Pages

Ads 468x60px

sábado, junho 18, 2011

Reconhecer emoções dos outros é mais difícil para quem usa botox

A toxina pode interferir com a maneira com que o feedback facial ajuda os outros a perceberem emoções

Não é novidade que pode ser difícil saber o que os usuários de botox estão sentindo. Mas, aparentemente, aqueles com os rostos paralisados têm pouca ideia do que os outros estão sentido também. Não, injeções de toxina botulínica, até onde se sabe, não afetam o cérebro. Mas, de acordo com um novo estudo, pessoas que usam toxina botulínica são fisicamente incapazes de reproduzir as emoções alheias, e isso acaba afetando sua habilidade de também compreender aqueles sentimentos.
A idéia da pesquisa assinada pelo professor-assistente de psicologia da University of Southern California David T. Neal, e Tanya L. Chartrand, professora de marketing e psicologia da Duke University Fuqua School of Businesspartiu de um estudo realizado nos anos 1980, que descobriu que homens e mulheres juntos há muito tempo começavam a ficar parecidos uns com os outros, especialmente se o casamento era feliz. “Então pensamos: o que vai acontecer agora que existe o botox?”, diz Neal.
De acordo com a teoria do estudo, nós inconscientemente imitamos as expressões de nossos interlocutores, e essa repetição então geral um sinal que vai do que o rosto expressa para seu cérebro. Finalmente, este sinal permite que o ouvinte entenda o que a outra pessoa sente ou quer dizer.
Embora os dois primeiros passos deste processo tenham sido estabelecidos em pesquisas anteriores, ainda não era claro se a repetição das expressões faciais realmente ajudava as pessoas a fazerem julgamentos melhores sobre as emoções dos outros. Daí a importância do usuário de botox, um novo espécie de laboratório. E, como grupo de controle, foram usados pacientes com Restylane, um produto para preenchimento que não altera as funções musculares.
Em uma das experiências, mulheres que tinham recebido injeções de toxina botulínica nas duas semanas anteriores receberam uma oferta de 200 dólares para ligar fotografias de olhos a uma lista de emoções. O grupo de controle recebeu a mesma tarefa. As usuárias de botox foram significativamente menos eficazes em decodificar tanto expressões positivas quanto negativas do que aqueles que tinham feito preenchimento.
Uma segunda experiência do mesmo estudo descobriu que pessoas com expressões amplas são melhores ao decifrar emoções. Participantes receberam uma aplicação de gel no rosto que os obrigava a fazer mais força para criar expressões de emoção, e foram mais bem-sucedidos para identificar as emoções dos outros.

Protetores solares com regras mais rígidas

Do Correio Braziliense
Com dois milhões de novos casos de câncer de pele por ano, os Estados Unidos endureceram a regulamentação a respeito da venda de protetores solares. A Food and Drug Administration (FDA), órgão de vigilância sanitária do país, anunciou novas regras que devem constar dos rótulos para ajudar os consumidores a escolher os produtos, de acordo com o tipo de proteção oferecida. Com as mudanças, ficará mais fácil identificar quais protetores são mais seguros contra os efeitos nocivos do Sol.
Nem todos os protetores oferecem proteção contra os raios UVA, os maiores componentes da radiação ultravioleta. O nível de segurança é mais forte quando o produto combate os efeitos de todos os tipos de raios, mas o chamaAdo fator de proteção solar (FPS) refere-se somente aos UVB. Embora essa radiação seja a maior responsável por queimaduras, os raios UVA estão relacionados ao risco de câncer de pele e ao envelhecimento celular. Nem todos os consumidores, porém, sabem da importância de se proteger contra eles.
“Finalmente, os americanos se atentaram para a importância de esclarecer melhor as pessoas sobre os efeitos da radiação”, diz a dermatologista Cristine Dal Magro, de Brasília. “Com a nova rotulagem, o FDA vai esclarecer que só o FPS não protege adequadamente”, diz. De acordo com ela, o filtro não é suficiente para evitar as consequências da exposição ao sol, por isso, as pessoas também devem escolher roupas, chapéus e óculos protetores, além de preferir sempre a sombra e evitar as câmeras de bronzeamento.
As regras do FDA também vão proibir o uso da expressão “bloqueador” nos produtos. “Essa palavra é perigosa, porque a pessoa acha que o produto vai bloquear 100% da radiação, e isso não acontece. Essa é uma medida muito importante, na qual o Brasil deveria se espelhar”, acredita a dermatologista. Com outros países do Mercosul, o governo brasileiro estuda modificações na regulamentação dos protetores. De acordo com a assessoria de imprensa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), “as metodologias atualizadas e aceitas em países como Canadá, Estados Unidos, Austrália e os da União Europeia poderão ser aproveitadas para avaliar fator de proteção solar e de UVA dos protetores solares produzidos e comercializados no Brasil”.
Nos Estados Unidos, produtos que oferecerem proteção contra as radiações UVA e UVB serão considerados de amplo espectro, caso sua eficácia seja comprovada. Mesmo aqueles com filtro menor que 15 poderão receber o rótulo. A dermatologista Cristine Dal Magro, contudo, não recomenda o uso desses protetores nem para pessoas de pele escura, que produzem mais melanina. “Eles não protegem nada. Protetor, só acima de 15”, diz.

Inscrições para o Prouni serão abertas nesta segunda-feira

Estarão abertas na segunda-feira, 20, as inscrições de candidatos a bolsas de estudos do segundo semestre de 2011 do Programa Universidade para Todos (ProUni). O prazo vai até sexta-feira, 24. Criado em 2004, o ProUni, programa do Ministério da Educação, oferece bolsas de estudos em instituições de educação superior particulares em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.
Podem concorrer às bolsas os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010 e atingido no mínimo 400 pontos na média das notas em ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e que tenham obtido nota na redação, mesmo que mínima.
As inscrições serão feitas em uma única etapa, com três chamadas sucessivas. Ao inscrever-se, o candidato pode escolher até três opções de curso e instituição.
O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 27 próximo. Os candidatos pré-selecionados terão prazo até 6 de julho para comprovar a documentação e fazer a matrícula na instituição de ensino indicada. A segunda chamada está prevista para 12 de julho, com prazo para confirmação de documentação até o dia 19. A terceira e última chamada será feita em 25 de julho, com prazo até o dia 29 para a matrícula.
Espera
Conforme o cronograma , ao fim das três chamadas, os candidatos excluídos da pré-seleção ou pré-selecionados em cursos sem formação de turma podem manifestar interesse em entrar na lista de espera. O prazo para manifestação de interesse vai de 6 a 8 de agosto. A lista será usada pelas instituições de educação superior participantes do programa para a oferta das bolsas ainda existentes.
Podem se candidatar às bolsas integrais estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. Além de ter feito o Enem 2010 e alcançado a pontuação mínima, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, em caso de escola particular, na condição de bolsista integral.
Professores da rede pública de ensino básico que concorrem a bolsas em curso de licenciatura, normal superior ou de pedagogia não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola na qual atuam.
Os candidatos devem fazer a inscrição na página eletrônica do
ProUni. É necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem de 2010, além do CPF. Caso seja necessário recuperar esses dados, o estudante deve buscá-los na página eletrônica do Enem.
O processo seletivo do ProUni referente ao segundo semestre deste ano foi regulamentado pela Portaria Normativa nº 14, do MEC, publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 17, seção 1, página 21

Do Correio Braziliense

A boataria sobre o parentesco de Chico Buarque e Eduardo Campos

Por Alex Medeiros

Os “trending topics” do Twitter, a seleção dos temas mais discutidos na rede social do “blue bird”, destacaram ontem durante algumas poucas horas um assunto que é velho e repetido nas rodas de fofocas do Recife e demais cidades de Pernambuco.

Sites e blogues de notícia e opinião repercutiram o boato que trata de uma suposta paternidade, jamais existente, do grande compositor da MPB, Chico Buarque, que por vias tortas teria concebido um varão, único entre suas meninas, numa aventura amorosa.

O episódio, narrado com acidentes gramaticais grotescos em um site chamado Diário Pernambucano, provocou ilusão de ótica e de leitura em diversos blogueiros do Brasil, que se imaginaram diante de uma notícia-bomba do tradicional Dário de Pernambuco.

A partir de uma fictícia entrevista com o autor de “O Meu Guri” e “Pedaço de Mim”, os atropeladores do vernáculo realimentaram o antigo fuxico das ruas da capital do frevo, tratando como furo o reconhecimento de Chico, enfim, de que tem um filho homem.

O pretenso rebento, nascido em agosto de 1965, época em que os programas musicais nas TVs Excelsior, Tupi e Record ainda não haviam transformado o artista em referência nacional (compôs a Banda em 1966), cresceu sem o pai, debaixo da asa do avô.

Faz muito tempo que essa conversa de que Eduardo Campos, o atual governador de Pernambuco, é filho de Chico Buarque, rola na cena urbana do Recife, e até já suscitou grandes debates e algumas apostas. Os defensores do boato têm argumentos fabulosos.

De fato, quando se usa a semelhança dos olhos do músico e do político, ficamos diante de uma potencial suspeição de parentesco, mas tudo se encerra aí. A própria estória original do caso é repleta de furadas pontuais e imprecisões temporais e geográficas.

Sábado é dia D

O Sistema Único de Saúde (SUS) realiza, no sábado (18), a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite de 2011. Todas as crianças menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) devem tomar as duas gotinhas para prevenir a paralisia infantil. A segunda será no dia 13 de agosto.
Nesta data, os pais ou responsáveis devem levar as crianças novamente aos postos de vacinação, para a criança receber mais duas gotinhas contra a pólio. A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral.

RN promove Oficina para discutir ampliação de Territórios Da Cidadania

Oficina de Planejamento da Rede NAcional de Colegiados Territoriais - Elisa Elsie (1)

Representantes do Governo Federal, dos 27 estados da Federação e dos municípios potiguares encerraram nesta sexta-feira (17), no Hotel Praiamar, a participação na Oficina de Planejamento da Rede Nacional de Colegiados do Programa Territórios da Cidadania. O encontro dinamizou discussões referentes à política rural e propôs, entre outros, a ampliação de sete para 10 o número de Territórios da Cidadania no Estado.

O programa Territórios da Cidadania é uma ação do Governo Federal, lançado em 2008, e tem como objetivos promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. A participação social e a integração de ações entre Governo Federal, estados e municípios são fundamentais para a construção dessa estratégia.

De acordo com o secretário Nacional de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA), Jerônimo Rodrigues Souza, até o final do ano o território que agrupa parte do sertão central e do litoral norte, além das regiões do Trairi e Potengi, serão inseridas pelo financiamento da dinâmica territorial do Programa.

Para o secretário de Estado de Assuntos Fundiários e de apoio à Reforma Agrária (Seara), Gilberto Jales, a grande vantagem dos Territórios da Cidadania é que a integração das políticas públicas federais ocorre de forma completa, admitindo a ação de 22 Ministérios, e não de forma pontual. “Isso permite que as atividades rurais desenvolvidas no território Assu-Mossoró, muito forte na fruticultura, recebam foco no investimento para potencializar as ações.

Segundo o Chefe de Gabinete do SDT/MDA, César Oliveira, os investimentos promovidos pela parceria entre Governo Federal e os Estados aprimoram o processo de desenvolvimento rural no Brasil. “Isso é importante porque a contribuição da sociedade civil potencializa a ação. Totalizar a cobertura dos Territórios da Cidadania no Rio Grande do Norte significa aumentar o grau de articulação para viabilizar um maior desenvolvimento dos territórios. A participação do Estado neste evento demonstra o quanto o RN está comprometido e preocupado na melhoria na qualidade de vida do homem do campo”, declarou.

Caramuru Paiva, da secretaria Executiva da Rede de Colegiados do Rio Grande do Norte, reforçou a ação do Programa. Paiva confirmou a ampliação dos recursos para a liberação de projetos que estão aprovados e aguardam a liberação com recursos do Pronaf, que combina recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Governo do RN. “São projetos de processamento  de alimentos e beneficiamento de produtos agrícolas, cujos recursos vão complementar ações de andamento para dinamizar as regiões mais empobrecidas do RN”, disse.

Fonte: ASSECOM/RN

Rosalba Ciarlini participa do seminário Natal Copa 2014

Foto_Demis roussos (7)

A governadora Rosalba Ciarlini participou nesta sexta-feira (17), do Seminário Natal Copa 2014, no Hotel Pirâmide, que teve como principal palestrante o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira. “Agora não tem mais dúvida. A Copa vai mesmo acontecer em Natal”, disse a Governadora se referindo à colocação dos tapumes em volta do Machadão para dar início às obras no local. “Uma das maiores prioridades, quando assumi o Governo, foi a Copa do Mundo. Corremos contra o tempo para não perder os prazos. Superamos as dificuldades e hoje tudo está dentro do cronograma previsto. Não podíamos perder esta oportunidade e os investimentos que o evento irá trazer para a cidade e para o Estado”.

Rosalba também destacou que a Copa já está proporcionando a vinda de outros eventos esportivos para o RN, como o Torneio Internacional de Ginástica Olímpica e o Campeonato Mundial de Basquetebol Master. “Será que, se Natal não estivesse entre as sedes da Copa, estaria recebendo esses eventos esportivos internacionais?”, indagou. “A Copa está revelando a cara de Natal e do RN para o Mundo”, concluiu a Governadora.

O seminário reuniu também o vice-presidente do McDonald’s na América Latina, Mauro Multedo; o assessor especial do Ministério dos Esportes, Ricardo Gomyde; o vice-governador Robinson Faria; o secretário extraordinário para Assuntos Relativos à Copa 2014, Demétrio Torres; o deputado federal Fábio Faria; o presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), José Vanildo; o secretário municipal da Juventude, do Esporte e do Lazer e da Copa (Sejel), Rodrigo Cintra.

Fonte: ASSECOM/RN

Rosalba Cairlini prestigia Fórum do Esporte Norte-Riograndense

Foto_Demis Roussos (8)

A governadora Rosalba Ciarlini iniciou a agenda de trabalho desta sexta-feira (17) participando do Fórum do Esporte Norte-Riograndense, promovido pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL), no auditório da Fiern.

Nesta terceira edição, o Fórum do Esporte teve como tema central “Megas Eventos Esportivos - Estratégias para o Desenvolvimento” e contou com palestrantes que são verdadeiras autoridades na realização de mega eventos esportivos no Brasil: o professor Edgar Hubner, gerente de iniciação, fomento e eventos do Comitê Olímpico Brasileiro; o Vice-Almirante Bernardo Gambôa, presidente da Comissão Desportiva Militar do Brasil, e a consultora jurídica do Ministério do Esporte, Elzita Maria de Lima. O procurador-geral do Estado, Miguel Josino também prestigiou o evento.

“Realizamos este ciclo permanente de debates com o objetivo de reconstruir o esporte no Rio Grande do Norte” disse o titular da SEEL, Joacy Bastos. O secretário informou que o RN está recebendo grandes eventos, como o Torneio Internacional de Ginástica Olímpica, que vai contar com a participação de oito países e o Campeonato Mundial de Basquetebol Master, que acontecerá de 24 de junho a 03 de julho e deve reunir cinco mil atletas de 30 a 75 anos, de 40 países. “Sediar mega eventos esportivos ajuda a transformar o comportamento global da sociedade” completou Joacy, lembrando que, sem dúvida, a Copa do Mundo vai ser o maior feito no esporte “graças a determinação da Governadora”, concluiu.

A Governadora falou que é importante a realização de reuniões com o Fórum para se discutir e preparar planos para direcionar o esporte no estado. “Já que estamos falando em grandes eventos, não podemos esquecer que estes acontecimentos, além de estimularem à juventude a praticar uma atividade, incrementam o turismo e o desenvolvimento econômico”, disse ela, informando que Natal está com toda documentação legalizada e autorizada para a realização da Copa. “Queremos fazer muito mais pelos nossos atletas, de todas as modalidades. Precisamos incentivar e valorizar a prática do esporte entre crianças e pessoas da terceira idade. O esporte está no coração e faz parte da vida de todos”, finalizou.

A primeira etapa do Fórum aconteceu no dia 29 de abril e a segunda reunião foi dia 27 de maio, quando foram discutidas Gestão e Marketing e a Lei de Incentivo ao Esporte. O objetivo desses encontros é discutir uma política de estado para o esporte.

Fonte: ASSECOM/RN

AL presta homenagem aos 50 anos da campanha “De pé no chão também se aprende a ler”

Marcando as comemorações dos 50 anos da campanha De pé no Chão também se aprende a ler, a audiência pública realizada na Assembleia Legislativa por iniciativa do deputado Fernando Mineiro na manhã de ontem, 17, também levantou questionamentos sobre os rumos da educação em Natal e no país e rendeu homenagens a professores, trabalhadores e ex alunos do projeto.

A campanha foi implantada em Natal no ano de 1961, na gestão do então prefeito Djalma Maranhão, mas foi interrompida bruscamente com o golpe militar. Começou com ensino primário para crianças residentes nos bairros carentes da cidade. As aulas aconteciam em escolas de chão batido e cobertas de palha, verdadeiros acampamentos.

O deputado Fernando Mineiro lamentou a brusca interrupção do projeto: “Se isso não tivesse acontecido, nosso País teria ganhado muito”. Mineiro está numa mobilização para que o projeto ganhe uma homenagem a nível nacional, virando selo comemorativo dos Correios.

Educadores e representantes do programa Educação de Jovens e Adultos de diversos municípios do RN lotaram o auditório do plenarinho da Casa. Todas as autoridades na área de Educação convidadas destacaram a importância do antigo projeto que diminuiu o analfabetismo e em três anos matriculou cerca de 17 mil alunos a um custo de menos de 2 dólares per capita. Também alertaram para a necessidade de que as iniciativas existentes a fim de acabar com o número de analfabetos e analfabetos funcionais no País sejam fortalecidas.

A professora Marisa Narciso, do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos da UFRN disse que o RN fez um trabalho pioneiro e de vanguarda, porque houve a união do movimento popular e do estado e alertou: “A educação de jovens e adultos ainda precisa ser bastante intensificada”.

A professora aposentada Maria Salete Souza, uma das primeiras a trabalhar na campanha, fez um relato emocionado sobre a experiência em sala de aula no bairro das Quintas e do dia em que foi impedida pelos militares de exercer sua atividade. “Nem caneta vermelha podíamos ter. Eles apreenderam tudo”, disse.

O professor Alexandre Maranhão, sobrinho neto de Djalma Maranhão, foi outro homenageado: “Vejam como é fácil mudar esse país para melhor através de uma iniciativa simples como essa. Mas é preciso ter compromisso. Djalma era honesto e ético e tinha compromisso não só com a educação, mas com a transparência e com o povo de Natal”, disse.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da ALRN

er

Absurdos da Copa 2014

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, afirmou que é “absurda, escandalosamente absurda” a medida provisória aprovada na Câmara na noite desta quarta-feira, que prevê a manutenção em segredo de orçamentos feitos por órgãos federais estaduais e municipais para obras da Copa de 2014 e da Olimpíada de 2016.

“A serem procedentes as matérias, [a MP] é uma coisa, para pouco dizer, absurda, escandalosamente absurda. Você não pode ter despesa pública protegida por sigilo. Vi menção que haveria previsão de órgãos de controle teriam notícia. Como é que a sociedade pode ser privada do acesso a informações relacionadas a despesa pública?”, afirmou.

Ele ainda disse que o governo está buscando contornar problemas, pois as obras estão atrasadas.

“O que está acontecendo é que estas obras estão muito atrasadas e o governo busca, então, meios de se contornar esses problemas”, disse Gurgel. “Quer dizer, a simplificação é de tal monta que acaba inviabilizando em alguns aspectos o procedimento licitatório que é uma exigência.”

O procurador-geral avalia que eventos deste tamanho impõem “que os cuidados sejam redobrados”.

“Exatamente por ser um chamado megaevento, as despesas também são megadespesas, e por isso impõe que os cuidados com essas despesas sejam ainda maiores”, finalizou. (Folha)

Redução no Colesterol

Idosos que consomem regularmente azeite de oliva têm 41% menos chances de sofrerem um derrame cerebral em comparação àqueles que não ingerem o condimento. É o que indica uma pesquisa publicada no periódico Neurology, que avaliou 7,625 adultos franceses acima dos 65 anos.

O azeite de oliva é um ingrediente chave da conhecida dieta do Mediterrâneo, que recomenda também o consumo de frutas, vegetais e peixe grelhado. Alguns testes clínicos já haviam demonstrado que a dieta ajuda a controlar fatores de risco para doenças cardíacas, como hipertensão, acúmulo de gordura abdominal e colesterol alto. A ingestão regular do azeite é relacionada, ainda, à redução dos riscos de ataque cardíaco.

De acordo com Nikolaos Scarmeas, neurologista da Universidade de Medicina de Columbia e autor de um editorial publicado junto do estudo, os pesquisadores ainda não definiram por que o azeite consegue reduzir o risco de derrames. Para o especialista, questões como comportamento, estilo de vida e hábitos alimentares gerais podem ser variáveis importantes no resultado final. “Pessoas que consome o azeite podem ser muito diferente daquelas que não consomem”, diz. Scarmeas salienta ainda que, uma vez que a dieta do Mediterrâneo orienta ainda a ingestão de outros alimentos saudáveis, novas pesquisas devem ser feitas para comprovar a relação entre o azeite e o derrame cerebral. (Veja)

Mais um poderá estar de saída do governo Dilma Rousseff

O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse a dirigentes do PT nas últimas semanas que está disposto a ser candidato a prefeito de São Paulo. Afirmou ainda que, mesmo que não seja candidato, planeja deixar o governo Dilma Rousseff, informa reportagem de Vera Magalhães na edição desta sexta-feira da Folha de S. Paulo.

Haddad não deu prazos para a eventual saída do Executivo. Nas conversas, disse apenas que tinha a sensação de que sua missão à frente do MEC estaria cumprida.

Ministro na gestão de Luiz Inácio Lula da Silva e mantido por Dilma no novo governo, Haddad esteve sob fogo cruzado recentemente por conta do kit contra a homofobia encomendado pelo MEC. Parlamentares evangélicos chegaram a pedir a cabeça do ministro caso o governo insistisse em distribuir o material.

A produção e a distribuição do kit, no entanto, foi suspensa pela presidente Dilma Rousseff. Ela ainda definiu que todo material do governo que se refira a “costumes” passe por uma consulta aos setores interessados da sociedade antes de serem publicados ou divulgados.

Agosto será o Mês da Alegria…

Em reunião no Ministério do Turismo na tarde da última terça-feira, 14, a governadora Rosalba Ciarlini ganhou a simpatia do titular da pasta para colocar em prática um projeto que pretende transformar a agenda turística do Rio Grande do Norte em 2011: O Agosto da Alegria.

A ideia apresentada ao ministro Pedro Novais pela governadora Rosalba Ciarlini é transformar o oitavo mês do ano, período de baixa estação no nordeste, em 30 dias de festa popular pelas ruas de Natal. O festival celebrará durante um mês a cultura e o folclore do Rio Grande do Norte e oferecerá atividades e mostras envolvendo as mais variadas linguagens culturais como: dança, teatro, música, cinema, feiras gastronômicas e seminários.

Para a governadora Rosalba Ciarlini, o evento será um marco importante para o estado. “Queremos promover nossos artistas e grupos culturais, transformando esse evento em uma oportunidade de negócios e movimentação para toda a população, a exemplo do que já acontece com o Mossoró Cidade Junina, no interior”, disse a governadora.

 

Blogger news

Blogroll

About