO NORDESTE

Após comemorar a eleição da secretária de Turismo de Alagoas, Danielle Novis, como presidente da Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI/NE), a governadora Rosalba Ciarlini fez um pedido para que a instituição dê apoio aos estados nordestinos para conseguir recursos no Ministério do Turismo e lançar uma campanha, nacional e internacional, para atrair mais turistas à região. “Esse vai ser um dos nossos pleitos, das nossas medidas, governadora”, disse Danielle.

Para elas, o grande desafio é mostrar ao turista que vem ao Brasil assistir aos jogos da Copa 2014 que o Nordeste é um grande destino turístico e que o visitante deve permanecer no país, especialmente nos estados do Nordeste, e aproveitar o que o destino tem de bom.

Fonte: ASSECOM/RN

Criador X Criatura

A foto abaixo foi feita durante a visita do deputado estadual Vivaldo Costa, no último sábado (8), a Barragem Passagem das Traíras, marca do governo do Papa-Jerimum, na Região do Seridó.

Comitê de Imprensa entrevista Fernando Lucena

Na edição deste sábado, 14, o Comitê de Imprensa entrevista o vereador Fernando Lucena, que reassumiu o mandato esta semana. O programa, apresentado pela jornalista Flávia Urbano, conta com a participação especial do jornalista Joaquim Pinheiro, repórter de política d'O Jornal de Hoje. O vereador Fernando Lucena falará sobre o seu retorno ao legislativo natalense, CEI dos Alugueis, eleições 2012, além de temas que foram destaque na imprensa, como a quebra do contrato entre a Prefeitura de Natal e a ITCI - empresa pernambucana que era responsável pelas ações de combate à dengue na capital - e possibilidade de intervenção na Urbana. O programa Comitê de Imprensa vai ao ar às 19h30, com reprise na segunda-feira, no mesmo horário.

João Maia reúne vereadores e suplentes do PR em Natal

O presidente estadual do Partido da República (PR), deputado federal João Maia, reunirá grande número de vereadores e suplentes amanhã (14), às 9h, no Hotel Rifóles. O encontro da legenda tem o propósito de delinear as ações parlamentares na Câmara Federal e na Assembléia Legislativa, e também será um espaço para o debate sobre as principais emendas deste ano.

Esta é a segunda reunião promovida em 2011 e faz parte de uma série de eventos organizados por João Maia. O primeiro encontro, que aconteceu no dia 08 de abril, reuniu 60 prefeitos e vices de todo o Estado, o que gerou satisfação do presidente da legenda. Para ele, a participação maciça dos filiados demonstra o comprometimento dos que fazem o PR e a valorização desses encontros realizados no decorrer do ano. O último Grande Encontro Estadual está previsto para o mês de setembro e contará com a presença de lideranças e correligionários.

Mulher mais velha do RN é de Currais Novos

Maria Alexandrina 112 anos, não dispensa o cachimbo-Foto Felipe Felix.

Com a saúde em harmonia com a vida, Dona Maria Alexandrina aos 112 anos,  não tem  doenças como diabetes e nem necessita de controle de pressão arterial e, pra não esquecer, nunca  despreza o cachimbo.

Na comunidade Cachoeira município de Currais Novos – RN, que fica há 3 km do centro da sede do município, reside a Senhora Maria Alexandrina que pode vir a ser a mulher mais velha do Rio Grande do Norte.

Nascida no dia 15 de Maio 1899, Dona Alexandrina completará no proximo dia 15 de maio 112 anos, com uma saúde invejável ela não dispensa uma boa baforada em seu cachimbo.

De família que tem origem na Região do Trairi entre os municípios de Santa Cruz e Tangará  no interior potiguar e, viúva do Sr. Zacarias da Silva (Se vivo estaria com 118 anos), sendo mãe de 22 filhos aos quais,  conhecem e chama a todos pelo nome, e ainda é vaidoso, pois gosta muito de jóias. A noite Dona Alexandrina gosta de cantar e durante o dia ela gosta mesmo é de dormir.

O filho mais velho de Dona Alexandrina é o Sr. Jose Alexandrino,  é vivo e mora em Rio Verde interior de Goiás e está com 95 anos,  já sua filha mais nova tem 66 de idade, não se tem a quantidade exata de netos, mas, calcula- e  ser em torno dos 180, 50 bisnetos e 20 tataranetos.

Residindo em uma casa humilde e tendo sido lavadeira de roupas de famílias importantes do município ela conta que foi o saudoso senador potiguar Agenor Nunes de Maria ela conta que foi o senador quem a recompensou com uma pequena aposentaria. Maria Alexandrina aos 112 anos esta completamente  lúcida e conversa tranquilamente.

Deputado Ezequiel Ferreira cobra gratificações da Central do Cidadão do RN

O deputado estadual Ezequiel Ferreira (PTB) defendeu ontem (12), em plenário, o retorno das gratificações para os servidores da Central do Cidadão. A assessoaria do deputado enviou um faz para as Centrais do Estado para informar sobre a sua luta em prol da categoria.

“De acordo com o deputado Ezequiel, as gratificações foram suspensas em janeiro deste ano, e passados 90 dias ainda não retornou”, disse o deputado.

Ezequiel lembrou da origem das gratificações e falou um pouco do surgimento das primeiras Centrais, que prestam serviços e alta qualidade e bom atendimento pelo Estado. “Essas gratificações existem deste a época do Governo Garibaldi Filho, quando as Centrais do Cidadão foram criadas, por isso, peço a sensibilidade do Governo do RN para que seja restabelecido e possa chegar aos servidores das Centrais do Cidadão”, finalizou o deputado.

Felipe Maia faz balanço sobre Marcha dos Prefeitos

Preocupado com o resultado da XIV Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios, organizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o deputado federal Felipe Maia (DEM) ocupou a tribuna da Câmara Federal, nesta quinta-feira (11), para fazer um balanço do movimento. Além disso, o parlamentar confirmou seu apoio às reivindicações dos prefeitos do Brasil e do Rio Grande do Norte.

“Tive a oportunidade de acompanhar as últimas cinco Marchas dos Prefeitos. Nesta edição pude ver que muitos estavam esperançosos com este novo governo. Infelizmente, a resposta que eles receberam não foi satisfatória”, comentou o parlamentar.

De acordo com o deputado, os gestores municipais esperavam receber R$ 1,3 bilhão dos restos a pagar das emendas parlamentares de 2007 a 2009. No entanto, a presidente da República afirmou que irá liberar para as prefeituras somente R$ 750 milhões até junho. De acordo com a CNM, o valor total a ser pago das obras não processadas chega a R$ 7,9 bilhões.

A regulamentação da Emenda 29 – que destina verbas para a saúde – também foi destaque entre os pedidos dos prefeitos. Contudo, segundo o deputado, o governo federal tenta criar um novo imposto embutido na emenda. “O governo federal quer recriar a CPMF com o nome de Contribuição Social para a Saúde (CSS). É preciso tomar o compromisso no repasse de recursos para a saúde sem onerar ainda mais o contribuinte”, argumentou Felipe Maia.

O parlamentar ainda defendeu a divisão igualitária dos royalties entre os estados brasileiros, vetada pelo ex-presidente Lula. “O RN que hoje arrecada cerca de R$ 340 milhões com repasses do petróleo poderia arrecadar mais de R$ 617 milhões com a derrubada do veto. Trago a minha preocupação em relação a estes pontos e faço um apelo para que possamos, o mais rápido possível, resolver essas questões para que os nossos municípios possam ter qualidade de vida”, argumentou.

Planalto preocupado…

marina-silva

O governo acompanha com preocupação e com perfil de zagueiro as movimentações da ex-ministra do Meio Ambiente e ex-candidata ao Planalto Marina Silva (PV) nas negociações da reforma do Código Florestal. A meta é impedir que Marina atrapalhe um acordo entre governo e sua base de apoio no Congresso, mas, sobretudo, impedir que ela ganhe espaço para viabilizar uma terceira via política, entre Dilma Rousseff e a oposição, de olho disputa ao Planalto em 2014.

A avaliação feita no governo é que Marina não tem sabido lidar com o patrimônio de quase 20 milhões de votos que obteve no primeiro turno das eleições presidenciais do ano passado. E, por ora, esse é o melhor cenário previsto pelo governo.

Identificada, no lançamento de sua candidatura, com a tentativa de conciliar o desenvolvimento sustentável com a preservação do meio ambiente, Marina chegou atrasada ao debate da reforma do Código Florestal, durante os meses em que o governo e o relator do projeto Aldo Rebelo (PC do B-SP) buscavam uma proposta de acordo para a votação.

Escritor britânico mostra ‘lado obscuro’ de João Paulo II

A beatificação de Karol Wojtyla, o Papa João Paulo II, seis anos após sua morte, só não foi mais rápida que a da Madre Teresa de Calcutá, que ocorreu cinco anos depois do falecimento da religiosa, em 1997. Qual o motivo de tanta pressa?

Quem responde é o crítico voraz da Igreja Católica, o britânico David Yallop, autor dos livros “Em nome de Deus”, que trata da misteriosa morte do Papa João Paulo I, 33 dias após ser proclamado chefe da Igreja, e “Poder e Glória”, sobre o lado obscuro do papado do recém-beatificado Karol Wojtyla.

Defensor da tese de que João Paulo I foi assassinado porque queria acabar com a lavagem de dinheiro feita por meio do Banco do Vaticano, que investigou em seu livro, Yallop acredita que Karol Wojtyla, o seu sucessor no comando da Santa Sé, era corrupto, leniente com a pedofilia e extremamente político.

Católico, o autor britânico ainda persiste em sua fé e, mesmo discordando do conservadorismo do Vaticano, afirma que até frequenta igrejas, por mais que nunca vá a missa. “É estranho, mas eu acredito no poder da reza”, conta.

O que o senhor achou da beatificação de Karol Wojtyla?

Pelos próprios parâmetros do Vaticano, está havendo muita pressa no julgamento disso. De fato, é a primeira vez desde que ele morreu que uma pessoa recebeu o benefício da remoção do que eles costumavam chamar de “advogado do diabo”, ou seja, um clérigo sênior que era nomeado para tomar uma posição bem crítica em relação a todas as provas que fossem reunidas para que qualquer pessoa seja considerada para a beatificação. Mas (essa posição) foi abolida, ironicamente por João Paulo II. Então, ele se beneficiou de sua própria decisão. Aliás, este é o homem que criou mais santos no curso de seu papado, de 1978 até 2005, que todos os papas antes dele juntos.

Por que essa pressa?

Do momento em que ele se tornou papa, as mentiras e as desinformações começaram. É dito que ele se comportou de forma corajosa durante a Segunda Guerra Mundial e que salvou as vidas de muitos judeus. Isso não é verdade. E dito que ele sofreu muito durante a guerra, trabalhando em condições de escravo. Isso não é verdade, ele tinha um trabalho assalariado, pago pelo Reich… Eu acho que o Bento XVI foi obrigado a fazer isso pelas pessoas a seu redor. Você lembra quando o João Paulo II morreu, teve aquela grande erupção na Praça de São Pedro pedindo para beatificá-lo imediatamente. Então, com menos de dois meses depois de sua morte, eles já haviam começado o processo. Não se tem notícias sobre algo assim! Mas eu acho que o que eles temiam eram pessoas como eu e das coisas que nós descobrimos e tornamos públicas.

Leia a íntegra da entrevista em Escritor britânico mostra ‘lado obscuro’ de João Paulo II: papa corrupto, leniente com a pedofilia e extremamente político

Blog do Noblat

Sexta-feira 13… Bobagem dia de Sorte

A crença de que o dia 13, quando cai em uma sexta-feira, é dia de azar, é a mais popular superstição entre os cristãos. Há muitas explicações para isso. A mais forte delas, segundo o Guia dos Curiosos, seria o fato de Jesus Cristo ter sido crucificado em uma sexta-feira e, na sua última ceia, haver 13 pessoas à mesa: ele e os 12 apóstolos.

Mas mais antigo que isso, porém, são as duas versões que provêm de duas lendas da mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.ÿ

Segundo outra lenda, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem à palavra friadagr = sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio. Os 13 ficavam rogando pragas aos humanos.

O número 13

A crença na má sorte do número 13 parece ter tido sua origem na Sagrada Escritura. Esse testemunho, porém, é tão arbitrariamente entendido que o mesmo algarismo, em vastas regiões do planeta – até em países cristãos – é estimado como símbolo de boa sorte. O argumento dos otimistas se baseia no fato de que o 13 é um número afim ao 4 (1 + 3 = 4), sendo este símbolo de próspera sorte.

Assim, na Öndia, o 13 é um número religioso muito apreciado; os pagodes hindus apresentam normalmente 13 estátuas de Buda. Na China, não raro os dísticos místicos dos templos são encabeçados pelo número 13. Também os mexicanos primitivos consideravam o número 13 como algo santo; adoravam, por exemplo, 13 cabras sagradas. Reportando-nos agora à civilização cristã, lembramos que nos Estados Unidos o número 13 goza de estima, pois 13 eram os Estados que inicialmente constituíam a Federação norte-americana.

Além disso, o lema latino da Federação, “E pluribus unum” (de muitos se faz um só), consta de 13 letras; a águia norte-americana está revestida de 13 penas em cada asa.

Esta é  a única sexta-feira 13 deste ano. Ao contrário do que afirmam algumas superstições antigas, este é um dia muito especial para investir em coisas boas. A dica é do terapeuta e esotérico Daniel Atalla, dono da maior escola esotérica da América Latina, a Luz da Lua (www.escolaesoterica.com.br). Segundo ele, em determinadas culturas, este dia é entendido como um símbolo de boa sorte: “Os otimistas se baseiam na soma dos números que compõe o 13 (1 + 3 = 4), que simbolizam prosperidade e sorte.”

Informaçõee a parte, eu acredito na sorte que o 13 com qualquer outro número é apenas mais um. Folclore ou Mito.

Xenofobia Nordestino pelo Twitter

Dois torcedores do Flamengo exageraram, com palavras preconceituosas em relação aos nordestinos, em seus comentários publicados no Twitter, na noite de quarta-feira, 11, durante os momentos finais da partida entre o rubro-negro da Gávea e o Ceará, jogo de volta válido pelas quartas-de-final da Copa do Brasil.

Após a classificação do time cearense no torneio, a torcedora, revoltada, que se identifica no microblog como @_AmandaRégis, escreveu: “Esses nordestinos pardos, bugres, índios acham que tem moral, cambada de feios. Não é atoa que não gosto desse tipo de raça”{sic}.

Minutos antes, Amanda já havia publicado outros comentários como: “Esse povinho falando do meu time, são tudo uns mal amados, invejosos!!!”

Outros comentários de cunho preconceituoso partiram do torcedor que se identifica como @lucianfarah77. Em três deles, ele diz: “Acho que eh soo .. bando de viado que roobaram esse jogo .. nordestinos burros!”{sic}; “Ei, nordestinos, eu quero eh que vcs se fodam, fmz? seus nordestinos filhos da puta”{sic}; além de “Só vim no twitter falar o qnto os NORDESTINOS é a DESGRAÇA do brasil.. pqp ! bando de gnt retardada qe acham que sabe de alguma coisa”{sic}.

Trending Topics

Os comentários preconceituosos’ dos torcedores do Flamengo provocaram uma enxurrada de comentários no microblog Twitter durante a madrugada de quinta-feira, 12. As hashtags, ou palavras-chave com os assuntos mais comentados no microblog durante a madrugada foram ‘Amanda Regis’, ‘#orgulhodesernordestino’, ‘Nordestinos’.

Muitos, partiram para a ofensa contra os torcedores e outros mostram orgulho por serem oriundos da região. Por outro lado, também, muitos cumprimentaram e apoiaram a vitória e a classificação do time cearense.

PP poderá ficar nas mãos de Carlos Augusto

Deu em Robson Pires:

Há quem defenda ardorosamente que o comando do Partido Progressista (PP) no Rio Grande do Norte termine nas mãos do ex-deputado estadual e esposo da governadora do Estado Rosalba Ciarlini, Carlos Augusto Rosado (na foto).

Muita gente torce por isso. De lideranças políticas nacionais até lideranças políticas estaduais. Uma das principais vantagens seria puxar o freio de mão do vice-governador Robinson Faria que anda muito assanhadinho com o seu PSD querendo transformar a legenda na mais forte do RN. O objetivo é o de brecar o avanço de Robinson antes que ele se transforme numa ameaça real aos interesses do governo. Mesmo que seja aliado.

O futuro a Deus pertence. E como diz um político de Coturno Alto: a política vive em mutação.

- O DEM não existe mais, está de vela na mão aguardando o último suspiro.

Autor da frase: deputado estadual Agnelo Alves (PDT) durante o Panorama Político da Rede Globo Natal.

Acho que tanto Rosalba Ciarlini como Carlos Augusto deverão trocar o DEM  por um partido aliado ao governo Dilma Rousseff.Isso eu não tenho dúvida.

Mais dinheiro…

O governo anunciou nesta quinta-feira que serão destinados R$ 71,7 bilhões para a segunda fase do programa “Minha Casa, Minha Vida”.

Desses, R$ 62,2 bilhões serão provenientes do OGU (Orçamento Geral da União) e outros R$ 9,5 bilhões de recursos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) destinados à habitação.

Segundo Inês Magalhães, secretária nacional de habitação do Ministério das Cidades, a meta é contratar dois milhões de unidades habitacionais até 2014.

Nesta segunda fase do programa, 60% das moradias serão destinadas a famílias com renda de até R$ 1.395,00.

Uma das novidades incluídas na nova fase do programa é a instituição de um cadastro de beneficiários de programas habitacionais ou rurais.

De acordo com a secretária, esse cadastro vai funcionar para as pessoas que já receberam o benefício. Assim, evita-se que alguém receba o subsídio do governo mais de uma vez.

O “Minha Casa, Minha Vida 2″ também vai estabelecer novas regras para a venda dos imóveis. Quem desejar vender o imóvel deve quitar a dívida antes.

“A pessoa que decidir vender vai ter que pagar o valor total, sem o subsídio do imóvel. Caso a família tenha a venda como um fato, ela só pode vender o imóvel depois de quitá-lo”, explicou Inês.

“Essa é uma questão importante, para evitar a venda prematura do imóvel”, declarou a secretária.

Programa Debate Aberto estréia na TV Assembleia

TELA DEBATE ABERTO

Com mais de 20 programas de produção própria e uma programação constantemente enriquecida com novas parcerias institucionais, a TV Assembleia (Canal 36 a cabo e 50 em UHF) incrementa novamente a sua grade de programação, com a estréia, no próximo dia 20, às 20h, do Debate Aberto, que será apresentado pelo jornalista Maurício Pandolphi.

O papel do legislativo no Brasil de hoje é o tema da primeira edição. Como o próprio nome sugere, o programa terá o formato de debates e contará, em sua estréia, com a participação do presidente do legislativo do RN, deputado Ricardo Motta e de Washington Fontes, especialista em direito constitucional, além dos jornalistasRubens Lemos Filho, coordenador de Comunicação Social da Assembleia Legislativa e Juliska Azevedo, editora executiva do Diário de Natal.

“Com esse programa de qualidade e sua veiculação na TV Assembleia me sinto comemorando em grande estilo meus 45 anos de atuação na profissão”, disse. Pandolphi atualmente ministra cursos de rádio, já trabalhou com TV para a iniciativa privada e com produções para o sistema cooperativista e é professor aposentado da UFRN, onde lecionou por mais de duas décadas no Departamento de Comunicação.

O Debate Aberto também contará com uma enquete e irá ao ar sempre na penúltima sexta-feira de cada mês, com reprises ao longo da programação da TV Assembleia.

Inaugurada em 2003, a TV Assembleia começou a operar em canal aberto no final de 2010, no dia 13 de dezembro, para a população dos municípios da Grande Natal, chegando a mais de um milhão de telespectadores. Produz hoje mais de 20 programas

Em Mossoró a TV legislativa é transmitida pelo sistema a cabo, no canal 35 e em Natal no canal 36. As transmissões a cabo também chegam a Currais Novos (canal 36) e Assu (canal 53). Em canal aberto já estão os municípios de Natal (UHF 50), Lagoa Nova (VHF 2), Nova Cruz (UHF 23), Santa Cruz (UHF 49), Pau dos Ferros (UHF 39) e Caicó (UHF 33). Assu e Currais Novos estão em processo de instalação do canal aberto.

Fonte: Assessoria de Comunicação da ALRN

Câmara de Caicó terá mais produtos e serviços do Interlegis

DSC07690

O presidente da Câmara Municipal de Caicó, vereador Leleu Fontes, se reuniu na manhã desta sexta-feira, 13, em Brasília, com o diretor do Interlegis, Haroldo Tajra, para firmar novas parcerias e dar mais modernidade à instituição que preside. A sede do Interlegis, o portal virtual do legislativo brasileiro, funciona num anexo do Senado.

Segundo o presidente do legislativo caicoense, a parceria com o Interlegis é de muita importância para o processo de modernização que está em curso na Câmara. O presidente ressaltou a prioridade para a implantação do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), a fim de trazer mais eficiência ao trabalho parlamentar.

Durante a reunião, Leleu e a comitiva tiraram dúvidas sobre os produtos oferecidos pelo Interlegis. De acordo com Tajra, a empolgação das câmaras com a gama de serviços oferecidos é fundamental para o sucesso das parcerias estabelecidas.

O presidente da Câmara de Caicó estava acompanhado do vereador Milton Batista; do diretor de Informática da Câmara, Suébster Néri e também do presidente da Câmara Municpal de Ipueira, vereador Diego Macedo.

Higino Brito Vieira, especialista em informática da Interlegis, fez um tour com a comitiva seridoense pelas instalações do prédio e acertou detalhes sobre a instalação do novo Portal Model,o que será implementado pela Câmara de Caicó nos próximos dias.

Ao final da visita, Leleu Fontes recebeu de presente um documentário sobre a cidade de Brasília.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Governadora participa da abertura do BNTM

Turismo Internacional  BNTM 12.05.2011. IR7

A governadora Rosalba Ciarlini participou nesta quinta-feira, 12, da abertura da 20ª edição do Brazil National Tourism Mart (BNTM). O evento, promovido pela Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste – CTI/Nordeste, tem como objetivo vender o produto turístico nordestino nos mercados nacional e internacional.

Acompanhada do vice-governador, Robinson Faria, e de Secretários de Estado, Rosalba Ciarlini ressaltou a relevância do evento para o Rio Grande do Norte e lembrou da importância das parcerias junto ao Ministério do Turismo para a implementação de novas ações. “O Nordeste tem muita força de trabalho, muitas ideias e criatividade, mas é muito importante a mão amiga do Governo Federal para agigantarmos mais ainda nossas conquistas”, disse a governadora. Rosalba destacou os investimentos realizados para a finalização da Estrada da Pipa, o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante e o projeto de duplicação da BR-304. “Temos como meta muitas melhorias até a Copa de 2014, mas essas obras servirão para alavancar a atividade turística no estado. Outras obras, como as de saneamento básico, irão refletir diretamente na qualidade de vida e saúde dos potiguares”, disse a governadora.

O secretário de Estado do Turismo, Ramzi Elali, foi incisivo sobre os benefícios da BNTM para o nordeste e para o Rio Grande do Norte. “É uma ótima chance de captar novas oportunidades e investir em mercados diferentes, como o sulamericano, uma vez que o mercado europeu enfrenta ligeira crise com as taxas de câmbio desfavoráveis”, explicou Ramzi. De acordo com o secretário, a meta de pacotes vendidos, tendo como destino a região nordeste, é de 270 milhões de dólares para essa edição da BNTM. “Queremos superar em pelo menos 10% os números do ano passado”, disse o secretário.

Quanto à capacitação de mão de obra adequada para a área turística no Rio Grande do Norte, Ramzi Elali destacou que o estado será beneficiado pelo Ministério do Turismo com programas de capacitação, dentro do projeto Bem Receber Copa, que destinarão 3 mil vagas para a formação de recepcionistas, mensageiros, camareiros e garçons, além de mais 5 mil vagas destinadas ao aprendizado de língua estrangeira, como inglês e espanhol.

Segundo o ministro do Turismo, Pedro Novais, serão destinados 150 milhões de dólares para a melhoria de infraestrutura do Rio Grande do Norte durante os próximos três anos. De acordo com o Ministro, a meta do Governo Federal é ter um crescimento na expressividade da atividade turística do Brasil, ou seja, dos atuais 3% de representação no PIB passar para 10% até o final da década. Para ele, a Copa 2014 pode representar uma guinada para o turismo do País. “O turismo representa alma, espírito e proporciona conhecimento, cultura, história e arte. Temos o esforço da presidente Dilma Rousseff através do Prodetur para tirarmos o melhor proveito de nossas condições naturais”, disse o Ministro.

Para o presidente da Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI) Bismark Maia, a região nordeste passa agora por um novo momento no desenvolvimento turístico, onde as belezas naturais devem vir acompanhadas também de melhor infraestrutura. “O desenvolvimento do turismo no nordeste vem sendo um dos principais fatores de transformação social para a região. Temos fatores que sempre serão um diferencial de competitividade, como praias e sol, mas oferecendo mais, promove-se melhor nosso potencial”, explicou Bismark.

A BNTM acontece até o próximo domingo, 15, e reunirá em Natal operadores e fornecedores do turismo. A última vez que o estado sediou o evento foi em 2003; para a edição de 2011 foram credenciados 400 operadores de turismo de 30 países. O evento conta com apoio e patrocínio do Ministério do Turismo/Embratur, Governo do Estado do Rio Grande do Norte e Prefeitura do Natal.

Fonte: ASSECOM/RN

DPE promove Semana Nacional de Mobilização das Defensorias Públicas

A Defensoria Pública do Estado e a Defensoria Pública Federal apresentam a programação oficial da Semana Nacional de Mobilização das Defensorias Públicas, que acontecerá de 16 a 19 de maio, em Natal e Mossoró.

A campanha, de âmbito nacional, visa mostrar à sociedade o papel da Defensoria Pública na defesa dos interesses e direitos dos cidadãos hipossuficientes de recursos financeiros ou dos grupos sociais vulneráveis (consumidores, idosos, mulheres vítima da infância e juventude, crianças e adolescentes, acusados em processos criminais, usuários do SUS, entre outros, portadores de deficiência).

No Rio Grande do Norte, a mobilização ocorrerá como forma de promover o processo de educação em relação aos direitos do cidadão. Durante a próxima semana, Defensores Públicos Estaduais e Federais promoverão palestras em escolas da rede pública, em associações beneficentes, bem como realização de atendimento jurídico gratuito nas mais diversas áreas do direito: família, sucessões, consumidor, penal, previdenciário, cível em geral etc.

Também acontecerá, no dia 19 de maio, no Shopping Via Direta, o lançamento da campanha “CRIANÇAS E ADOLESCENTES PRIMEIRO! Defensores Públicos pelos direitos da criança e do adolescente” e a distribuição de cartilhas informativas sobre os direitos básicos das crianças e adolescentes.

Desenvolvida a partir da parceria entre a Associação Nacional de Defensores Públicos e o cartunista Ziraldo, a cartilha é um material didático e de fácil entendimento para a população. Ainda no dia 19, a Câmara de Vereadores de Mossoró promoverá uma sessão solene em homenagem ao Dia Nacional da Defensoria Pública, como forma de divulgar para a população mossoroense o papel da instituição na garantia do direito constitucional de acesso à Justiça.

Confira toda a programação da emana Nacional de Mobilização das Defensorias Públicas:

Segunda-feira – 16 de maio

Atividade: Palestras

Tema: O papel da Defensoria na efetivação dos direitos

Palestrante: Defensores Públicos Filippe Augusto dos Santos Nascimento (DPF) e Renata Alves Maia (DPE)

Hora: 16h

Local: Associação Beneficente Raimunda Rodrigues (ABRAIRO), Natal/RN

Terça-feira – 17 de maio

Atividade: Palestras

Tema: O papel da Defensoria na efetivação dos direitos

Palestrantes: Defensores Públicos Wagner Ramos Kriger (DPF), Lorena Costa Dantas Melo (DPF), Ana Lúcia Raymundo (DPE) e Bruno Barros Gomes Câmara (DPE)

Hora: 14h

Local: Escola Estadual Anísio Teixeira, Natal/RN

Quarta-feira – 18 de maio

Atividade: Palestra

Tema: O papel da Defensoria na efetivação dos direitos

Palestrante: Defensora Pública Elisângela Santos de Moura (DPF)

Hora: 14h

Local: Escola Estadual Jean Mermoz, localizada na rua BR de Mauá, S/N, bairro de Bom Pastor, Natal/RN

Quinta-feira – 19 de maio

Atividade: Mutirão de atendimento ao público e distribuição de cartilha educativa

Hora: 10h às 17h

Local: Shopping Via Direta, Natal/RN

Atividade: Sessão em homenagem ao Dia Nacional da Defensoria Pública

Hora: 9h

Local: Câmara de Vereadores de Mossoró/RN

Fonte: ASSECOM/RN

Governadora recebe cópia do edital do Aeroporto de São Gonçalo durante evento turístico em Natal

Governadora participa do lanamento do Bem Receber e Clube do Feijo amigo - Elisa Elsie (5)

Durante solenidade realizada na manhã desta quinta-feira (12) para o lançamento do projeto Bem Receber Copa, que contou com a presença do ministro do Turismo, Pedro Novais, a governadora Rosalba Ciarlini recebeu das mãos do deputado federal Henrique Alves uma cópia do edital de construção do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, lançado hoje.

Rosalba lembrou que em sua primeira visita oficial à presidenta Dilma Rousseff, a construção do aeroporto foi anunciada como uma das prioridades de sua gestão, o que trouxe confiança ao Governo do Estado de que a obra seria viabilizada. O empreendimento será o primeiro do setor aeroportuário do país concedido à iniciativa privada.

Para a governadora, “a Copa começa a deixar frutos agora”. Ela lembrou que, se não fosse a realização do evento esportivo em Natal, obras importantes demorariam mais a acontecer.

Fonte: ASSECOM/RN

Deputado solicita cumprimento de leis

_MG_4678

O deputado Fábio Dantas-PHS fez um apelo hoje, dia 12,  ao governo do Estado para que respeite as leis ou as reformule, contanto que os servidores que esperam pela implantação dos seus planos de cargos, carreiras e salários não sejam prejudicados.

Aproveitando o tema, ele disse que está elaborando um projeto de lei no sentido de que cada gestor, ao assumir um cargo público faça um curso na área de gestão administrativa.

O parlamentar sugeriu, também, que o governo do Estado crie uma câmara de crise ligada ao Planejamento para cuidar de todas as categorias funcionais, para que não ocorram os problemas que agora estão ocorrendo.

Fonte: Assessoria de Imprensa da AL/RN

Projeto Bem Receber Copa é lançado pela Governadora e Ministro do Turismo em Natal

Natal foi a primeira cidade-sede da Copa 2014 a conhecer o projeto Bem Receber Copa. A apresentação aconteceu na manhã desta quinta-feira (12), no Pirâmide Natal Resort & Convention, com a presença da governadora Rosalba Ciarlini e do ministro do Turismo, Pedro Novais.

De acordo com o secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Colbert Martins, o principal objetivo do Bem Receber Copa é qualificar os profissionais da área de turismo para atender bem os visitantes durante o maior evento esportivo do mundo. “Não vamos ficar omissos e deixar o país ficar sem essa mão de obra qualificada pós-evento”, disse Colbert Martins.

O projeto conta com a parceria de várias entidades ligadas ao setor turístico, entre elas ABIH, Abrasel, FBHA, Abeta e Contratuh, e deve receber entre 2011 e 2013 um investimento de R$ 257,7 milhões, oferecendo 230 mil vagas em cursos para capacitar mão de obra. Só no Rio Grande do Norte há 3.203 vagas para investimento nos setores de alimentação, hospedagem, turismo de aventura, eventos, agências, locadoras de carro e receptivo de aeroporto. O Bem Receber Copa também vai oferecer aulas de inglês e espanhol.

O ministro Pedro Novais lembrou que o Ministério do Turismo tem papel fundamental na Copa 2014 e disse que faz a diferença para o visitante ser bem atendido. “Como em um restaurante, por exemplo, é bom consumir um bom produto e sair satisfeito do local. É esse tratamento que buscamos com o Bem Receber Copa. Podemos não ter o melhor estádio, até perdemos a Copa de 50, mas a imagem que o turista estrangeiro vai levar do nosso país deve ser positiva”, observou, lembrando que a expectativa é atingir o número de 8 milhões de turistas estrangeiros em 2014.

A governadora Rosalba Ciarlini disse estar feliz porque o Ministro escolheu o RN para iniciar o projeto e reforçou a importância do investimento. “A experiência que tive como prefeita em relação ao turismo só me fez ver o quanto é positivo investir nessa atividade”, observou, lembrando que “a Copa começa a deixar frutos agora”.

HOMENAGEM

Após a apresentação do projeto Bem Receber Copa, a governadora Rosalba Ciarlini participou do almoço do Clube do Feijão Amigo, uma confraria ligada à Federação Nacional de Turismo – Fenactur, onde foi homenageada pelo apoio e compromisso com o turismo do Rio Grande do Norte. Rosalba recebeu das mãos do secretário de Estado do Turismo, Ramzi Elali, o troféu símbolo da instituição.

“Eu estou me sentindo muito a vontade, em casa, porque aqui estamos entre amigos”, disse a governadora sobre a emoção de receber o troféu. “São momentos como esse que nos dão mais apoio e incentivo para seguir em frente, levantando a bandeira do turismo para fazer o RN crescer.

Participaram, ainda, dos eventos o presidente do Clube do Feijão Amigo BR, Michel Tuma Ness; o presidente e vice-presidente do Clube do Feijão Amigo no RN, Sami Elali e Paulo Galindo, respectivamente; presidente da ABIH Nacional, Enrico Fermi; secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Benito Gama; deputado estadual Getúlio Rêgo; deputado estadual Henrique Alves; prefeita de Natal, Micarla de Souza; secretário Municipal de Esporte e Copa do Mundo, Rodrigo Cintra; secretária Nacional de Políticas do Turismo, Bel Mesquita; secretário Municipal de Turismo, Tertuliano Pinheiro; e o prefeito de Extremoz, Claus Rêgo.

Fonte: ASSECOM/RN

Mineiro repercute PROIMPORT

_MG_1505

O deputado Fernando Mineiro (PT) repercutiu, durante a sessão desta quinta-feira, 12, o seu pedido de vistas ao Projeto de Lei que dispõe sobre o Programa Público de Apoio às Importações do Exterior e Desenvolvimento Portuário e Aeroportuário do Rio Grande do Norte, o PROIMPORT, durante uma reunião extraordinária da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa, na manhã de hoje.

Mineiro disse que pediu vistas para conhecer melhor o projeto e saber o seu impacto no desenvolvimento do RN. “Achei estranho a pressa para aprovar essa matéria. O projeto foi lido na sessão de terça-feira, publicado ontem e apresentado hoje para ser votado. Acho importante que o governo apresente proposições para incentivar o desenvolvimento do Estado, mas não posso votar sem conhecer o projeto”, disse.

O deputado afirmou que encaminhou uma cópia do referido projeto à instituições empresariais como Federação das Indústrias do RN (Fiern), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) dentre outras, para que manifestem suas opiniões.

Em aparte, os deputados Hermano Morais (PMDB) e Ezequiel Ferreira, que também é membro da CCJ, manifestaram apoio ao parlamentar.

PROIMPORT

De acordo com o Projeto de Lei, o objetivo do PROIMPORT é implementar e fomentar uma política de atração de empresas que venham contribuir para a reestruturação e o desenvolvimento das atividades comerciais portuárias e aeroportuárias do estado.

A matéria prevê a criação de um corredor de importação e reduz a alíquota de imposto dos atuais 17% para 2% no primeiro ano de implantação do Proimport. Depois de cinco anos a alíquota deve chegar a 4,25%. O projeto pretende usar o atual potencial do Porto de Natal que funciona a baixo da capacidade, com um volume de importação muito menor do que os portos de Itajaí (SC) e de Vitória (ES), que tem o mesmo tamanho do nosso porto.

Fonte: Assessoria de Comunicação AL/RN

PROIMPORT foi apresentado aos deputados na Assembleia Legislativa

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Benito Gama, apresentou o projeto do Programa Público de Apoio às Importações do Exterior e Desenvolvimento Portuário e Aeroportuário do Rio Grande do Norte (PROIMPORT) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (12).

A ida de Benito Gama serviu para explicar aos deputados estaduais do que se trata e como vai funcionar o PROIMPORT no Rio Grande do Norte. Utilizando recursos multimídia, o secretário fez uma explanação do Programa cujo Projeto de Lei está na Assembleia.

O titular da Sedec esteve acompanhado do secretário de Estado da Tributação, José Airton, uma vez que a concepção do PROIMPORT surgiu após algumas reuniões envolvendo servidores das duas pastas do Executivo.

Tanto Benito Gama quanto José Airton responderam alguns questionamentos dos parlamentares durante a reunião da CCJ. O deputado Estadual Fernando Mineiro (PT) foi o único que solicitou prazo para, segundo ele, “analisar melhor o projeto”.

O deputado Estadual Agnelo Alves, que preside a CCJ, concedeu até a segunda-feira (16) para que Fernando Mineiro possa esclarecer seus questionamentos e conhecer melhor o projeto. “Resolvendo isso, podemos colocar em plenário já na terça-feira”, disse Agnelo. Benito Gama elogiou o interesse dos parlamentares em conhecer o PROIMPORT. “Foi uma excelente reunião”, comentou o secretário.

Fonte: Assessoria de Imprensa da AL/RN

Professores do Ensino Médio Inovador participam de Encontro no Instituto Kennedy

O Instituto Presidente Kennedy sedia, nos dias 13, 14 e 22 deste mês, o Encontro do Ensino Médio Inovador. Participam do Encontro os professores das escolas integrantes do Projeto. São as escolas estaduais “Antonio Pinto” e “Anísio Teixeira” (Natal), “Tristão de Barros” (Currais Novos) e “Pedro II” (Lajes).

O Encontro, que acontecerá das 08h às 18 h, terá três oficinas voltadas para o aprimoramento das ações do Ensino Médio em sala de aula. Serão oficinas voltadas para os temas: “Inovação, criatividade e empreendedorismo no currículo inovador” – com o professor Washington José de Souza (UFRN); “As diferentes mídias e as formas de produção do conhecimento no currículo inovador”, com a professora Regina Lúcia Alves Costa (técnica especialista da SEEC); e “Contextualização, problematização e interdisciplinaridade no Ensino Médio Inovador”, professor Pedro Fernandes (técnico especialista da SEEC).

A abertura do Encontro, nesta sexta (13), 8h30, contará com a presença da secretaria de Estado da Educação, professora Betânia Leite Ramalho, e do presidente do SEBRAE/RN, José Ferreira de Melo Neto.

Fonte: ASSECOM/RN

SEEC e SINTE realizaram mais uma rodada de negociação

Foto_Demis roussos (9)

A secretária de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), Betânia Ramalho, e a secretária adjunta, Adriana Diniz se reuniram mais uma vez com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (SINTE/RN), no final da manhã desta quinta (12), no Gabinete Civil do Governo do Estado. O sindicato havia ocupado a sala da Chefia de Gabinete da SEEC, no período da manhã, em busca de respostas para as reivindicações da categoria quanto às melhorias salariais.

Durante a reunião, a secretária mostrou para a diretoria do SINTE o esforço que o governo vem fazendo no sentido de atender as reivindicações da categoria. De acordo com Betânia Ramalho, o Governo está fazendo estudos de impacto financeiro e analisando todos os cenários para que possa apresentar uma proposta concreta.

“Eu não vim aqui para fazer demagogia, falsa promessa nem falsa negociação. Nós estamos o tempo todo buscando os números, calculando tudo. Temos ajustes financeiros na secretaria para fazer. Atender o que a categoria está pedindo no momento não é possível porque não se trata apenas de cumprir o piso salarial. O problema é cumprir o escalonamento do plano a partir do piso, mas estamos fazendo tudo o que é possível para atender o máximo que pudermos”. Afirmou Betânia. A secretária reforçou também a disponibilidade do Governo em manter um diálogo franco e que a SEEC estará sempre aberta e pronta para receber o SINTE para novas negociações.

O movimento do sindicato, durante a manhã, ocorreu de forma pacifica e sem maiores transtornos. O policiamento presente no local foi necessário apenas para ajudar a manter a rotina normal de trabalho da secretaria.

Os manifestantes entraram em greve há mais de uma semana reivindicando aumento salarial. O processo de negociação vai continuar aberto e aguardando os estudos do governo. De acordo com levantamento da Coordenadoria dos Órgãos Regionais de Educação do Estado (CORE), até o final da Tarde de ontem (Quarta/11), 19,07% das escolas do Estado estavam paralisadas totalmente e 19,01% parcialmente. Ou seja, mais de 61% das escolas, cerca de 440, permanecem com o ritmo de aulas normal.

Fonte: ASSECOM/RN

CCJ aprecia projeto de incentivo ao Porto

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa realizou reunião extraordinária na manhã desta quinta-feira, 12, para apreciar o Projeto de Lei que dispõe sobre o Programa Público de Apoio às Importações do Exterior e Desenvolvimento Portuário e Aeroportuário do Rio Grande do Norte, o PROIMPORT. A matéria chegou esta semana na Assembleia e diante da importância do projeto, o presidente da CCJ, deputado Agnelo Alves (PDT), convidou os líderes partidários e os secretários de Desenvolvimento Econômico e de Tributação do Estado para debater a matéria.

Após a apresentação do projeto por representantes do Governo, o deputado Fernando Mineiro (PT) pediu vistas do projeto para analisar a proposta encaminhada. “Temos que ter o interesse da sociedade em primeiro lugar, mas tenho que discutir com outros setores. É necessário um estudo detalhado. Vou estudar com afinco a questão, e prometo devolver o projeto dentro do prazo”. O regimento garante a qualquer membro da comissão que pede vistas a matéria um prazo de três dias úteis. Mesmo assim, a CCJ marcou nova reunião extraordinária para segunda-feira, 16, ás 9 horas. A deputada Larissa Rosado (PSB) foi indicada a relatora da matéria. O Presidente da CCJ, Agnelo Alves, demonstrou intenção de levar a matéria ao Plenário na terça-feira (17).

A matéria prevê a criação de um corredor de importação, o projeto reduz a alíquota de imposto dos atuais 17% para 2% no primeiro ano de implantação do Proimport. Depois de cinco anos a alíquota deve chegar a 4,25%. O projeto tem como objetivo usar o atual potencial do Porto de Natal que funciona a baixo da capacidade, com um volume de importação muito menor do que os portos de Itajaí (SC) e de Vitória (ES), que tem o mesmo tamanho do nosso porto.

Segundo o texto encaminhado pelo Governo do Estado, “o programa proporciona condições favoráveis sob o aspecto fiscal, sem com isso comprometer os níveis de arrecadação atual”. Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Benito Gama, o projeto vai mudar a economia do Estado. “Não tenho dúvidas de que este projeto será o mais importante projeto para a economia do Rio Grande do Norte dos próximos 10 anos. Podemos gerar até 3.800 empregos no primeiro ano, movimentar mais de US$ 1 bilhão. E se não fizermos nada os portos de Pecem (Ceará) e Suape (Pernambuco) vão engolir nosso mercado”. O estudo feito pelo Governo estima que 6.800 emnpregos diretos serão criados em cinco anos.

O Secretário Benito Gama destacou que o Porto de Natal tem totais condições de receber um volume muito maior de importações. A meta da secretaria é que em 10 anos o Porto de Natal eleve a movimentação em US$ 910 milhões, sendo US$ 20 milhões já no primeiro ano. “Queremos ser um grande entreposto comercial não só do Brasil, mas da América Latina”.

A reunião contou com a presença de todos os membros da comissão, deputados Agnelo Alves (PDT), Fernando Mineiro (PT), Larissa Rosado (PSB), Ezequiel Ferreira (PTB), Tomba Farias (PSB), alem do Presidente da Assembleia, deputado Ricardo Motta, o líder do governo, deputado Getúlio Rêgo (DEM), e os líderes partidários deputado Walter Alves (PMDB), Gilson Moura (PV), e Márcia Maia (PSB).

Fonte: Assessoria de Imprensa AL/RN

TV Assembleia exibirá teleaulas do IFRN

A TV Assembleia e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, firmam parceria para exibição das teleaulas do Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania, o ProITEC. Os vídeos didáticos produzidos pelo IFRN têm como público alvo os concluintes do Ensino Fundamental que estão se preparando para ingressar em um dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, ofertados pelo IFRN em suas 14 unidades em funcionamento no Estado.

Cada uma das 10 teleaulas do ProITEC faz, em 30 minutos, uma revisão do conteúdo de português e de matemática, utilizando uma linguagem voltada para o público jovem e com referencia aos temas ligados à cidadania. A TV Assembleia vai exibir as teleaulas a partir de sábado, dia 14 de maio, sempre às 13h.

A emissora do Legislativo Potiguar, hoje em canal aberto na cidade de Natal, região metropolitana, Caicó, Lagoa Nova, Pau dos Ferros, Santa Cruz e Nova Cruz, vem somar esforços a essa iniciativa do IFRN no sentido de democratizar o acesso à educação pública, gratuita e de qualidade.

O Pro-ITEC surgiu há 20 anos, como curso Pró-Técnico, e este ano contabilizou 8.400 inscrições de alunos que estão concluindo o Ensino Fundamental em escolas públicas.

Fonte: Assessoria de Comunicação da AL/RN

Presidente participa do lançamento da FENACAM 2011

AL - Lanc. Fenacam. Ft.Moraes Neto. (4)

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta, participou na manhã desta quinta-feira, 12, do lançamento da Feira Nacional do Camarão (FENACAM) e do World Aquaculture Society (WAS), a maior reunião mundial da aquicultura. Durante a solenidade, no auditório do Sebrae, Ricardo Motta lembrou ter sido de sua autoria a inclusão da Pesca dentre as atribuições da Secretaria Estadual de Agricultura, como forma de institucionalizar no âmbito do governo do estado as ações voltadas para o setor.

O presidente da Assembleia Legislativa disse que a Casa está aberta aos projetos encaminhados tanto pelo Executivo como pelos setores envolvidos com a aquicultura e carcinicultura no Rio Grande do Norte. "O nosso objetivo é sempre o de melhorar e desenvolver cada vez mais esse setor que é de tamanha importância para o nosso Estado", afirmou o deputado Ricardo Motta.

Participaram do evento o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC), Itamar Rocha, o secretário da Agricultura e Pesca, Betinho Rosado, presidente da ABCC no RN, Nilton Bacurau, e o representante do Ministério da Pesca, Marcílio Lucena.

Segundo Itamar Rocha, a WAS/FENACAM 2011 deverá reunir representantes de 100 países proporcionando o intercâmbio de tecnologia e inovação nas atividades de carcinicultura e aqüicultura.

Fonte: Assessoria de Imprensa da AL/RN

SEEC volta a receber integrantes do SINTE-RN

SEEC - ocupao

Representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (SINTE/RN) estão na sala da chefia de gabinete da Secretaria de Estado da Educação (SEEC), hoje (quinta/12), pela manhã. A mobilização busca manter contato com os servidores da SEEC. O movimento está ocorrendo de forma pacífica e sem maiores transtornos. O policiamento presente no local foi necessário apenas para ajudar a manter a rotina normal de trabalho da secretaria.

Os manifestantes entraram em greve há mais de uma semana reivindicando aumento salarial. O processo de negociação está aberto e ainda hoje a secretária Betânia Ramalho vai receber uma comissão formada pelos professores no Gabinete Civil do Governo do Estado. A reunião foi confirmada pelo subsecretário de educação, José Salim. Fátima Cardoso, presidente do SINTE/RN, já confirmou participação junto com quatro membros do sindicato e mais três representantes dos professores.

De acordo com levantamento da Coordenadoria dos Órgãos Regionais de Educação do Estado (CORE), até o final da Tarde de ontem (Quarta/11), 19,07% das escolas do Estado estavam paralisadas totalmente e 19,01% parcialmente. Sendo assim, mais de 61% das escolas, aproximadamente 435 escolas continuam com o ritmo normal de aula.

Fonte: ASSECOM/RN

Bom Jesus comemora 49 anos de emancipação política com presença da governadora Rosalba Ciarlini

Bom Jesus Aniverssario da Cidade 9

Emancipado no ano de 1963, o município de Bom Jesus, que fica na região agreste potiguar, celebrou em grande estilo seus 49 anos de emancipação política nesta quarta-feira, 11. Presente na comemoração promovida pela prefeitura da cidade, a governadora Rosalba Ciarlini fez questão de parabenizar os habitantes de Bom Jesus e garantiu melhorias para a cidade.

De acordo com o prefeito do município, Edmundo Aires de Melo Junior, mais conhecido com Júnior de D. Lourdinha, em seu terceiro mandato na Prefeitura, essa foi a primeira vista de um governador do Rio Grande do Norte na cidade. "Posso sentir que agora tenho o apoio do Governo do RN trabalhando pela nossa terra. O governo estadual é que dá o alicerce para as prefeituras", disse Júnior.

A governadora Rosalba Ciarlini foi enfática ao detalhar melhorias previstas para Bom Jesus. "Essa semana o prefeito Júnior esteve em meu gabinete na Governadoria com várias reivindicações que queremos atender, podem ficar cientes que existe agora uma governadora que vai trabalhar por Bom Jesus. Já vamos formalizar um convênio para calçar algumas ruas da cidade, melhorar as condições da feira, praças e a saúde do município", disse Rosalba Ciarlini.

Ainda nas comemorações do aniversário de emancipação política da cidade, uma equipe itinerante da Central do Cidadão realizou atendimento aos habitantes de Bom Jesus. De acordo com o secretário de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), Thiago Cortez, foram cerca de 50 carteiras de trabalho e 200 CPFs expedidos na ação. "É o Governo do RN levando ações de cidadania para o cidadão", disse o secretário.

Fonte: ASSECOM/RN

Deputados debatem planos de cargos e salários

_MG_0034

A implantação dos planos de cargos e salários de funcionários do Estado, aprovados no final do ano passado, foi bastante discutida na sessão plenária da Assembleia Legislativa da última quarta feira, dia 11.

O deputado Fernando Mineiro - PT disse que estranhava o governo dizer que não tem como implantar os planos. Segundo ele, os policiais militares que começaram a trabalhar nas ruas em dezembro ainda estão recebendo como alunos soldados.

“É preciso valorizar os servidores e saber negociar com eles. A reunião de ontem com os trabalhadores da Educação foi muito curta, sem chances para argumentações”, disse.

Em aparte, o deputado José Dias-PMDB disse que as leis encaminhadas no final do governo passado e aprovadas pelo Legislativo são justas. No entanto, ressaltou que os outros poderes tinham dotação orçamentária, o que não ocorreu com o Executivo.

“Votamos as matérias no último dia. E eu disse naquela oportunidade que me envergonhava. Aquilo era uma lambança. Teve plano de cargos que o governo passado não pagou um mês sequer”, disse.

Gilson Moura-PV e Tomba Farias-PSB, que também apartearam Mineiro defenderam que as leis aprovadas têm que ser cumpridas pelo Executivo.

Getúlio Rêgo-DEM, líder da bancada de apoio ao governo disse que ninguém contestava as leis que foram aprovadas e que a governadora não pensa em desobedecê-las, mas é preciso que haja recursos. “Não há dotação orçamentária para pagar todos os meses. Como pagar se não há recursos. Não há espaço para combate. Sem a consciência da situação financeira do Estado não se vai chegar a lugar nenhum”, afirmou.

Fonte: Assessoria de Imprensa da AL/RN

Garibaldi Filho vai trabalhar por uma solução dos débitos de prefeituras junto à Receita Federal

Garibaldi.jpg

Mesmo lembrando que não pode prometer milagres, o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, garantiu que se empenhará na busca de uma solução para os débitos previdenciários das prefeituras com a Receita Federal. Ele assumiu esse compromisso durante reunião da bancada federal com mais de 50 prefeitos do Rio Grande do Norte que estão participando da XIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. A reunião foi realizada na noite desta quarta-feira (11) na Câmara dos Deputados.

A questão da dívida previdenciária é um dos principais pontos da pauta de reivindicações que os prefeitos trouxeram a Brasília. Eles defendem a derrubada do veto presidencial que inviabilizou a atualização pela TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) dos débitos previdenciários dos municípios com a Previdência. A correção é feita atualmente pela Taxa Selic. A título de comparação, em dez anos a Selic variou 313% enquanto a TJLP cresceu 121%.

O ministro da Previdência – que participou da reunião ao lado dos senadores Paulo Davim e Garibaldi Alves e de vários deputados, entre eles Fátima Bezerra, Sandra Rosado, João Maia e Felipe Maia – também manifestou sua solidariedade aos outros pleitos dos prefeitos, como a regulamentação da Emenda 29 e uma redistribuição dos royalties e participação especial sobre gás e petróleo.

 

Blogger news

Blogroll

About