Pages

Ads 468x60px

segunda-feira, maio 30, 2011

Governo anuncia programação da Semana do Meio Ambiente

O Governo do RN inaugura nesta quarta-feira (1º), às 9h, o Ecoposto da Área de Preservação Ambiental (APA) Bonfim-Guaraíra, localizado no município de Nísia Floresta, na região Agreste. A solenidade marca a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente, promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn). A programação, que se estende até o próximo domingo (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, inclui palestras, seminários e ações de educação ambiental em vários municípios.

O Ecoposto funciona como unidade gestora do Idema servindo de apoio à administração da unidade de conservação, além de ofertar infraestrutura para pesquisadores que desenvolvem suas atividades na área e para o policiamento ambiental. A APA onde está localizado o Ecoposto contempla uma área de 42 mil
hectares englobando os municípios de Nísia Floresta, Senador Georgino Avelino, Arêz, Goianinha, Tibau do Sul e São José do Mipibu.

O local foi concebido para realizar palestras e cursos na área de educação ambiental para conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente. A obra, orçada em R$ 1,2 milhão, foi fruto de compensação ambiental da empresa Votorantim no valor de R$ 1,2 milhão. Na solenidade de inauguração do Ecoposto, serão realizadas palestras, exposição de produtos feitos de material reciclado e de zoologia, realizada pela Universidade Potiguar (UNP).

PROGRAMAÇÃO

Embora a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente esteja marcada para o dia 1º de junho, a programação teve início já na segunda-feira (30), com a abertura do curso Saneamento Básico e Sustentabilidade, realizado gratuitamente pela Caern durante toda esta semana. Durante o curso, que teve as inscrições feitas pela internet, os alunos discutem temas como abastecimento de água, esgotamento
sanitário, lixo e drenagem, além de visitarem estações de tratamento de água e de esgotos.

Nesta terça-feira (31), treze municípios do Estado participam do I Seminário do Projeto Orla do Rio Grande do Norte, das 9h às 16h, no auditório do Hotel Maine.
O evento é uma promoção do Idema e da Superintendência do Patrimônio da União (SPU). O objetivo do evento é socializar entre todos os comitês gestores a situação atual dos municípios integrantes do Projeto Orla sobre a implantação das ações propostas nos Planos de Gestão Integrada da Orla Marítima. Na ocasião haverá discussão pela Comissão Técnica Estadual (CTE) sobre a adesão de novos municípios ao projeto, além de informes sobre o Projeto Orla e a Copa 2014 e a respeito dos planos de saneamento municipais. Participam do evento os municípios de Areia Branca, Porto do Mangue, Macau, Galinhos, Guamaré, São Miguel do Gostoso, Ceará Mirim, Extremoz, Natal, Parnamirim, Nísia Floresta, Tibau do Sul e Baía Formosa.

Durante esta semana, a Semarh também promove três Seminários Temáticos Regionais: no dia 1º de junho na cidade de Caicó, dia 2 em Mossoró e dia 3 em Natal. Os Seminários tratarão da gestão ambiental compartilhada e terão foco em um assunto diferente em cada região, respondendo a demanda local em relação ao meio ambiente. Em Caicó, o tema tratado durante todo o dia será a Política Estadual de Combate à Desertificação, com participação de organizações não-governamentais, associações, agricultores, representantes do poder público e sociedade civil.

Já em Mossoró, além da gestão ambiental compartilhada, o seminário terá foco na proteção dos recursos hídricos com a discussão da Chapada do Apodi e a implantação do Comitê da Bacia Hidrográfica. Na sexta-feira (3), o Seminário Estadual do Meio Ambiente será na capital e trará o tema "Saneamento Ambiental na Região Metropolitana de Natal" e "Copa do Mundo 2014" como foco deste ano para a política de Meio Ambiente. Durante o seminário em Natal, haverá o lançamento do Prêmio Januário Cicco de Jornalismo Ambiental para contemplar matérias sobre meio ambiente. As inscrições para os seminários são gratuitas e os participantes receberão certificado pela participação.

A partir do dia 1º até o dia 5, estão previstas ainda diversas atividades de educação ambiental no Parque das Dunas, voltadas para diversos públicos. Além disso, no sábado (4), a Caern realiza mais uma edição do projeto Caern na Comunidade, com atividades de educação ambiental e mutirão de prestação de serviços (combate a ligações clandestinas de esgotos, palestras, apresentação de teatro de bonecos, negociação de débitos e atividades culturais) na Vila de Ponta Negra, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (semurb).

Programação da Semana do Meio Ambiente - 2011

Dia 30 de maio (segunda-feira)

8h às 12h - Abertura do Curso "Saneamento Básico e Sustentabilidade"
Local: Auditório da Caern, Natal

Dia 31 de maio (terça-feira)

8h às 12h - Curso "Saneamento Básico e Sustentabilidade"
Local: Auditório da Caern, Natal

9h às 16h - I Seminário do Projeto Orla do Rio Grande do Norte
Local: Auditório do Hotel Maine, Natal

Dia 1º de junho (quarta-feira)

8h às 12h - Curso "Saneamento Básico e Sustentabilidade"
Local: Auditório da Caern, Natal

8h às 17h - Seminário Técnico Regional sobre Meio Ambiente
Local: Centro Pastoral Dom Wagner, Caicó

9h - Inauguração do Ecoposto da área de proteção ambiental Bonfim/Guaraíras (abertura oficial da Semana do Meio Ambiente 2011)
Local: São José de Mipibu

14h - Caravana Ecológica no município de Senador Georgino Avelino (de 1º a 3 de junho)
Local: Centro

15h - Passeio no Barco Escola Chama Maré com entidades assistenciais.

Dia 2 de junho (quinta-feira)

8h às 12h - Curso "Saneamento Básico e Sustentabilidade"
Local: Auditório da Caern

8h às 13h - Seminário Técnico Regional sobre Meio Ambiente
Local: Auditório da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, Mossoró

15h - Passeio no Barco Escola Chama Maré com entidades assistenciais.

Dia 3 de junho (sexta-feira)

8h às 12h - Curso "Saneamento Básico e Sustentabilidade"
Local: Auditório da Caern

8h às 17h - Seminário Técnico Regional sobre Meio Ambiente
Local: Auditório da Fiern, Natal

15h - Passeio no Barco Escola Chama Maré com entidades assistenciais.

Dia 4 de junho (sábado)

9h às 13h - Caern na Comunidade e Semurb nos Bairros, na Vila de Ponta Negra
Local: Em frente à Igreja Católica

9h - Passeio realizado em parceria com o Jeep Club para marcar a Semana do Meio Ambiente, chamando atenção para a necessidade de preservação ambiental na orla.
Percurso: APA Genipabu a Maracajaú

Dia 5 de junho (domingo)

8h às 16h30 - Palestras, exibição de filmes, atividades culturais e educativas de cunho
ambiental realizadas no Parque das Dunas.

Fonte: ASSECOM/RN

Empresários coreanos confirmam interesse em investir em energia eólica

Investidores Coreanos visitam Instalações da Petrobrás - Guamaré

O primeiro dia da missão empresarial da Coréia ao Rio Grande do Norte foi marcado por uma visita ao pólo industrial de Guamaré e o parque eólico Mangue Seco. Atentos aos detalhes, os coreanos percorreram as instalações da Petrobras e assistiram apresentações técnicas do empreendimento. A missão é composta por que representantes de empresas dos setores têxtil, infraestrutura, mineração, químico, energia solar e eólica e do agronegócio.

O embaixador da Coréia no Brasil, Kyonglim Choi, disse que a visita foi considerada pela delegação “muito boa”. Ele ressaltou que os dirigentes empresariais ficaram impressionados com o parque eólico do RN. “Há interesse em investimento no setor de energia”, revelou Choi.

Para o embaixador há possibilidade de investimentos no Rio Grande do Norte em outros setores da economia. “Após esta missão vamos discutir todas as possibilidades”, declarou. Em relação aos incentivos por parte do Governo do Estado, Kyonglim Choi frisou que “o Rio Grande do Norte tem se empenhado de forma visível para trazer os investimentos”.

Acompanhando a missão, o secretário adjunto de Estado do Desenvolvimento Econômico, Américo Maia, confirmou o interesse dos coreanos no setor de energia eólica e identificou interesse dos visitantes em consolidar novos investimentos.Nesta terça-feira (31), segundo e último dia da missão, a comitiva será recebida pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Benito Gama que irá apresentar outras oportunidades para investimentos no Rio Grande do Norte. À tarde a comitiva participa de rodada de negócios com representantes do setor empresarial do estado.

Além do embaixador da Coréia no Brasil, Kyonglim Choi, estão em Natal Jong In Rim (Daewoo International), Gi Seob Kim (Hyundai), Junwoo Kim (LG), Jin Young Park (Hyosung) Choon  Jang  Ban (Hanwha), Jung Hae Seong e Oh Se Chul (Posco), Je Nam Yoo (Banco de Seguro Comercial), Byeonrog Mun, (Chungnam), Doo Young Kim (Kotra), Yang Kyu Kim e Kwang Jin Cho (Samsung SDS); Doo Young Kim Suk Soo Jung Su Jin Kim (Kotra).

Fonte: ASSECOM/RN

Plenária na AL discute política nacional de economia solidária

IMG_5630

O presidente do legislativo estadual, deputado Ricardo Motta, que preside na Casa a Frente Parlamentar de Cooperativismo, disse na Plenária do Fórum de Economia Solidária, realizado na tarde desta segunda-feira, 30, que a Assembleia dá apoio incondicional e continuará incentivando os projetos que podem resgatar o sustento de pessoas mais simples.

A plenária foi uma iniciativa do mandato do deputado Fernando Mineiro e se realizou no plenarinho da Assembleia. “A economia solidária teve um significativo crescimento e organização nos últimos oito anos, mas agora tem a necessidade e a obrigação de se fortalecer politicamente”, disse o representante do Ministério do Trabalho e Emprego, Roberto Marinho.

A plenária tratou da Política Nacional de Economia Solidária e do Projeto de Lei 865/2011, que cria a Secretaria Especial de Micro e Pequenas Empresas. “O debate que vem se realizando nacionalmente é sobre qual o lugar que a economia solidária deve ocupar com a criação desta nova secretaria”, disse Mineiro. Atualmente, a Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAE) faz parte do Ministério do Trabalho e Emprego.

Segundo Marinho, o segmento hoje está sendo tratado em 22 ministérios. Ele apresentou estatísticas revelando o crescimento do setor, que conta com mais de 350 mil empreendedores solidários e parcerias e acordos com 22 ministérios. Por esse mesmo motivo, muitos defendem a centralização em uma pasta.

Além do técnico ministerial, a plenária contou com representantes de um grande número de associações, da deputada federal Fátima Bezerra, do consultor técnico do Sebrae, João Hélio, da representante do Fórum Estadual de Economia solidária, Lidiane Freitas e lotou o plenarinho da Casa. Fátima Bezerra fez uma retrospectiva do trabalho realizado pela Frente Parlamentar em Defesa da Economia Solidária, da qual faz parte.

Lidiane Freitas disse que o setor tem sua força, importantes empreendimentos e está pronto para dialogar com o mercado. Ela concluiu: “Está faltando a política nacional da economia solidária. Para nós que fazemos na prática não interessa para onde nos levem, mas defendemos acima de tudo ações para fortalecer a política nacional”

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da ALRN

Governo convoca docentes da UERN para manter negociação

O encontro realizado na Reitoria da universidade. Negociaes da  categoria do  professores  Uern Governo do Estado - Foto Carlos Costa (4)

“O Governo entende que a melhor maneira de se avançar é através do diálogo com as categorias”. Essas foram as palavras dos secretários de Estado da Educação e da Cultura, Betânia Ramalho, e da Administração e Recursos Humanos, Anselmo Carvalho, na manhã desta segunda-feira (30), na sede da Universidade Estadual do RN, em Mossoró, numa reunião para discutir a pauta de reivindicações dos professores da UERN.

A reunião foi convocada pelo próprio Governo, através do reitor da UERN, Milton Marques, e contou com a participação do pró-reitor de Administração, Severino Neto, da pró-reitora de Recursos Humanos, Joana D’arc Lacerda, da Pró-reitora Adjunta, Lúcia Pedrosa de Lima. A Associação dos Docentes da UERN (ADUERN) foi representada por seu Presidente, Flaubert Torquato Lopes, além de representantes do Sinte/Mossoró.

O Governo reconhece a solicitação de reajuste de 23,98% solicitada pela categoria, mas diante das dificuldades financeiras enfrentadas atualmente pelo executivo, defende o escalonamento deste percentual em quatro anos, como foi feito em anos anteriores, mas ainda não foi possível afirmar o mês que seria feito o pagamento da primeira parcela. “A avaliação financeira do Governo dos últimos quatro meses revela que a Lei de Responsabilidade Fiscal impede qualquer aumento da folha de pagamento” explicou a professora Betânia Ramalho.

Além da reposição salarial, a pauta apresentada pela categoria solicita o descontingenciamento dos recursos orçamentários da UERN; garantia da autonomia financeira da UERN; ampliação dos recursos orçamentários da UERN; universalização do regime de trabalho de dedicação exclusiva; criação de creches para servidores, entre outras.

A ADUERN pediu que o Governo apresentasse um documento com a contra proposta para ser apresentado nesta terça-feira (31), quando será realizada uma assembleia, para ser analisado pela categoria e definido uma posição com relação a paralisação das atividades.

Fonte: ASSECOM/RN

Assembleia realiza audiência pública sobre andamento das obras do Aeroporto de São Gonçalo

Aud. Aeroporto de So Gonsalo. Ft.M. Neto (6)

A Assembleia Legislativa realizou nesta segunda-feira, 30, audiência pública sobre o andamento das obras do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante. A iniciativa do deputado Poti Junior (PMDB) fez um levantamento de tudo que vem sendo feito para a concretização do aeroporto. “O Aeroporto de São Gonçalo é uma realidade e muito se deve ao esforço da classe política no dia-a-dia. São Gonçalo nunca mais será a mesma, e o aeroporto vai colocar a cidade e o RN como referencia nas importações e exportações para o Brasil”, afirmou Poti Junior.

O Aeroporto de São Gonçalo também será o primeiro no país com o projeto de aeroporto-cidade, que prevê a construção de shoppings, restaurantes, e escritórios. O presidente da Assembleia, deputado Ricardo Motta, destacou a importância dos parlamentares no acompanhamento das ações. “O interesse deste tema vai alem do desenvolvimento de São Gonçalo, se trata de um tema fundamental para o desenvolvimento do nosso Estado. E por isso temos que debater ações em relação às desapropriações e aos acessos necessários”.

Na esfera municipal, o prefeito de São Gonçalo, Jaime Calado, demonstrou preocupação com a capacitação da mão de obra. “A prefeitura tem feito várias parcerias para atender a expectativa das empresas, para que a população de São Gonçalo se beneficie realmente deste grande investimento. O IFRN de São Gonçalo já terá seu primeiro curso começando no próximo dia 6 de junho, e a instituição já planeja um curso de logística, importante para quem vai ter um aeroporto”, afirmou Jaime Calado. O prefeito também destacou que o Senai e o Senac vão se instalar no município ainda este ano.

As principais dificuldades para a realização da obra foram discutidas por técnicos de diversas secretarias. O município de São Gonçalo trabalha para remover a comunidade Padre João Maria que fica em uma área perigosa para o funcionamento do aeroporto. Outro desafio é a desapropriação de terrenos. Segundo o prefeito Jaime Calado os valores que devem ser assumidos pelo Governo do Estado não passam de R$ 20 milhões.

Um único proprietário detém 1/3 dos terrenos particulares que serão utilizados na obra. O advogado dos proprietários lamentou o atraso nesta decisão judicial que se arrasta desde 1996. Mas destacou que as partes estão conversando para encontrar uma solução definitiva. Hoje o processo está com o Desembargador Amaury Sobrinho. O sanitarista Aldo Tinoco defendeu a transferência de potencial construtivo para solucionar a falta de dinheiro para a desapropriação. Na prática os donos de terrenos poderiam ganhar terrenos públicos em outras áreas.

O representante da Infraero e engenheiro da obra do aeroporto, Ibernon Gomes, levou otimismo aos que participavam do debate ao afirmar que a obra está rigorosamente em dia. “As obras estão plenamente em dia, e as obras estão em andamento, diferente do que se fala por aí. E posso afirmar que a parte da Infraero será entregue rigorosamente em dia”, afirmou o engenheiro. A parte das obras de responsabilidade do consorcio também devem ser entregue até dezembro de 2013. O Governo Federal vai realizar o pregão eletrônico no dia 15 de julho na Bolsa de Valores de São Paulo.

Fonte: Assessoria de Imprensa AL/RN

Greve não paralisa serviços e é localizada nos agentes da Polícia Civil e na Educação

Reunio com a Policia Civil foto IR. 15

Diversos setores da administração estadual estão aguardando posição do Governo e decidiram continuar trabalhando normalmente. Os médicos decidiram retirar o indicativo de greve, previsto para esta quarta-feira (01/06). Assim como os técnicos da Secretaria de Estado de Tributação (SET) que também decidiram suspender o movimento de greve, e terão rodada de negociação no dia 07 de junho. E os servidores da Emparn, em reunião, também decidiram não entrar em greve.

Na última sexta-feira (27), o secretário-chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes, se reuniu com representantes do Sinte-RN e Sinpol. No caso da polícia civil, o encontro contou com a presença dos secretários de Estado da Segurança e Defesa Social, Aldair da Rocha; e da Administração e Recursos Humanos, Anselmo Carvalho; além do delegado adjunto da Polícia Civil, Crystian Medeiros; o procurador-geral de Justiça, Manoel Onofre Neto; e o promotor de Justiça, Fernando Vasconcelos. Do Sinpol, participaram Vilma Marinho, Renata Pimenta, Djair Oliveira e Francisco Alves. Apesar do avanço em vários pontos da pauta de reivindicações, os Policiais Civis decidiram manter a greve, iniciada dia 17 de maio, pelo menos até a próxima quarta-feira (01/06), quando os representantes do Sinpol se reunirão novamente com o Governo do Estado.

POLÍCIA CIVIL

No interior do Estado, as delegacias estão funcionando em quase todos os municípios. Aqui na capital, mesmo com a paralisação, os Boletins de Ocorrência podem ser feitos nas Delegacias de Plantão das Zonas Norte e Sul e via internet, no site da Defesa Social: www.defesasocial.gov.br, na opção Delegacia Virtual.

FJA

Na Fundação José Augusto, os servidores paralisaram parcialmente as atividades na manhã desta segunda-feira (30). Por ser uma segunda-feira os museus estão fechados. A Biblioteca Pública Câmara Cascudo e a Fortaleza dos Reis Magos estão abertos aos visitantes.

PROFESSORES

         Na Educação, a greve continua e o quadro é o mesmo da semana passada, segundo dados levantados diariamente pela Coordenadoria dos Órgãos Regionais de Educação – Core, cerca de 52% das escolas em todo RN estão em funcionamento.

EMPARN

Os funcionários da Emparn se reuniram na manhã desta segunda-feira (30) e também optaram por não paralisar as atividades e já marcaram nova reunião para dia 7 de junho quando vão avaliar as propostas que o Governo pode apresentar até o final desta semana

DETRAN

No Detran, apesar da paralisação, todos os setores do órgão estão em funcionamento, sem trazer  maiores transtornos para a população. As negociações da categoria serão encabeçadas pelo Sinai e estão previstas para a próxima semana, em data ainda a ser confirmada com o secretário de Estado da Administração e Recurso Humanos, Anselmo Carvalho.

IDEMA

         No Idema os servidores concursados cumprem os 30% da lei de greve. Como o órgão tem parte dos funcionários conveniados e estes não aderiram ao movimento, o trabalho no Idema não está sendo prejudicado.

EMATER

Segundo o diretor do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte, Ronaldo Cruz, o andamento dos trabalhos está dentro da normalidade.

JUNTA COMERCIAL

Na Jucern uma minoria de funcionários efetivos aderiu ao movimento. Continuam suas atividades os comissionados e estagiários, o que está fazendo a Jucern funcionar dentro da normalidade.

PGE

Os servidores da Procuradoria Geral do Estado fizeram uma paralisação durante o dia 26. Segundo o procurador geral, Miguel Josino, os servidores aceitam esperar a situação financeira do Estado melhorar para negociar um possível reajuste fora de greve.

Não aderiram ao movimento os órgãos da administração indireta, como Fundac, DER, Ceasa, Datanorte, Ipern, Idiarn e Igarn. Em todos estes órgãos, os diretores conversaram com seus servidores, pedindo compreensão para  o momento difícil que o Governo está passando com relação às finanças públicas, e foi acatado. Em nenhum deles há um indicativo de greve por parte dos servidores.

Fonte: ASSECOM/RN

Diretoria do Sinte faz pronunciamento à Sociedade

A sociedade potiguar vive um período de grandes irregularidades na Educação. Não pelo movimento grevista, mas pelas más condições em que se iniciou o ano letivo. Faltam professores, funcionários, merenda e até carteiras. Há prédios em condições precárias com instalações hidráulicas e elétricas expostas e alunos (as) correndo sérios riscos pelas infiltrações e pela possibilidade de choques nas paredes.

Os velhos bebedouros também denunciam o risco de contaminação na água consumida pelos estudantes. Há banheiros entupidos; bancos de alvenaria quebrados; cozinha com fogões inutilizados; locais insalubres, sem manutenção de limpeza e higienização. Atreladas a isso, existem as carências pedagógicas e didáticas inerentes à qualidade do ensino: as salas de aula estão super lotadas e faltam elementos básicos para se planejar uma aula.
O Governo não pode ficar alheio a esta situação. Não pode simplesmente dizer que os problemas foram causados por gestões passadas e ignorar as suas consequências. Já se passaram cinco meses desde que a atual administração assumiu o Estado e nem os Diários de Classe foram enviados aos professores. Isso, certamente, não é mais responsabilidade dos antigos governantes. É por essas razões que o Sinte se dirige à sociedade. É por isso que a categoria busca o Governo. Esse é apenas um apelo ao cumprimento de um Direito básico: Educação.

Esse diálogo entre trabalhadores, sociedade e Governo deve começar, já e deve contemplar, também, todas as condições adversas pelas quais os profissionais passam. Para tanto, vale lembrar que os salários da categoria são os mais baixos na estrutura do Governo estadual e esta é maior categoria trabalhista do Estado. É também a que presta o serviço mais importante à população.
A greve dos Trabalhadores em Educação é motivada pela falta de proposta do Governo à categoria, aos alunos e à sociedade. E ela se manterá até que alguma atitude seja tomada pelos governantes. Qualquer que seja o desfeche desta luta, o Sinte e a categoria que representa seguirão em frente firmes e coerentes em nome dos interesses da Educação.

Bandidos roubam casa lotérica e agência dos Correios no Agreste

A região Agreste do Rio Grande do Norte sofreu, mais uma vez, com a criminalidade. Na tarde desta segunda-feira (30), duas registraram assaltos com bandos armados: Espírito Santo e Tibau do Sul. Ninguém foi preso.
Na cidade de Espírito Santo, quatro bandidos armados invadiram e assaltaram uma casa lotérica, rendendo os funcionários e limpando os caixas com toda a apuração do dia. Já em Tibau do Sul, outro bando armado assaltou a agência dos Correios e fugiu em seguida, sem que ninguém fosse preso. Nos dois casos ainda não há um balanço das quantias levadas pelos criminosos.

Em protesto, população queima pneus na Avenida Bernardo Vieira

Mais uma tarde/noite de caos em Natal, cerca de 200 pessoas, em protesto, no cruzamento da Avenida Bernardo Vieira com a Rua dos Pegas, no bairro das Quintas, na Zona Oeste de Natal, reivindicavam a construção de uma lombada no local em que no último sábado (28), três pessoas morreram vítimas de atropelamento.

A revolta dos manifestantes foi tamanha, que chegaram a incendiar pneus. O trânsito no local ficou caótico e uma extensa fila de veículos formou um grande congestionamento.

Alegria que pode durar pouco…

O  programa Farmácia Popular, do governo federal, ganhou tanta adesão da população carente, que sua verba corre o risco de acabar antes do final do ano. O orçamento previsto pelo ministério da Saúde é de R$ 472 millhões até dezembro deste ano. Mas, apenas de janeiro a abril, o ministério gastou R$ 148 milhões com a Farmácia Popular, que dá descontos de 90% para medicamentos como anti-hipertensivos e para o controle do diabetes.

Para garantir tal nível de demanda, o programa deveria ter uma verba de R$ 592 milhões, ou 120 milhões a mais que o previsto no orçamento. O ministério da Saúde não comenta o tema, mas o ministro Alexandre Padilha já pediu ao ministério do Planejamento um reforço de R$ 77 milhões para o programa Farmácia Popular. Entretanto até o Planejamento, que é responsável por executar o ajuste fiscal imposto por Dilma, não deu um retorno à Saúde.

Nova modalidade

A Caixa Econômica Federal lançou durante esssa semana mais uma modalidade de loteria instantânea, que funcionará como as populares “raspadinhas”, com a diferença que vai aliar dinheiro e bens.

O maior prêmio é uma casa no valor de R$ 100 mil, que o ganhador receberá em documento de crédito, mais adicional de R$ 15 mil em dinheiro; o segundo melhor prêmio é um carro no valor de R$ 30 mil, pago por carta de crédito, mais R$ 1,4 mil; e o menor prêmio é uma motocicleta, via crédito de R$ 7 mil, mais R$ 900 em espécie.

Com apostas baratas, a partir de R$ 1, a Caixa espera aumentar a venda total de raspadinhas em 25%, com base nos pedidos das casas lotéricas. Em apenas três dias, elas pediram quase 4 milhões de cartelas da nova linha, informou o vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias da Caixa, Fábio Cleto. Pelos seus cálculos, se a estimativa se confirmar, o total de vendas de raspadinhas por mês vai subir para 15 milhões de apostas.

Grávida é flagrada com droga na vagina em presídio de Parnamirim

Uma jovem identificada como Francilma Arcanjo da Silva, 27 anos, grávida de cinco meses foi presa em flagrante no fim da manhã desse domingo (30), por volta das 11h, após tentar entrar com drogas escondidas na vagina, em uma visita na Penintenciária Estadual de Parnamirim. O flagrante aconteceu durante uma revista de rotina, onde foram apreendidas 16 pedras de crack e dois aparelhos celulares.

Segundo a polícia, Francillma alega que não possui nenhum envolvimento com tráfico de drogas e que apenas estava levando o material a mando do marido, que pediu que entregasse a droga a um dos detentos do presídio, conhecido pelo apelido de “Surfista”, o qual cumpre pena por tráfico de entorpecentes. Por fim, a jovem afirma que nunca havia sido presa e que não possui qualquer tipo de relacionamento com Surfista.

Dedé Santana é internado no Rio com hemorragia gástrica

O humorista Dedé Santana, ex-integrante dos Trapalhões, está internado  desde sexta-feira no Rio de Janeiro para se tratar de uma hemorragia  gástrica. O quadro de saúde é estável, mas não há previsão de alta,  segundo a assessoria de imprensa do hospital Barra D’or, onde ele se  encontra internado.

Dedé, 75, passou mal na sexta-feira e foi levado ao hospital. O  humorista teve um problema no estômago que evoluiu para uma pequena  hemorragia, já controlada. Segundo o hospital, ele sofre de doença  diverticular, que o levou desenvolver uma lesão no estômago. O humorista está no quarto e tem a companhia de amigos e familiares.

Começam as obras do estádio do Corinthians

Após diversos adiamentos, começou hoje (30), em São Paulo, a obra do estádio de Itaquera, provável palco da abertura da Copa do Mundo. A construção foi iniciada às 8h14, com três caminhões e três tratores.

Antes, o engenheiro responsável pela obra e gerente operações da empresa Odebrecht, Frederico Barbosa, esteve com os operários e ressaltou a importância de cada funcionário. De acordo com a construtora, entre 1.500 e 2.000 funcionários irão trabalhar na obra.

Durante a primeira etapa, de terraplanagem, os operários trabalharão 7 horas e 20 minutos ao dia, de segunda a sábado. A Odebrecht deve criar jornadas noturnas após a conclusão da terraplanagem.

De acordo com orçamento divulgado na semana passada pela Odebrecht, a construção do estádio para 65 mil pessoas custaria R$ 1,07 bilhão. O Itaquerão deve ser concluído até dezembro de 2013.

Com informações do Portal da Copa

Melhorias tecnológicas

Uma pesquisa divulgada sobre tecnologia e educação reforçou um fato que já não é novidade para ninguém. Profissionais de educação do Brasil (100%) acreditam que o uso da tecnologia deve mudar a maneira como os estudantes aprendem. A opinião dos brasileiros está acima da média mundial, que foi de 85%. A média da América Latina é de 99%. Esses são alguns dos resultados da pesquisa global encomendada pela Cisco e conduzida pela Clarus Research Groups.

O estudo global aponta, principalmente, para a “aprendizagem conectada” em uma economia em rede, que exige o desenvolvimento da tecnologia para aumentar a competitividade global da educação. Para 88% dos entrevistados de instituições brasileiras, a tecnologia também deve aprimorar a forma como os professores ensinam, contra 76% de outras regiões do mundo e 91% da América Latina.

O estudo incluiu entrevistas, realizadas entre setembro e novembro de 2010, com 500 gestores de educação e tomadores de decisão da área de TI, em instituições educacionais, de 14 países nos cinco continentes: Austrália, Brasil, China, França, Alemanha, Índia, Itália, Japão, México, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Emirados Árabes Unidos e Reino Unido. A pesquisa também incluiu 600 profissionais dos EUA. Metade dos entrevistados era de escolas de ensino fundamental e médio e a outra metade era de faculdades e universidades.

Na América Latina

Os resultados da América Latina, que mostram números consolidados do Brasil e México também apontam que para 94% dos entrevistados, a tecnologia terá um papel importante para preparar a força de trabalho do futuro, contra 70% de outras regiões pesquisadas.

Os principais investimentos do Brasil e México são em serviços wireless (54%), serviços de vídeo (46%) e em tecnologia para salas de aula – como quadros interativos (43%). 70% dos entrevistados no Brasil e México acreditam que a tecnologia deve melhorar a qualidade do ensino. Ao investir em tecnologia na educação, a América Latina prima por inovação e criatividade (47%), ficando a frente de Europa (40%) e Estados Unidos (20%). A América Latina é a região com maior percepção do valor da aprendizagem on-line global, ao lado do Oriente Médio e África, com pontuação de 8,7 em uma escala de 1 a 10.

Programação do São João de ASSÚ 2011

A Prefeitura Municipal de Assú divulgou as atrações que animarão o maior São João do Rio Grande do Norte. Em entrevista coletiva, o prefeito Ivan Júnior (PP) disse que o evento envolve principalmente a tradição, a cultura e fé do povo assuense. E é isso que deve ser mantido e preservado.
Ivan ainda destacou o apoio irrestrito dos parceiros que proporcionam a realização das festividades, citando o Governo Federal por meio do Ministério do Turismo, a Petrobrás, o ministro Garibaldi Filho, o deputado federal Fábio Faria, a deputada federal Fátima Bezerra e a governadora Rosalba Ciarlini.

A programação ainda segue com Pau de Sebo, Jantar de São Batista, Teatro de Bonecos, Forró na Feira, Vaquejada, Corrida de Jegues e Confraternização da Colônia Assuense.

Confira as atrações:
12/06   (Domingo):       Dorgival Dantas – Sala de Reboco
16/06  (Quinta-feira): Cavaleiros do Forró- Forró da Pegação – Lucas Santos
17/06  (Sexta-feira): Forró do Muído – Waldonys
18/06 (Sábado): Forró da Curtição – Robson Faria e Banda
19/06   (Domingo): Leonardo – Dorgival Dantas
22/06 (Quarta-feira)  : Zé Ramalho – Pisada de Bakana – Alvimar Farias
23/06 (Quinta-feira): Vicente Nery e Cheiro de Menina – Forró Resenha
24/06  (Sexta-feira): Toca do Vale – Zé Lima – Forró Cubano
25/06 (Sábado): Amigos Sertanejos –  Forró Deixe de Brincadeira.
29/06 (Quarta-feira): Forró dos 3 –   Gilmar do Acordeom.

Agenda da Governadora para hoje(30)

Agenda-da-Gove

15h - Local: Rio de Janeiro / RJ

Reunião na Petrobras

Governadora se reúne com o Presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli.

Banco do Brasil diz que transferências serão feitas hoje

A secretaria de estado do Planejamento e das Finanças comunica que em decorrência de um erro cometido pelo Banco do Brasil, não foram processadas neste sábado, 28 as transferências bancárias para as contas do servidores públicos do executivo que recebem seus salários no primeiro dia do recebimento.

De acordo com o Banco do Brasil o problema deverá ser solucionado até o meio-dia desta segunda-feira, 30, quando serão realizadas as transferências. Os servidores que recebem no segundo dia de pagamento receberão normalmente nesta terça-feira, 31.

Fonte: ASSECOM/RN

 

Blogger news

Blogroll

About