Pages

Ads 468x60px

terça-feira, junho 07, 2011

BLOG DA AMANDA GURGEL NO AR

Mais um Blog no RN.

A professora Amanda Gurgel, que com 8 minutos de protesto na Audiência sobre a Educação, na Assembléia Legislativa do RN, conquistou milhões de acessos no You Tube e já se tornou um símbolo da luta pelos direitos dos professores em todo país, agora é blogueira.

Para acessar o Blog da Amanda clique aqui: http://blogdaamanda.com.br.

Governo do Estado ajuíza Ação Civil Pública pedindo a ilegalidade da greve da Polícia Civil

07.06.2011 coletiva com Miguel Josino14

“Diante do fato do Estado estar dentro do limite prudencial e do impasse que se gerou com o Sinpol, estamos ajuizando nesta quarta-feira (8) uma Ação Civil Pública na qual iremos pedir a decretação da ilegalidade da greve da Polícia Civil”. Esta informação foi transmitida pelo procurador-geral do Estado, Miguel Josino, na tarde desta terça-feira (7), na coletiva de imprensa concedida por ele e pelo secretário de Estado da Administração, Anselmo Carvalho, na sede da Governadoria. Além da Ação Civil Pública, o Procurador-Geral do Estado anunciou que determinou a suspensão do pagamento do salário dos grevistas a partir do dia do ajuizamento da ação.

Miguel Josino esclareceu que a atitude do Governo não se trata de intransigência, mas de um impedimento legal, momentâneo e circunstancial. “Entendemos que o diálogo é o melhor meio de tentarmos uma conciliação. Mas conciliação implica em concessão recíproca, significa ceder”, reforçou, lembrando que dos oito itens de reivindicações apresentados pela categoria, o Governo atendeu seis. “Quanto aos outros dois pontos reivindicados, que é a aplicação do Plano de Cargos e Salários e a contratação dos concursados, fizemos uma explanação clara e aberta, mostrando que neste momento o Governo não pode ceder”. Segundo o procurador-geral, o Governo considera as solicitações justas e está fazendo todo o esforço para que num curto espaço de tempo possa atendê-las.

Miguel Josino fez um apelo aos grevistas para que eles voltem à mesa de negociação e compreendam que o momento é de dificuldade. “Se eles estiverem desconfiando dos números apresentados, se acham que são mentirosos, coloquem interlocutores aqui. Agora, é bom lembrar que todas as reuniões que tivemos com o Sindicato da Polícia Civil foram com a presença de dois Procuradores de Justiça”, disse ele, se referindo ao Procurador-Geral de Justiça Manoel Onofre, e o Procurador de Justiça Fernando Vasconcelos, que participaram de duas rodadas de negociação com a categoria.

EDUCAÇÃO

Quanto à greve da educação, o Governo não pretende entrar neste momento com a uma ação de ilegalidade uma vez que o Sindicato dos Profissionais em Educação (Sinte), enviou nesta segunda-feira (6), uma contra-proposta que está sendo analisada pelo Governo. “Apesar da impossibilidade, diante do cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, existe a decisão do Supremo Tribunal Federal que determina o pagamento do Piso Nacional definido pelo Ministério da Educação. Essa determinação deve ser obedecida”, explicou Anselmo Carvalho.

A categoria tem uma assembléia marcada para esta quarta-feira e a expectativa do Governo é que a categoria reavalie a proposta apresentada na semana passada e retorne às atividades. “Entendemos que a assembleia que deliberou pela continuidade da greve não foi representativa, uma vez que a proposta do Governo é absolutamente exeqüível e atende a grande maioria dos professores” explicou Miguel Josino.

A proposta do Governo estabelece que, já no mês de junho, nenhum professor do Estado receberá menos que o Piso Nacional do Magistério. Isto é, nenhum professor receberá salário inferior a R$ 890, para a jornada de 30 horas semanais, no nível médio.

O Governo está gerando, com a proposta, um aumento no Plano de Cargos Carreiras e Rendimentos da ordem 34%, devido ao impacto do Piso Nacional no atual Plano de Cargos, que serão pagos de forma escalonada em quatro parcelas iguais de setembro a dezembro deste ano.

Fonte: ASSECOM/RN

Deputados vão intermediar reivindicações dos servidores em greve

DSC00414

Uma comissão de deputados estaduais será formada com o objetivo de intermediar as negociações entre as categorias estaduais em greve e o Governo. A iniciativa foi anunciada durante reunião com representantes de sindicatos na tarde desta terça-feira, 07, pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta (PMN).

Além do presidente da AL, participaram do encontro o líder da bancada do governo, deputado Getúlio Rêgo (DEM), os deputados Fernando Mineiro (PT), Fábio Dantas (PHS) e Tomba Farias (PSB) e representantes dos Sindicatos dos Médicos, dos Trabalhadores em Educação, da Saúde do Estado, dos Servidores da Administração Indireta, e da Universidade Estadual (UERN), entre outros.

Durante a reunião os sindicalistas fizeram um relato mostrando a situação das categorias em greve, que até agora não têm nenhuma resposta efetiva do governo. “Estamos em greve desde 26 de maio, mas até hoje a administração só tem nos ignorado. O governo tem conhecimento da nossa pauta, mas não tem boa vontade”, disse o presidente do DCE da UERN, Petrônio Andrade.

Getúlio Rêgo afirmou que o Governo tem interesse em dialogar e conceder os benefícios, mas ainda não tem saúde financeira para implantar os Planos de Cargos e Salários. O líder do governo disse ainda que as reivindicações são absolutamente consistentes, mas ressaltou que é preciso bom senso. “O Estado está numa situação difícil, não tem condições de implantar mais despesa. O que adianta dar o benefício e no final do mês o servidor não receber? Vai ser uma crise muito maior”, explicou.

O parlamentar afirmou que o Governo nunca se fechou para o diálogo e disse que dentro do prazo possível espera que os benefícios previstos em lei sejam concedidos. Já o deputado Fernando Mineiro disse que o Governo radicalizou com os servidores e que espera que a Assembleia assuma o papel de intermediadora.

O presidente do Sinai, Santino Arruda, disse que acha difícil que os servidores voltem ao trabalho sem que haja um entendimento. Ele afirmou que as categorias já tiveram muita paciência e que não obtiveram nenhum retorno. “Viemos na expectativa de encontrar apoio dos parlamentares e tivemos. Eles vão entrar em contato com o Governo e acho que amanhã mesmo já nos darão uma resposta”, pontuou Santino.

O presidente do Legislativo reafirmou apoio às classes e disse que a reivindicações são justas e que a Casa vai tentar fazer um entendimento no que for possível.

Fonte: Assessoria de Comunicação AL/RN

Secretário garante que governo cumprirá cronograma para Natal sediar a Copa 2014

_MG_0079

O secretário especial da Copa, Demétrio Torres, assegurou que o Governo do Estado cumprirá os prazos que lhe competem no cronograma de obras de mobilidade para a Copa 2014. Ele esteve na Assembleia para prestar esclarecimentos aos deputados acerca do assunto, na sessão plenária desta terça-feira, 7.

Afirmou que a demolição do estádio Machadão começará no dia 15 de julho e será em parte por implosão e parte por demolição mecânica. Já o estádio do Machadinho será por implosão mecânica. Diante dos questionamentos de alguns parlamentares quanto à possibilidade de Natal ser preterida pela FIFA, Demétrio descartou esta hipótese e afirmou que a cidade hoje se encontra numa situação privilegiada com relação aos problemas de ordem legal e às outras cidades-sede: “É uma das poucas sedes que resolveu todos os problemas junto ao Tribunal de Contas da União, Ministério Público Federal, MPE e Controladoria Geral da União”, disse.

O secretário disse que apesar de outras cidades já terem iniciado as obras, algumas estão com problemas junto ao Ministério Público. Garantiu que as obras que o governo irá realizar – a ampliação da Prudente de Morais, a adequação da Avenida Engenheiro Roberto Freire e o acesso ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante – estarão concluídas dentro do prazo, algumas com uma “Folga razoável”.

No caso da Prudente de Morais, o secretário disse que sua conclusão será antecipada em mais de um ano e meio, bem o como o acesso ao aeroporto. A obra que vai demorar mais será a das intervenções na Avenida Engenheiro Roberto freire. O governo fará investimentos da ordem de R$ 300 milhões em todas as obras.

Na sua avaliação, apesar da grandiosidade e requinte do futuro estádio, sua execução será simples, por boa parte ser de pré-moldados. Durante sua explanação, os deputados Gustavo Carvalho (PSB), Márcia Maia (PSB), Nelter Queiroz (PMDB) e Agnelo Alves (PDT) fizeram questionamentos acerca dos prazos a serem cumpridos.

A deputada Márcia Maia alertou para que as obras que o RN irá executar não sejam apenas de concreto, mas tenham um alcance social, pelo forte apelo turístico que Natal historicamente possui. A parlamentar recentemente promoveu uma audiência pública para tratar sobre as políticas públicas de proteção contra a exploração infantil durante o evento mundial.

Gustavo Carvalho sugeriu que o governo adote uma estratégia de comunicação que dê a Natal o ar de irreversibilidade para sediar o evento. Ao final, o secretário disse que o contato do governo com a Fifa é feito de forma permanente, diária e sistemática. “Todas as cidades tem problemas e se não existir um esforço concentrado, correm risco de não ter a conclusão das obras. Mas é importante dizer que não vai mudar nenhuma cidade sede, vão permanecer estas” finalizou.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da ALRN

Governadora escolhe indicado do MP para o Tribunal de Contas

Carlos Thompson Costa Fernandes foi o indicado pela governadora Rosalba Ciarlini para ser nomeado Conselheiro do Tribunal de Contas (TCE-RN), como membro do Ministério Público naquela corte. A governadora escolheu o mais antigo dos procuradores indicados em lista tríplice para preenchimento de vaga de conselheiro do TCE. Alista ainda contava com os nomes de Carlos Roberto Galvão Barros e Luciana Ribeiro Campos.

Mediante ofício remetido à Assembléia Legislativa, na tarde desta terça-feira, a governadora Rosalba Ciarlini submete a indicação à prévia aprovação do Poder Legislativo, conforme a Constituição Estadual.

Carlos Thompson Costa Fernandes preenche a vaga ocupada pelo conselheiro Getúlio Nóbrega que pediu aposentadoria, antes de completar a compulsória. A prerrogativa da nomeação é da governadora Rosalba Ciarlini. Em seguida, o escolhido será submetido à homologação da Assembléia Legislativa.

Veja abaixo cópia do Ofício nº 157/2011-GE.

Ofício nº 157/2011-GE Natal, 07 de junho de 2011

A Sua Excelência o Senhor

Deputado RICARDO MOTTA

Presidente da Assembléia Legislativa do Estado

Praça Sete de Setembro, s/n – Cidade Alta

Nesta

Assunto: Nomeação para Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado

Senhor Presidente,

Cumprimentando-o, comunico a Vossa Excelência e seus ilustres Pares que recebi, do Tribunal de Contas do Estado, lista tríplice para preenchimento de vaga naquela Corte. A vaga deve ser ocupada por Membro do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas, pelo critério de antiguidade.

Havendo escolhido o mais antigo dos Procuradores, submeto à prévia aprovação da Assembléia Legislativa, para os fins do art. 56, § 2º, inciso I, da Constituição do Estado, o nome do Dr. CARLOS THOMPSON COSTA FERNANDES para ser nomeado Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.

Em anexo, cópia da correspondência recebida da Presidência do Tribunal, e o currículo do indicado.

Aproveito a oportunidade para renovar a Vossa Excelência e a seus ilustres Pares protestos de estima e elevada consideração.

Rosalba Ciarlini Rosado

Governadora

Desembargador nega liminar para homologar concurso do Detran e nomear candidato aprovado

O Juiz Nilson Cavalacanti, convocado pelo Tribunal de Justiça, negou o Pedido de Liminar, no Mandato de Segurança, ajuizado por Rogério Fernandes Silva, para que o Governo do Estado homologue e o nomeie para o cargo de Vistoriador/Emplacador – Inspeção Veicular, no qual passou no último concurso do DETRAN/RN.

O Procurador Geral do Estado, Dr. Miguel Josino, elogia a prudência do relator que teve a cautela de ouvir a Governadora, o Secretário Estadual de Recursos Humanos e a Procuradoria Geral, que terá a oportunidade de mostrar os argumentos que justificam, por enquanto, a não homologação do concurso.

Para o autor da ação, o Governo estaria descumprindo o edital do concurso que teria que fazer a homologação no dia 8 de fevereiro de 2011, e tendo sido aprovado dentro do número de vagas, teria direito subjetivo à nomeação, sendo ilícito o ato omissivo da Administração.

Porém, segundo a decisão do Juiz, “É de ressaltar-se, ainda, que, embora o edital contenha disposição acerca da data para a homologação do certame e que esta não tenha sido efetivada, infere-se dos autos, na Ata de Reunião (fls. 36/37), que teve por finalidade discutir questões referentes ao concurso público, na qual participaram a 32ª Promotora de Justiça da Comarca de Natal, Dra. Moema de Andrade Pinheiro, o 13º Promotor de Justiça da Comarca de Natal, Dr. Oscar Hugo de Souza Ramos, O Sr. Secretário de Estado de Administração e dos Recursos Humanos, Sr. Manoel Pereira dos Santos, o Sr. Procurador-Geral de Estado Adjunto, José Marcelo Ferreira Costa, a Assessora Técnica do Detran, Sra. Francinésia Brito de Lucena Azevedo, o membro da Comissão do Concurso Público do Detran-RN, Sr. Milton Gomes Barreto, que restou concluído o aprazamento de uma reunião para o mês de maio do corrente ano, para apresentação de questões atinentes ao certame. Neste contexto, é forçoso reconhecer a absoluta inexistência do temor de lesão irreparável que autorize a concessão de qualquer provimento jurisdicional em sede liminar.”

O juiz também afirma na decisão que não há perigo da demora para a homologação do certame, já que no próprio edital o prazo de validade do concurso é de 02 (dois) anos, a contar da data de publicação de homologação do resultado final, prorrogável por igual período, a critério da Administração.

Assim, considerando que o prazo de validade do concurso sequer começou a contar, haja vista que o termo inicial consiste na homologação buscada, inexiste o perigo na demora imprescindível à concessão da medida liminar.

Fonte: ASSECOM/RN

Governo do RN firma parceria com o estado alemão Renânia-Palatinado na área tecnológica

Governadora recebe comitiva alem  - Elisa Elsie (4)

Uma missão do governo Alemão (estado Renânia-Palatinado) esteve hoje na governadoria para propor ao Governo do RN uma parceria em diversas áreas da economia como: energia eólica, agro-negócios e bio-energia. O convênio entre o RN e a Renânia-Palatinado será homologado no dia 20 de outubro, e estarão presentes representantes dos dois governos, tendo como meta principal a formação de mão de obra e a cooperação entre pequenas e médias indústrias através do novo Centro Tecnológico de Energia Eólica que está sendo criado pelo Governo do RN, na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico.

“O Centro Tecnológico de Energia Eólica do RN já nasce forte com a parceria do Governo Alemão um dos pólos de conhecimento do setor sendo referência para o mundo”, salientou a governadora determinando agilidade na implementação do organismo que irá gerenciar todas as atividades de apoio a este novo setor que é estratégico para o estado.

Presente na reunião, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Benito Gama, informou que inserir o estudante de escola pública neste Centro Tecnológico será uma realidade pioneira no Brasil. “O estudante de nível médio sairá com formação técnica já capacitado para atuar nos campos de energia eólica que estão sendo implantados no RN”, disse.

Segundo Claudia Brillmann, representante do estado da Renânia-Palatinado, o interesse do estado alemão é trazer para o Rio Grande do Norte não apenas fábricas que produzam aerogeradores, mas que também trabalhem com sustentabilidade e responsabilidade social, como no caso da empresa Fuhrländer, que tem parcerias desenvolvidas no ramo em países como Ucrânia, Polônia e Estados Unidos. “Tínhamos propostas para a região Sul do país, mas as empresas estão tendo a sensibilidade de perceber que o Nordeste precisa de tecnologia e desenvolvimento”, disse Claudia Brillmann.

Na busca de parcerias com o Brasil, representações do governo alemão estão visitando também as cidades de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul; Curitiba, no Paraná e Natal. De acordo com o cônsul honorário da Alemanha, Axel Geppert, em quatro visitas ao Brasil essa é a primeira vez que São Paulo está sendo substituída em detrimento de outra cidade, e essa cidade é Natal.

Ao final da reunião ficou acordada também uma nova vinda de empresários que acontecerá em outubro. “São muitas as possibilidades que o Rio Grande do Norte oferece, iremos apresentá-las e firmaremos muitas parcerias com a Alemanha”, disse a governadora Rosalba Ciarlini.

Fonte: ASSECOM/RN

Nova chefe da Casa Cívil

A senadora Gleisi Hoffmann(PT-PR) aceitou o convite de Dilma e substituirá o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, que entregou o cargo nesta terça-feira (7). A informação foi confirmada aoUOL Notícias por um assessor próximo a presidente.

Gleisi é esposa do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que era um dos cotados para assumir o cargo. A presidente se reuniu com candidatos à vaga da Casa Civil e conversou com Paulo Bernardo e a ministra do Planejamento, Miriam Belchior. A definição por Gleisi só saiu depois de uma conversa com esses dois ministros, disse a fonte ligada a Dilma.

A advogada Gleisi Helena Hoffmann (PT) chega ao Senado para seu primeiro mandato. Nasceu em Curitiba (PR), em 6 de setembro de 1965 e é filha de Júlio Hoffmann e Getúlia Agda.

Gleisi é bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba e fez especialização em Gestão de Organizações Públicas e Administração Financeira na Escola Superior Administração Fazendária (Esaf) e no Fundo Monetário Internacional (FMI).

A senadora iniciou sua vida política no movimento estudantil. Participou de grêmios estudantis e fez parte da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes). Gleise Hoffmann exerceu as funções de secretária de Gestão Pública em Londrina (PR) e de secretária de Reestruturação Administrativa do Mato Grosso do Sul. Foi também diretora financeira da Itaipu Binacional, a maior hidrelétrica do país.

Gleisi declarou bens no valor total de R$ 659.846,00. O primeiro suplente da senadora é o advogado Sérgio Souza (PT). Ele é natural de Ivaiporã (PR) e declarou bens no valor de R$ 936.847,24. O segundo suplente é Pedro Irno Tonelli (PT), eletricista, com ensino fundamental completo. Ele é natural de Encantado (RS) e declarou bens no valor de R$ 638.825,56.

Palocci deixa o cargo

Antonio Palocci acaba de anunciar oficialmente que deixa a Casa Civil. Em nota, disse que sai para acabar com o embate político. De acordo com a Folha de S. Paulo, a senadora Gleisi Hoffman (PT-PR) foi convidada nesta terça-feira para substituir Antonio Palocci na Casa Civil.

Na nota, Palocci diz considerar  “robusta” a manifestação do procurador geral da República, Roberto Gurgel, e que sua posição “confirma a legalidade e a retidão” das atividades que exerceu.

O agora ex-ministro alega que a “continuidade do embate político poderia prejudicar suas atribuições no governo” e por isso resolveu sair.

O ministro Antonio Palocci entregou, nesta tarde, carta à presidenta Dilma Rousseff solicitando o seu afastamento do governo.

O ministro considera que a robusta manifestação do Procurador Geral da República confirma a legalidade e a retidão de suas atividades profissionais no período recente, bem como a inexistência de qualquer fundamento, ainda que mínimo, nas alegações apresentadas sobre sua conduta.

Considera, entretanto, que a continuidade do embate político poderia prejudicar suas atribuições no governo. Diante disso, preferiu solicitar seu afastamento.

Comissão de Saúde ouve secretários sobre dengue

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa se reúne nesta quarta-feira, 8, às 10h30, com o secretário de saúde estadual, Domício Arruda e com a secretária municipal de Natal, Maria do Perpetuo, em busca de esclarecimentos sobre as medidas que estão sendo tomadas para conter o avanço da epidemia de Dengue no Rio Grande do Norte e na capital.

A preocupação da comissão são os altíssimos índices de expansão da doença e a chegada da Dengue tipo 4 no Estado, que teve os dois primeiros casos registrados na cidade de Santa Cruz e é bem mais mortal que os outros tipos da doença.

Só em Natal já foram registrados 269 de casos graves da doença, com 121 confirmações para dengue hemorrágica. A incidência da dengue também é alta em outros 76 municípios potiguares. Do início do ano até o dia 14 de maio, já foram notificados 13.265 casos de dengue, dos quais 3.686 foram confirmados, tendo quatro casos evoluídos a óbito.

A comissão de saúde é composta pelos deputados Antônio Jácome, Fábio Dantas e Vivaldo Costa e se reunirá no Plenário das Comissões, segundo andar da AL.
Fonte: Assessoria de Comunicação AL/RN

Assembleia recebe comitiva para estreitar parceria entre RN e Alemanha

_MG_7197

A parceria entre o Rio Grande do Norte e o estado da Renânia-Palatinado ganhou mais força depois da visita de uma comitiva alemã com secretários e empresários à Assembleia Legislativa. O objetivo da visita foi acertar como os dois Estados podem ampliar mais rapidamente a parceria em todos os campos. O presidente Ricardo Motta afirmou que a parceria pode levar o Rio Grande do Norte a um novo patamar econômico e cultural. “Essa parceria vai garantir intercâmbio importante no campo econômico, cultural, ambiental e científico. E a Alemanha tem toda autoridade para desenvolver nosso potencial eólico, porque já é uma referencia neste setor”, afirmou Ricardo Motta.

Na ocasião a comitiva alemã anunciou que a assinatura do acordo de cooperação será realizada no dia 21 de outubro. Eles foram recebidos pelos deputados Gilson Moura (PV), Agnelo Alves (PDT), Getúlio Rêgo (DEM) e Tomba Farias (PSB). A comitiva de outubro vai contar com o presidente da Assembleia Legislativa da Renânia-Palatinado, secretários do estado e empresários de diversos setores.

A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Comércio Exterior e Turismo da Renânia, Claudia Brillmann, se disse animada com as várias possibilidades de parceria entre os estados. “Agora estou mais tranqüila em saber que vocês também estão interessados, a parceria está em boas mãos. As melhores formas de parceria não se tratam apenas de vendas, mas são aquelas onde há transferência de tecnologia e de formação de mão de obra”, afirmou Cláudia Brillmann.

Os projetos que estão em discussão incluem parcerias no setor de fruticultura irrigada em Mossoró e de recuperação de solo em áreas contaminadas na Grande Natal. A secretária Claudia Brillmann também anunciou a intenção de transformar em energia o lixo do aterro sanitário da Grande Natal. Nesta quarta-feira, 08, a mesma comitiva que visitou a Assembleia assina acordo com o CTGás para formação de mão de obra no setor de energia eólica.

Fonte: Assessoria de Imprensa AL/RN

CCJ aprova projeto que amplia tempo de serviço para coronéis em cargos de confiança do Governo

_MG_7174

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa aprovou parecer favorável na manhã desta terça-feira, 7, para Lei Complementar que altera o Estatuto da Polícia Militar e modifica a lei 4.630 de 1976. O projeto permite ao Governador do Estado prorrogar o tempo de serviço dos coronéis que ocupam os cargos de Comandante Geral da Polícia Militar, Sub-Comandante Geral, Coordenador de Segurança do Gabinete Civil e Ajudante de Ordem.

A deputada Larissa Rosado (PSB) apresentou na reunião parecer de três matérias, duas tratam de instituições de utilidade pública e outra de concessão de Título de Cidadão Norteriograndense. As três matérias foram aprovadas e seguem para apreciação do plenário.

Fonte: Assessoria de Comunicação da AL/RN

TV Assembleia leva o Caminhos do RN a cidade de Martins

Martins

Uma viagem pelas alturas. O caminhos do RN que estréia nessa sexta-feira, 10 de junho, vai mostrar as belezas, a cultura e a rica história de Martins, no alto oeste potiguar. A cidade que fica localizada a 705 metros acima do nível do mar, é a mais alta do estado. O clima ameno e a fertilidade do solo que atraíram os colonos portugueses ainda na primeira metade do século dezenove, hoje impulsionam o turismo serrano.

A cidade conta com uma boa rede de hotéis e pousadas e com um conjunto de mirantes onde o turista pode degustar um fondue com vista para as imagens espetaculares da região, pontos turísticos que ficam lotados nos meses de inverno. Em junho e julho, os termômetros podem bater os 15, 13 graus à noite.

Além do frio e das belezas naturais, o visitante também pode conhecer a história e a pré-história de Martins preservada em 4 museus espalhados pela cidade. Na escola Almino Afonso, o museu Demétrio Lemos, guarda um belo conjunto de peças em art-nouveau e livros raros, como um exemplar de Os Lusíadas que pertenceu a Dom Pedro II. O caminhos do RN também vai mostrar os costumes do martinense: na bodega de seu David, no centro da cidade, tudo ainda é comercializado “no retalho” e o café - produzido na própria serra – é embalado como antigamente: em papel de embrulho.

A reportagem é de Sergio Farias e Clayton Carvalho, com produção de Rosa Medeiros. O Caminhos do RN estreia na programação da TV Assembleia na sexta-feira, às 20h. Reprises no sábado, dia 11 de junho, às 20h e na terça-feira, dia 14, às 14h.

Fonte: Assessoria de Imprensa AL/RN

Banda Legal D’Mais anima o dia dos namorados no Beleza Bar

Dia dos namorados no ritmo do pagode e forró. Assim será o “I Love Legal D’Mais, que acontece no próximo domingo, 12, com as bandas Legal D’Mais e Forasteiros do Forró, a partir das 13h.

Na programação, a festa conta também com o som do Dj Alex, do Rio de Janeiro. Durante o evento haverá sorteios de diversos brindes para os casais, como baldes de cervejas, jantares românticos, buquês de flores, suítes em motel, ursinhos de pelúcia, dentre outros.

O evento será realizado no Beleza Bar, na AV. Engenheiro Roberto Freire.

Banner Festa Legal DMais

Jah Live e DuSouto se apresentam no Armazém Hall nesta sexta

Com mais de dez anos de carreira e lançando o seu mais novo cd, os regueiros da Banda Jah Live (DF) se apresentam nesta sexta,10, a partir das 22 horas, no Armazem Hall, em Natal.

A banda Jah live vem para apresentar o cd " Nossa Vida", que é considerado um dos melhores do reggae nacional da atualidade. O repertório é todo autoral e as canções passam mensagens fortes de paz, amizade, amor e igualdade social. Durante o show, o grupo ainda relembra sucessos como " Provações", "Trabalho" e "Confissão", entre outros.

A atual formação da banda traz Junior Mendes ( vocais), Daniel Labate ( baixo), Jua Gomes (guitarra-solo), Julio Vibes (guitarra base e voz), Rafael Labate (teclado, órgão e voz), Willian Nery (bateria), Francys Silva (trombone) e Eramir Neto (sax e flauta).

A festa conta ainda com a participação da banda DuSouto, que é uma das bandas de maior destaque no cenário local e do grupo Árvore da Vida.

Os ingressos estão à venda na Blumar (Centro) e Chillibeans ( Midway). A festa conta com o apoio de George Tatoo.

Reeducandas da João Chaves promovem Bazar da Liberdade

O projeto Transforme-se realiza nesta terça (7) e quarta-feira (8) o "Bazar da Liberdade", na Faculdade de Natal (FAL), em Candelária. O bazar estará com várias opções de bolsas e acessórios produzidas pelas reeducandas do Pavilhão Feminino do Complexo Penal Dr. João Chaves.

Realizado pelo projeto "Pedagogia com Arte", juntamente com o Transforme-se, o bazar terá 12 edições durante este ano, abertas ao público e com a venda de produtos a partir de R$ 5. O Bazar da Liberdade é uma ação dos alunos de pedagogia para ajudar a divulgar e a sensibilizar a sociedade para iniciativas como o projeto Transforme-se.

Criado em abril de 2005, o Projeto Transforme-se tem levado trabalho e reintegração social às reeducandas do pavilhão feminino do Complexo Penitenciário Dr. João Chaves, em Natal, através da confecção de bolsas, bijuterias, carteiras, bordado em pedraria, crochê, entre outros.

Realizado pela FAL, através de sua diretora Ana Patrícia Sousa, com o patrocínio da Cosern e do Governo do Estado, com benefícios da Lei Estadual de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo e com a parceria da Faculdade de Natal e da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania – SEJUC, o projeto vem trazendo beleza e qualidade para quem valoriza arte, feita a partir das mudanças do ser humano.

Próximas datas do bazar:

07 e 08/06 – 3º Bazar da Liberdade do Projeto Transforme-se - Unidade I (FAL Candelária). Rua Alameda das Mansões, 2110.

14 e 15/06 - 4º Bazar da Liberdade do Projeto Transforme-se - Unidade II (FAL Zona Norte). Rua Maria José Lira, S/N -Conjunto Potengi.

Mais informações no site www.institutofal.com.br/transforme_se

Fonte: ASSECOM/RN

DAMIÃO-PB: Bandidos arrombam agências dos Correios e levam cofre com R$ 70 mil

Cerca de dez bandidos de coletes e fortemente armados invadiram a agência dos correios do município de Damião, no Curimataú paraibano. O roubo ocorreu por volta das 3h30 da madrugada desta terça-feira (7). No momento do crime, apenas dois policiais faziam a segurança da cidade.
Segundo informações da Polícia, a quadrilha – que supostamente é do Rio Grande do Norte – fechou a rua do centro da cidade, onde a agência fica localizada e utilizando uma automóvel pick-up estrada arrombou a porta dos Correios.

Após o veículo invadir o estabelecimento, os bandidos numa ação rápida colocaram o cofre com cerca de R$ 70 mil, em cima do carro. O dinheiro seriam utilizados no pagamento de aposentados e funcionários da prefeitura municipal. Na agência funciona um banco postal do Bradesco.
A Polícia ainda informou que durante o assalto, os bandidos gritavam constantemente que eles não iriam matar ninguém, mas quem colocasse a cabeça na porta atiravam. O bando fugiu efetuando vários disparos nas casas. As paredes dos imóveis foram danificadas pelas dezenas de tiros. O grupo sumiu pelas estradas que ligam a cidade de Araruna. A perícia está no local.

Fonte: Portal Correio

RN já pode ter mais casos da dengue tipo 4, o primeiro foi em Santa Cruz

Os dois casos de dengue 4, confirmados na última sexta-feira pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), podem não ser os únicos desse tipo no Estado.

Segundo a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da secretaria, Juliana Araújo, as ocorrências desse tipo da doença envolvendo mãe e filha na cidade de Santa Cruz (a 119 quilômetros de Natal), precisam de investigação.

“A cidade não tem barreira geográfica que possa impedir a saída do vírus ou até mesmo a saída de pessoas. O vírus pode sim já estar circulando pelo Estado”, disse Juliana Araújo.

A Sesap realizou o bloqueio epidemiológico do local onde mãe e filha moram, no centro de Santa Cruz, além de ter medicado e isolado as duas pessoas, que não chegaram a entrar em estado grave. Entre as ações já realizadas no local, a secretaria estadual, em parceria com a prefeitura local, estão a aplicação de veneno em um raio de 150 metros da área infectada e a presença de carros-fumacê pela região, entre outras medidas.

A cidade de Santa Cruz é a quarta colocada no RN emquantidade de notificações de casos de dengue (535), atrás de Natal, Parnamirim e Mossoró, segundo o último boletim epidemiológico da Sesap. A suspeita da secretaria é que o vírus tenha chegado à cidade através de uma romaria à Santa Rita de Cásia ocorrida na cidade, no mês de maio. “Apesar do isolamento que temos feito desde os primeiros casos do tipo 4 detectados em Pernambuco e no Ceará, o vírus chegou. Hoje, Santa Cruz é uma cidade turística que recebe muitas pessoas, como no mês de maio”, explicou Juliana Araújo, subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap.

Enem já é recorde

Até as 18h de ontem (6), 3.936.110 estudantes se inscreveram para participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011. O prazo terminará às 23h59 de sexta-feira (10) e o processo deve ser feito exclusivamente pela internet, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). As provas serão aplicadas nos dias 23 e 24 de outubro. Em 2009, o Ministério da Educação (MEC) deu início a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem como forma de ingresso na universidade. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país.

A taxa de inscrição é de R$ 35 e alunos que cursam o 3° ano em escola pública são isentos do pagamento. Até o momento, segundo o Inep, 1,2 milhão de inscrições estão pendentes porque os candidatos ainda não pagaram a taxa. O prazo termina no dia 13 de junho, e o pagamento deve ser feito em agências do Banco do Brasil. A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados em bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família.

O exame também certifica a conclusão do ensino médio para o caso daqueles que não concluíram a etapa na idade certa. Esses participantes fazem a prova e, alcançando uma nota mínima estabelecida, poderão obter o diploma de ensino médio.

Adeus de Ronaldo põe ponto final à maior "presidência" da seleção

Djalma Vassão/Gazeta Press

RAIO- X DO FENÔMENO NA SELEÇÃO

Nome: Ronaldo Luís Nazário de Lima
Posição: Atacante
Data e local de nascimento: 22 de setembro de 1972, no Rio de Janeiro (RJ)
Altura: 1,83m
Seleção principal: 104 jogos e 67 gols
Seleção olímpica (para Atlanta-96): 8 jogos, 6 vitórias, 2 derrotas e 6 gols
Seleção sub-17: 22 jogos, 14 vitórias, 5 empates, 3 derrotas e 22 gols
Copas do Mundo: 4 (1994, 1998, 2002 e 2006), 19 jogos, 15 vitórias, 1 empate, 3 derrotas e 15 gols (maior artilheiro da história do torneio)
Títulos: Copa do Mundo (1994 e 2002), Copa das Confederações (1997), Copa América (1997 e 1999) e bronze olímpico (1996)

Por cerca de 15 minutos, de acordo com a programação divulgada por Mano Menezes, se despedirá no gramado do Pacaembu um jogador que nunca se destacou como capitão da seleção, nem mesmo por uma liderança em campo. Mas, se quem assistir ao amistoso contra a Romênia dará adeus ao Ronaldo Fenômeno, colegas e ex-companheiros de seleção estarão admirando um "Presidente".

A alcunha é comumente dada, entre os jogadores, a quem está há mais tempo no clube - no caso, na seleção brasileira - e com feitos a serem louvados. Robinho, por exemplo, frequentemente chama Ronaldo pelo apelido. Uma 'confusão' justa para a carreira que o dono da camisa 9 nesta terça-feira traçou na defesa do País com a bola nos pés.

Aquele garoto de corpo esguio de 17 anos que entrou no lugar de Bebeto no segundo tempo de uma vitória por 2 a 0 contra a Argentina em amistoso disputado no Recife, em 23 de março de 1994, está 6.286 dias, ou mais de 17 anos, mais velho, mais pesado. E com muito mais do que alguns quilos acumulados neste período.

Naquele mesmo ano de 1994, o atacante, então no Cruzeiro, mostrava seus ainda mais aparentes dentes em um sorriso que esboçava a surpresa e alegria pela convocação para a Copa do Mundo. Carlos Alberto Parreira, técnico responsável por suas primeiras convocações à seleção, nem o colocou em campo no Mundial dos Estados Unidos, mas dava espaço para uma história única no futebol.

Se a primeira Copa de sua carreira foi de participação simbólica, nas outras três ele fez o suficiente para virar mito. Foram 15 gols, número que nenhum outro participante de Mundiais alcançou. Em 2002, o auge. Mais uma vez campeão do mundo, desta vez atuando, e de maneira decisiva. Terminou o torneio como artilheiro, com oito gols, sendo o primeiro a fazer mais de sete em uma edição desde o alemão Gerard Muller, que marcou dez em 1970 - e ninguém balançou as redes mais do que oito vezes nas duas Copas seguintes.

A festa do jogador com corte de cabelo à lá Cascão no Japão, porém, mostravam algo superior a números - e muito presente na trajetória do carioca. Era o fim de um longo período de problemas. A convulsão que deixou o dono do título de melhor jogador do planeta 'baleado' na final da Copa do Mundo de 1998, na derrota por 3 a 0 para a França, foi só o início de uma era que pouco deixou o atleta jogar até 2002 por causa de cirurgias no joelho direito.

Contudo, mesmo nesta época a ser esquecida, ele foi titular e astro da seleção campeã da Copa América de 1999. Três anos depois, tinha história suficiente para Luiz Felipe Scolari esperá-lo e ser premiado pelo que o Fenômeno fez no Mundial na Ásia. Era a força necessária para a medalha de campeão do mundo na casa do atleta receber a companhia do troféu de melhor jogador do mundo no fim do ano - a terceira vez que ele recebeu esta condecoração da Fifa.

Somando estes ápices ao período em que voava para se firmar como um dos melhores entre os que sabem tratar bem a bola e colocá-la nas redes entre 1994 e 1998, Ronaldo ainda teve mais quatro anos de vida muito útil à seleção brasileira de 2002 a 2006. Mesmo claramente com mais quilos do que deveria, chegou a fazer três gols em um só jogo contra a Argentina, pelas Eliminatórias para a Copa de 2006, antes de fazer o mesmo número no Mundial na Alemanha e bater o recorde - uma resposta até para Lula, então presidente do Brasil, com quem discutiu em uma videoconferência.

A história do atacante, entretanto, não pode se restringir ao que ele fez em campo. Em 2002, por exemplo, o Fenômeno e seus colegas admitiram que não raspar apenas o pedaço da frente do cabelo foi uma maneira de fazer com que suas dores, que o tornavam dúvida para a semifinal da Copa contra a Turquia, ficassem em segundo plano (o que ele corroborou ao fazer o gol da vitória e, na decisão, os dois que garantiram o penta contra a Alemanha). Antes de Cascão, o jogador ainda foi inspiração para que todos da seleção que disputou a Copa das Confederações de 1997 ficassem carecas.

Após o Mundial de 2006, Ronaldo, com visível sobrepeso, foi apontado como vilão até por Ricardo Teixeira, presidente da CBF, e o ex-companheiro Dunga passou a fazer cara feia só de ouvir seu nome entre possíveis convocados. Mas até Teixeira teve que se render à história de Ronaldo. Fez as pazes e ainda o colocou como "melhor jogador da seleção em sua administração [que começou em 1989]".

As palavras de Teixeira nem eram necessárias. O Fenômeno que só não fez mais gols que Pelé na seleção receberá a verdadeira homenagem ao dar a volta olímpica nesta terça-feira, no Pacaembu. Certamente com aplausos de seus colegas e de torcedores que pagaram caro apenas para vê-lo de perto pela última vez com a camisa amarela. "Com certeza ficarei emocionado depois de uma longa e linda história com a seleção", admitiu o craque. Ou melhor, o verdadeiro Presidente.

Fonte: Gazetaesportiva.net

Morre a ex-primeira-dama Dulce Figueiredo

http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTQcwUOojmDBOkF84pXW5R58GD21b_qIaDqrPNgg-e9aeWEedzNHw

Última primeira-dama do regime militar, Dulce Figueiredo foi casada com o general João Batista Figueiredo, que governou o país entre 1979 e 1985. Viúva desde 1999, dois anos mais tarde voltou aos noticiários quando, por necessidade financeira, decidiu organizar um leilão para vender objetos pessoais do marido, parte deles ganha durante sua gestão como presidente, o que gerou críticas na imprensa na época. Entre os 218 objetos leiloados, havia uma escultura de caubói presenteada pelo ex-presidente americano Ronald Reagan, dois quadros de Di Cavalcanti e uma bandeja de prata dada pelo ditador chileno Augusto Pinochet.

A ex-primeira-dama morreu ontem no Rio, aos 83 anos, vítima de uma doença não divulgada pela família. De acordo com João Roberto, neto de Dulce, ela teve pioras sucessivas na saúde nos últimos seis meses, até morrer por volta das 18h, numa clínica de Botafogo. Dulce será enterrada nesta terça-feira, no mausoléu da família no Cemitério do Caju, ao meio-dia. Ela deixa dois filhos, Paulo Roberto e João Batista Figueiredo Filho, e nove netos.

Grito da Terra Brasil 2011 tem apoio da governadora Rosalba Ciarlini

06.06.2011 Grito da Seca 1

Em audiência na tarde esta segunda-feira, 06, junto aos representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte – Fetarn, ficou firmado pela governadora Rosalba Ciarlini o apoio do Governo do RN para as reivindicações do Grito da Terra Brasil – 2011.

Juntamente com o secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Betinho Rosado; o secretário de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária, Gilberto Jales; o secretário de estado Adjunto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Jader Torres; o diretor geral da Emater, Ronaldo Cruz; e o diretor do Idema, Marcelo Toscano, a governadora Rosalba Ciarlini participou da apresentação da pauta de reivindicações feita pela Fetarn e garantiu o apoio. “Já conheço vocês de nossos encontros no Senado e digo que não faltará vontade e disposição para encontrar as soluções. Falo aqui como uma cidadã que conhece os problemas do campo”, disse a governadora Rosalba Ciarlini.

Na pauta estavam diversas solicitações, entre elas o pedido de ações permanentes para o semiárido e ações voltadas para reforma agrária, combate à pobreza rural, política agrícola, pesquisa e assistência técnica, educação e qualificação de trabalhadores rurais, além de abordar nesse tópico a produção de energias limpas e renováveis através de práticas rurais.

Para Ambrósio Lins, presidente da Fetarn, a presença da governadora Rosalba Ciarlini nas questões defendidas pela Federação tem sido de constante apoio.

Segundo Betinho Rosado, as reivindicações da Fetarn vêm somar às ações já previstas pela governadora Rosalba Ciarlini. “Tudo o que puder ser viabilizado juntando o desenvolvimento econômico e social será feito. Entendemos que essas reivindicações são fruto de vários anos de discussões e sedimentação em cima dos temas relacionados aos trabalhadores do campo. Vamos executar o que for possível de imediato e estudar como poderemos viabilizar empreitadas de médio e longo prazo. Algumas das solicitações, inclusive, já fazem parte do programa de governo de Rosalba Ciarlini”, disse Betinho Rosado.

A governadora Rosalba Ciarlini ratificou a necessidade de desenvolvimento junto com o desenvolvimento social e revelou que em recente reunião com dirigentes da Petrobras medidas já vêm sendo estudadas. “Queremos consolidar uma parceria com a Petrobras para a compra de produtos oleaginosos dos pequenos produtores para a produção de biocombustível. Soube que no Ceará já há essa sistemática e queremos ter um modelo semelhante no Rio Grande do Norte”, disse a governadora.

Ainda de acordo com a governadora Rosalba Ciarlini já foi solicitado junto ao Banco Mundial recursos da ordem de 300 milhões de dólares. “Acreditamos que dentro da política de ampliação dos recursos destinados ao Nordeste, nós seremos atendidos e, com isso, pretendemos fortalecer a cadeia produtiva e o apoio técnico à produção rural do nosso Estado”, disse a governadora.

Gilberto Jales afirmou que, no que tange à regularização de títulos de propriedade, a Seara está dando continuidade ao trabalho encontrado. “Já conseguimos botar em dia toda a demanda reprimida de 2010. Agora em julho começaremos a entregar os primeiros títulos, mas é interessante que ao recebê-los as pessoas façam os devidos registros junto aos cartórios”, orientou o secretário.

O secretário da Seara também anunciou o pagamento das contrapartidas em dia do Governo do RN, garantindo recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário. “Estamos apenas aguardando a verba federal do plano operativo anual do Programa Nacional de Crédito Fundiário. Acredito que deve sair nesta quarta-feira (08), enquanto isso estamos operando apenas com recursos do Estado”, disse Gilberto Jales.

“As questões dos trabalhadores rurais têm sempre encontrado espaço e resposta junto aos meus planos de governo, pois temos um compromisso com os agricultores. Sem o trabalho deles no campo nada existe na cidade, por isso nos esforçamos ao máximo para atender no que for possível”, afirmou a governadora Rosalba Ciarlini.

Fonte: ASSECOM/RN

Governadora incentiva o desenvolvimento da carcinicultura durante abertura da Fenacam

06.06.2011 FENACAM 1

No rumo do avanço dos mais variados setores econômicos do Estado, a governadora Rosalba Ciarlini participou nesta segunda-feira, 6, da abertura da VIII Feira Nacional do Camarão – Fenacam 2011. Acompanhada do vice-governador, Robinson Faria; da Ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti; do Ministro da Previdência, Garibaldi Alves; do senador José Agripino, deputados estaduais e federais, Rosalba Ciarlini frisou a importância do desenvolvimento da atividade da carcinicultura e piscicultura no Estado. “Minha presença aqui é para demonstrar o meu apoio nas atividades que ampliam o potencial do Rio Grande do Norte”, disse a governadora.

Para a ministra Ideli Salvatti, o crescimento de atividades relacionadas à pesca e piscicultura no Brasil deve continuar sendo incentivado como forma de incrementar a economia e a alimentação do brasileiro. “Com o aumento da produção de pescado podemos oferecer aos brasileiros acesso a uma proteína muito saudável que é o peixe. Temos no nosso país 4 mil km² de lâmina marítima e 13% da água doce do planeta, é quase uma equivalência do que temos em área para a agricultura, isso é uma mostra do que somos capazes de produzir”, disse Ideli.

Ideli disse que teve a oportunidade de sobrevoar o Rio Grande do Norte e afirma que o estado apresenta um grande potencial para o desenvolvimento da piscicultura. A ministra disse ainda que o país tem plena condição de conseguir um lugar de destaque produzindo e crescendo de forma sustentável, alcançando, assim, o patamar de maior produtor de pescado do mundo. “O Brasil tem que tomar seu lugar nesse mercado”, disse Salvatti.

A governadora Rosalba Ciarlini elogiou as palavras da Ministra e destacou o Rio Grande do Norte como um dos expoentes do mercado de peixe e camarão do país. “Atualmente o RN é responsável por 30% da produção de camarão de todo o Brasil, com incentivos aos pequenos e médios produtores podemos avançar mais ainda”, disse a governadora. Rosalba frisou que medidas de investimento em ciência e tecnologia também são fundamentais para o desenvolvimento do setor. “Assim podemos crescer de maneira sustentável atentos às normas de controle sanitárias e de manejo adequado. O Governo quer ajudar os produtores adotando condutas que possibilitem a geração de emprego e renda de forma sustentável”, disse Rosalba Ciarlini.

O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Camarão - ABCC, Itamar Rocha, fez questão de lembrar do recente debate sobre o novo Código Florestal e afirmou que “novos governos estão priorizando esforços para o desenvolvimento da carcinicultura”. De acordo com o presidente da ABCC, a meta agora é trabalhar com empresas âncora, que atuarão junto aos pequenos produtores na criação do crustáceo.

Também participaram do evento os secretários de Estado da Saúde Pública, Domício Arruda; da Justiça e da Cidadania, Thiago Cortez; dos Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária, Gilberto Jales; da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Betinho Rosado; o adjunto de Desenvolvimento Econômico, Américo Maia; a consultora geral do Estado, Tatiana Mendes Cunha; e o diretor geral do Idema, Marcelo Toscano.

Fonte: ASSECOM/RN

Integrantes do grupo Diante do Trono visitaram a governadora Rosalba Ciarlini

Governadora recebe grupo Diante do Trono - Elisa Elsie (7)

O grupo gospel, que é um referencial de música religiosa entre evangélicos e demais cristãos, visitou a governadora Rosalba Ciarlini na tarde desta segunda-feira (7). Diante do Trono fará a gravação de seu 14º DVD/CD  ao vivo na capital potiguar e contará com o apoio do Governo do RN. O show será dia 16 de julho, na praia do Meio. A expectativa dos organizadores é que participem cerca de 200 mil pessoas de todos os lugares do Brasil.

De acordo com Alfredo Galvão, presidente da Ordem de Pastores de Natal, a cidade deve começar os preparativos para receber os visitantes como uma prévia para a Copa 2014. “Próxima semana começaremos as propagandas para o show. Teremos outdoors espalhados em todo o Nordeste”, disse Alfredo.

Para a governadora Rosalba Ciarlini, o momento será de fortalecimento na fé dos potiguares e aquecimento no setor de serviços. “Teremos muitas pessoas que virão conhecer nosso estado para viver um momento de fé. Esse evento vai movimentar hotéis, restaurantes e várias outras atividades ligadas ao turismo”, disse a governadora.

Segundo Ana Paula Valadão, líder do Diante do Trono, o apoio do governo para a realização do evento demonstra compromisso também com as famílias. “A governadora Rosalba Ciarlini não é evangélica, mas ela sabe que esse tipo de evento fortalece a família, que é a estrutura base de qualquer sociedade”, disse Ana Paula.

Além dos integrantes do grupo e dos pastores, também participaram da comitiva o deputado estadual Antonio Jácome e o vereador Albert Dikson.

Fonte: ASSECOM/RN

Nova técnica de filtragem de água nas escolas

Promotores encontram rãs dentro de filtro de água tomada por alunos

A existência de rãs dentro do filtro que os alunos tomavam água, prédio comprometido, falta de higiene, banheiros interditados, morcegos e cadeiras quebradas, alimentos guardados e preparados na casa da merendeira, muito mato ao redor da escola. Esta foi a situação encontrada pelos promotores de Justiça Fabiana Maria Lobo e Lean Matheus Xerez, ao inspecionarem a Escola Estadual Jenipapeiro, no município de Riacho dos Cavalos, a 428,7 km de João Pessoa. Xerez, que é promotor titular da área, disse que pedirá a interdição da escola e a imediata transferência dos alunos.
“Vou pedir a interdição da escola e a transferência dos alunos para outro local. A escola não tem condições de funcionar. São condições sub-humanas”, destacou o representante do Ministério Público, que aderiu ao projeto MP pela Educação, do Planejamento Estratégico do Ministério Público da Paraíba.

A equipe do Caop da Educação do Ministério Público da Paraíba está realizando, durante todo o dia desta segunda-feira (6), uma audiência pública para discutir a situação da merenda escolar dos municípios de Catolé do Rocha e São Bento. A audiência está sendo realizada no auditório do Centro de Cultura Geraldo Vandré, em Catolé do Rocha. Durante o evento os promotores de Justiça, Fabiana Maria Lobo e Lean Matheus de Xerez, acompanhados de representantes da Secretaria Estadual de Educação, fizeram inspeção em duas escolas da Rede Pública da Zona Rural de Riacho dos Cavalos, quando detectaram as irregularidades.
A promotora Fabiana Lobo informou que a Secretaria de Educação do Estado, que acompanhou a inspeção, se comprometeu a tomar as providências necessárias para o caso.

Participação
Participaram da audiência pública o procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, representantes da Secretaria Estadual de Educação, das Secretarias de Educação dos Municípios que integram a Comarca de Catolé do Rocha, dos Conselhos Tutelares e dos Conselhos de Merenda.

Previna-se


Não tem muito jeito. Chega o outono, vem o frio e logo começa o festival de narizes entupidos, espirros e outros sintomas das doenças do sistema respiratório, como asma, bronquite, rinite e sinusite, comuns nessa época do ano. Para piorar, não resistimos a um bom edredon, no quarto, com tudo fechado pra ficar mais quentinho. Apesar de ficar bem aquecido, o ambiente só piora a situação de quem já está com a alergia dando as caras.

Locais pouco ventilados ou com ar condicionado só aumentam o problema. Se você também é daquelas que aproveita o inverno para dar uma folga pra dieta e se entrega à hibernação, deixando de lado os exercícios, corre grande risco de ficar doente. Isso porque os sedentários, que se alimentam mal e dormem mal, acabam baixando as defesas imunológicas do organismo muito baixas.

Mesmo com os cuidados, não tem muito jeito: o tempo seco e a baixa umidade relativa do ar são fatores que contribuem para o aumento das alergias respiratórias, por causa da poluição das cidades grandes e da já conhecida inversão térmica, quando uma camada de ar frio mais pesada acaba descendo à superfície terrestre e retendo os poluentes. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, as alergias atingem, em média, 30% da população mundial e especialistas estimam que, até o final do século, metade dos brasileiros deve sofrer com divervos tipos de alergias

Segundo o pneumologista do HCor – Hospital do Coração, em São Paulo, Dr. Carlos Carvalho, o nosso organismo reage de acordo com a temperatura e com o clima. “A temperatura do nosso corpo internamente é de 37 graus. Em dias muito frios ocorre a vasoconstrição para mantermos o nosso corpo aquecido. Já, com a respiração, existe uma grande perda de água e calor. Quando as vias respiratórias são atingidas por um ar mais seco e frio há uma piora do sistema respiratório, que reduz a produção de muco eliminado pelas glândulas das vias aéreas, na qual existem enzimas e anticorpos protetores. Com o frio, o transporte do muco das vias aéreas inferiores para as superiores fica comprometido e faz com que as doenças respiratórias se proliferem com maior facilidade”, explica o especialista.

Para se manter protegido de vírus e bactérias que afetam a respiração, atitudes simples podem evitar a proliferação dessas doenças, como manter os ambientes arejados, beber bastante líquido e controlar a umidade relativa do ar acima de 50%. Além de receitas caseiras existem no mercado atualmente algumas vacinas para a prevenção de infecções respiratórias como é o caso da gripe, vírus influenza e para o pneumococo. Elas são encontradas em clínicas especializadas, porém devem ser indicadas por um médico.

Dicas úteis para fugir das doenças respiratórias nesse inverno:

- Mantenha o organismo hidratado;* Evite fumar ou se expor a ambientes com muita poeira ou fumaça;

- Mantenha o ambiente arejado. As bactérias ficam concentradas em ambientes fechados, por isso é importante evitar esses locais;

- Evite o contato com pessoas gripadas ou com resfriados, pois essas doenças são adquiridas pelo ar;

- Mantenha a respiração sempre pelo nariz e não pela boca, pois as narinas têm a função de filtrar o ar e aquecê-lo;

- Lençóis, edredons e roupas devem ser expostos ao sol e lavados sempre que necessário;

- As pessoas que já possuem problemas respiratórios como bronquite, asma e sinusite devem evitar o contato com bichos de pelúcia, tapetes e produtos que possuem pêlos;

- A alimentação deve ser balanceada com sopas e caldos ricos em verduras e legumes. As frutas são essenciais, principalmente aquelas que contêm vitamina C, como a laranja. Elas ajudam a prevenir gripes e resfriados.

RN: Restaurantes populares vão alterar forma de pagamento

Os restaurantes populares terão um novo método de venda das refeições que são comercializadas no valor de R$ 1,00 em todo Estado. As fichas de papel serão substituídas por um cartão magnético. A expectativa do secretário Luiz Eduardo Carneiro Costa, da Secretaria de Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SETHAS) é que o novo serviço entre em funcionamento a partir de agosto. 

Segundo informações do secretário, a licitação para a escolha da empresa que implantará o sistema on-line já está em andamento. O projeto piloto será implantado no restaurante popular do bairro Alecrim, em Natal, por ter maior movimentação de usuários. Na prática, o acesso se dará da seguinte forma: o consumidor compra o cartão, pelo preço da refeição e passa por uma catraca, que só libera o acesso após a leitura desse cartão.

Ao sair, ele também passa pela catraca, depositando, antes, o cartão numa urna. Toda essa movimentação chegará em segundos, via on-line, aos computadores da Secretaria.
Com isso, a Sethas espera ter o controle financeiro e de movimentação de uma maneira bem mais eficiente. “O nosso programa de restaurantes populares precisava de uma modernização e é isso que estamos fazendo”, enfatizou o secretário.

Com esse controle, explicou Luiz Eduardo, a coordenação do programa terá condições, com base em relatórios contendo informações sobre quantidade de usuários, tempo médio de permanência e dias de maior frequência, de aperfeiçoar o programa e oferecer mais qualidade aos seus usuários.
Para o gerente dos dois restaurantes populares de Mossoró, Francimar Pitta, destacou que ainda não fora informado sobre o novo método, mas que acha que será um benefício para o atendimento.

“Seria uma boa essa troca da ficha pelo cartão. É bem mais prático. Só que teremos que ser orientado com antecedência, e com certeza seremos”, disse. Atualmente os usuários pegam uma fila para comprar uma ficha e outra para receber a refeição.

Degradação do Rio Apodi-Mossoró é tema de debate

_MG_1141

O processo de degradação do Rio Apodi-Mossoró, que passa por 52 municípios do Rio Grande do Norte, foi analisado nesta segunda-feira, 6, em uma audiência pública realizada no auditório do Sesi, em Mossoró. A educação ambiental foi definida pela maioria dos participantes do debate como uma das principais soluções para o problema dos altos índices de poluição do rio.

O deputado Fernando Mineiro (PT), propositor do encontro, disse que vai encaminhar um documento relatando todas as questões abordadas na audiência ao Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (SEMARH), Robinson Faria.

O objetivo da audiência foi propor soluções para melhorar a situação do rio e diminuir os efeitos da poluição e degradação de equipamentos que compõem o ecossistema local.

A professora Suely Leal de Castro, do departamento de química da UERN, apresentou o diagnóstico de um estudo desenvolvido pela Fundação Guimarães Duque, UERN e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), que revela a situação de degradação da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi- Mossoró, que é considerada a segunda maior do Estado.

Desgastes

O estudo indicou a dimensão dos desgastes ocorridos e segundo Suely, embora a pesquisa mostre a qualidade da água e aponte as possíveis causas para o alto teor de poluentes, pouco se tem feito efetivamente para reverter esse quadro.  Ela afirmou que um programa completo de saneamento básico e tratamento adequado dos esgotos, domésticos e industriais, são medidas que poderiam resolver, ou ao menos amenizar o problema da poluição no rio. Isso porque os elementos químicos contidos nos esgotos que são jogados nas águas do rio são os principais agravantes da poluição.

Suely explicou que o estudo foi realizado em 2008 e que atualmente a situação encontra-se pior. “Tem muito lixo nas margens do rio, material hospitalar, animais, esgotos domésticos. Os municípios que compõem a bacia são responsáveis pela qualidade do rio. É preciso que se tome alguma atitude urgente, o maior problema é a falta de educação das pessoas”.

O professor Romiro Camacho, que também foi responsável pelo estudo, deu ênfase às ações de preservação e recuperação do rio, educação ambiental da comunidade, uso racional da água e enfatizou a importância do sistema aquático a serviço de todos. O pesquisador disse ainda que 80% da cobertura vegetal da região está degradada e ressaltou a importância de um fórum permanente sobre o rio.

“Iniciamos produção de mudas e 25 hectares já foram recuperados à margem do rio. Também retiramos mais de sete toneladas de lixo. O monitoramento precisa ser continuado”, pontuou Romiro.

Preservação

A representante da SEMARH, Joana Medeiros, enumerou as ações da secretaria para preservação do rio, como a publicação do decreto governamental criando o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio, para discutir, deliberar e normatizar o uso dos recursos hídricos da bacia. Joana afirmou que o comitê também tem o propósito de despertar uma consciência ecológica na população e busca o engajamento de diversos segmentos da sociedade.

A Caern, através do diretor técnico Ricardo Varela, também apontou as ações desenvolvidas pela empresa para tentar resolver o problema de saneamento básico nas cidades por onde o rio passa. Já o representante do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), afirmou que o órgão está tentando implementar o projeto de irrigação Santa Cruz do Apodi, que será localizado em sua maior parte em Apodi e uma pequena porção no município de Felipe Guerra.

Jamir Fernandes, diretor técnico do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), explicou o estudo em andamento de recuperação e despoluição do rio, que prevê várias intervenções a fim de resolver o problema definitivamente. O secretário de gestão ambiental da Prefeitura de Mossoró, Maírton França, também falou sobre as ações da prefeitura na tentativa de reverter o atual quadro de degradação do rio.

Também participaram do encontro os deputados Leonardo Nogueira (DEM) e Larissa Rosado (PSB), além de vereadores, agricultores, representantes da Igreja Católica, do sindicato dos salineiros, sindicato rural de Apodi, pesquisadores, dentre outros. O encontro fez parte da programação festiva pelo Dia do Meio Ambiente, comemorado no último domingo.

Fonte: Assessoria de Imprensa AL/RN

Governo abre propostas para construção dos túneis da Prudente de Morais

O diretor-geral do Departamento de Estradas e Rodagens – DER, Demétrio Paulo Torres, confirmou para esta terça-feira, dia 7, às 9h, a abertura das propostas ao edital para construção dos dois túneis no bairro Planalto que irão permitir a conclusão do trecho do prolongamento da Avenida Prudente de Morais do conjunto Cidade Satélite à BR - 101 em Parnamirim. Os túneis não estavam contemplados no projeto original e sem eles a avenida iria dividir o bairro, dificultando a mobilidade.

De acordo com Demetrio Torres, duas empresas apresentaram propostas para a construção dos túneis que serão localizados na Avenida Tamanduateí e na Avenida dos Caiapós, com duas faixas cada um. O diretor-geral do DER explica que após habilitada a empresa vencedora, até o final deste mês as obras serão iniciadas. A previsão é que até o início do ano de 2012 os túneis sejam concluídos, assim como todo o prolongamento da Prudente de Morais.

A ligação da avenida com a BR – 101 é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - Denit. A ampliação da Prudente de Morais e sua conexão à BR – 101 dará a Natal nova opção de acesso, o que contribuirá para desafogar o trânsito na BR - 101. O valor previsto das obras é de R$ 11 milhões.

Fonte: ASSECOM/RN

Governadora lança edital INOVA 2011 durante reunião do Conselho Deliberativo do Sebrae

Conselho do Sebrae e Fapern 1. fotos Ivanizio Ramos7

Foi lançado nesta segunda-feira (06), o edital FAPERN PAPPE INTEGRAÇÃO INOVA RN 001/2011, programa que custeia atividades de pesquisa, desenvolvimento e/ou inovação no Rio Grande do Norte. O lançamento foi feito pela governadora Rosalba Ciarlini durante a terceira reunião ordinária do Conselho Deliberativo do Sebrae-RN.

Ao todo serão investidos R$ 2 milhões, recursos oriundos do Ministério da Ciência e Tecnologia/Finep. Serão apoiadas pesquisas nas áreas do agronegócio, têxtil, confecção, alimentos, saúde (insumos e novas técnicas), aproveitamento de resíduos, reciclagem, controle de poluentes, biocombustíveis, energias alternativas, nanotecnologia, neurociência, biotecnologia, mineração, petróleo e gás, tecnologia da informação e comunicação e turismo.

Os valores dos projetos deverão estar entre R$ 150 mil e R$ 300 mil, para trabalho apresentado por Empresa de Pequeno Porte, e entre R$ 100 mil e R$ 200 mil, para Micro Empresas. Poderão ser financiados: material de consumo; diárias; passagens e despesas com locomoção; serviços de terceiros, pessoa física e jurídica; salários de pessoal e encargos patronais.

De acordo com a governadora Rosalba Ciarlini, é importante trabalhar nesse projeto, que é de interesse do Governo e do Sebrae-RN. “Quero colocar aqui nosso interesse em ciência e tecnologia e reforçar essa parceria para que se gere desenvolvimento”, observou a governadora.

A presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do RN (FAPERN), Maria Bernardete Cordeiro de Sousa, também presente ao evento, falou sobre a importância de se impulsionar a área acadêmica, fortalecendo a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), com o objetivo de tornar a pesquisa mais competitiva. Esse incentivo deve criar novas oportunidades para a economia potiguar, com, por exemplo, investimento em energia eólica.

O Edital, os Anexos e o Formulário de Inscrição estão disponíveis na página da FAPERN na internet (www.fapern.rn.gov.br). A entrega das propostas será exclusivamente pelos Correios para:

FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – FAPERN

BR 101 KM 94, CENTRO ADMINISTRATIVO DO ESTADO

BAIRRO LAGOA NOVA - NATAL/RN - CEP 59.064-901

Fonte: ASSECOM/RN

Próxima etapa do Projeto “A Câmara quer te ouvir” será em Natal

Cpia de 20110531125052_20110531_PH_0002bc

O deputado e ouvidor-geral da Câmara dos deputados, Miguel Corrêa (PT-MG), estará no próximo dia 16 de junho, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, em Natal, para a segunda audiência pública externa do projeto “A Câmara quer te ouvir!”, de iniciativa da Ouvidoria da Casa.

A visita do parlamentar a cidade tem como objetivo ouvir a sociedade sobre temas em discussão na Câmara dos Deputados, para que a opinião do cidadão influencie nas decisões do Congresso Nacional.

Segundo Miguel Corrêa, os painéis e os deputados moderadores do projeto em Natal serão : Combate ao Crack -Fabio Farias (PMN-RN); Segurança Pública: exploração sexual/violência contra a mulher - Sandra Rosado (PSB-RN); Copa do Mundo/Turismo - João Maia (PR-RN); Educação: acesso ao ensino superior - Fátima Bezerra (PT-RN) e tema livre - Luiz Tibé (PTdob- MG).

- O objetivo das audiências públicas externas é levar a Câmara dos Deputados à sociedade brasileira, ouvindo-a e incentivando-a a participar e a intervir nos temas de importância nacional.

Para o deputado Miguel Corrêa, hoje, o maior desafio da Câmara é mostrar para o cidadão o poder das ferramentas participativas da Casa e que ele pode interferir nas decisões do Parlamento.

Rio de Janeiro

A primeira audiência pública externa do projeto “A Câmara quer te ouvir!” foi realizada no Rio de Janeiros. Cerca de 350 pessoas falaram e terão sugestões sobre o combate ao Crack; homofobia e bullying; segurança Pública (UPPs); preparação do Brasil para a Copa do Mundo e reforma política.

“No Rio de Janeiro tivemos uma nítida percepção que a sociedade quer intervir nas decisões do Congresso Nacional, mais para isso se concretizar precisava de um canal para ouvi-la,  como é o nosso projeto”, explica.

Entres os resultados obtidos na audiência do Rio de Janeiro estão: oito proposições – três projetos de lei, três indicações e dois requerimentos, 15 expedientes para o Executivo Federal, e diversas sugestões de audiência públicas nas Comissões Permanentes da Câmara dos Deputados.

Saiba mais:

A Ouvidoria Parlamentar é um órgão integrante da Mesa diretora da Câmara dos Deputados, criada para ser o canal de interlocução entre a Câmara  e a sociedade. Tem como principais atribuições receber e encaminhar aos órgãos competentes as demandas formuladas pelos cidadãos.

Por intermédio da Ouvidoria o cidadão pode manifestar à Câmara Federal sua opinião, crítica e até mesmo fazer sugestões que impliquem no aprimoramento das atividades do Parlamento.

Serviço:

Audiência Pública projeto “A Câmara quer te ouvir!”

Local: Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte

Horário: 9h às 12h.

Fonte: ASSECOM/RN

 

Blogger news

Blogroll

About