Pages

Ads 468x60px

quinta-feira, junho 23, 2011

Fogos: bonitos, divertidos e perigosos

Em época de festas juninas, o risco de acidentes com fogos de artifício aumenta. O número de pessoas que sofrem acidentes por conta do uso inadequado dos fogos acompanha esse ritmo. Por conta disso, o Corpo de Bombeiros fiscaliza as barracas que vendem as bombas e traques de São João e os pais tomam - ou deveriam - mais cuidado com o manuseio desse tipo de material por crianças e adolescentes. De acordo com o tenente Couceiro, do Corpo de Bombeiros, a maioria dos acidentes tem como causa o manuseio inadequado e a falta de atenção.

É preciso ter muito cuidado no manuseio de fogos de artifício, muito usados em festas juninasÉ preciso ter muito cuidado no manuseio de fogos de artifício, muito usados em festas juninas

Primeiramente, a fiscalização se concentrará na questão das festas populares. A resolução 04/2010 prevê que os organizadores precisam entrar em contato com o Corpo de Bombeiros e obterem uma permissão. Nesse processo, as condições mínimas de segurança, de palco e queima de fogos, são averiguadas. Depois, há a fiscalização das barracas que vendem fogos de artifícios, como bombas e traques. Os consumidores precisam lembrar que é obrigatório a existência de extintores de incêndio nas barracas e que não é recomendado a realização de "testes" nos produtos nas proximidades das barracas. A desobediência a esses critérios pode causar acidentes.
No momento de manusear os fogos, há recomendações que não podem ser deixadas de lado, segundo o tenente Couceiro e Washington Reis, proprietário da Casa de Fogos São Paulo. Uma das principais causas de acidentes, entre adultos, é a não observação da distância mínima de segurança, principalmente quando os fogos de artifício aparentemente "falharam". A situação é simples: alguém acende uma "bomba", sai de perto e espera o momento do estouro. Contudo, não há explosão. Pensando que a bomba falhou, a pessoa se aproxima novamente, no intuito de ver o que aconteceu. Nesse momento, o material explode, causando o acidente.
O procedimento descrito acima está equivocado. Após verificar que a "bomba", o "vulcão", ou outros fogos de artifício, não funcionaram, o usuário não deve simplesmente se aproximar do material explosivo. "Nesse caso, é preciso esperar bastante, para se certificar que não haverá explosão e jogar água ou areia para dar mais segurança. Grande parte dos acidentes acontecem porque essa regra não é observada", diz Washington Reis.
O tenente Couceiro acrescenta que não é indicado acender fogueiras perto de fiações elétricas ou de árvores. As chamas podem se espalhar nesses casos e causar acidentes. "O mais indicado é escolher áreas abertas para acender as fogueiras, onde o fogo não poderá se espalhar e sair do controle. Outra coisa inadequada é a tradicional brincadeira de pular fogueiras, o que causa acidentes todos os anos. Isso deve ser evitado", diz o tenente.
Além disso, e principalmente por causa do feriado prolongado, onde muita gente vai passar o São João no interior, é necessário observar o local de acondicionamento. Os fogos podem queimar apenas com o atrito em mochilas ou pelo calor do ambiente. "Até mesmo o ato de portar esse tipo de material deve ser cercado de cuidados", aponta.
Outra questão que representa um risco é o manuseio de fogos de artifícios por crianças. Todos os anos o  Centro de Atendimento a Queimados do Walfredo Gurgel se enche de crianças machucadas por fogos de artifícios durante o São João. Nesses casos, segundo Washington Reis, os pais precisam supervisionar o uso de traques, bombas e materiais semelhantes em todos os casos (veja quadro). O único material completamente inofensivo é o chamado "chumbinho", indicado para crianças de todas as idades.

Católicos do mundo inteiro celebram nesta quinta dia de Corpus Christi

Hoje é  feriado de Corpus Christi onde católicos fiéis do mundo todo celebram o “Corpo de Cristo”. Mas, o que exatamente significa isso e por que esse feriado não é comemorado sempre no mesmo dia, em todos os anos?

A festa de Corpus Christi celebra a presença do corpo e sangue de Cristo e é um dos sacramentos da Eucaristia comemorado na quinta-feira, após o domingo de Pentecostes. Segundo as religiões cristãs, na quinta-feira santa, dia que antecedeu a sua morte, Jesus Cristo reuniu os seus apóstolos para a Última Ceia, quando disse: “Isto é o meu corpo (apontando para o pão), e isto é o meu sangue (apontando para o vinho)”. Os católicos do mundo todo agradecem então, o dom da Eucaristia, no qual crêem que Deus é o alimento espiritual da alma.

A celebração da data teve início em 1193, por iniciativa da religiosa belga Juliana de Cornellon, que disse ter visto a Virgem Maria pedindo para que ela realizasse uma grande festa com o intuito de honrar o corpo de Jesus na Eucaristia. Anos mais tarde, em 1264, o papa Urbano IV consagrou a festa (que já acontecia) à Igreja Universal. Através da publicação da bula Transituru do Mundo, Urbano IV decretou a celebração como sendo oficial, e com a tríplice finalidade: honrar Jesus Cristo, pedir perdão a Jesus pelo que foi feito a ele e protestar contra aqueles que negavam a presença de Deus na hóstia sagrada.

De acordo com a Igreja Católica, durante a missa, no momento em que o sacerdote proclama as palavras “Isto é o meu corpo e isto é o meu sangue”, ocorre o ato da transubstanciação, por meio do qual a substância do pão e vinho (neste caso, a hóstia e o vinho) se transforma no corpo e sangue de Cristo. Este é o momento mais importante de toda a celebração de Corpus Christi – as hóstias até então não consagradas, tornam-se consagradas.

Meninos da Vila vencem Peñarol e dão a 1ª Libertadores desde Pelé

Santistas fazem festa com taça da Libertadores e tricampeonato conquistado ao bater o Peñarol no Pacaembu

Depois de 48 anos, o santista pôde usar do benefício de ter Neymar, Ganso e companhia em seutime para celebrar um título de Libertadores. Os Meninos da Vila, agora sob o comando de Muricy Ramalho, venceram o Peñarol por 2 a 1 no Pacaembu, nesta quarta-feira, e fizeram do clube tricampeão do principal torneio do continente.

Para repetir o feito obtido no bicampeonato dos tempos de Pelé em 1962 e 1963, o Peixe que faz sucesso no século XXI precisou administrar seus nervos. Depois de ficar no 0 a 0 em Montevidéu, o Peixe teve 45 minutos para conseguir encaixar seu passe. No segundo tempo, enfim balançou as redes uruguaias com gols de Neymar, aos dois, e Danilo, aos 24 minutos.

Para aumentar o nervosismo, Durval ainda acabou marcando um gol contra aos 35. A geração que já foi bicampeã paulista e da Copa do Brasil, contudo, conseguiu segurar a vitória suficiente para levar a taça da Libertadores da América à Vila Belmiro. Troféu bem colocado, por novos e talentosos pés, que agora podem encontrar o Barcelona no Mundial de Clubes, no Japão, em dezembro.

Caern suspende serviços em cinco cidades

Em virtude da ampliação e melhoria da rede elétrica no município de Pureza, a serem realizadas pela Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) no escritório da concessionária de energia naquela cidade, entre às 8h e às 13h da próxima terça-feira (28), haverá interrupção no abastecimento de água nesta cidade. E ainda nas de Taipu, Poço Branco, Bento Fernandes e João Câmara, além de 70 comunidades rurais pertencentes a esses municípios e que são atendidas pelo sistema de abastecimento da Caern em Pureza, onde é captada a água que é distribuída a essas cidades e distritos por meio de uma adutora.
Segundo a gerente em exercício da Unidade Regional Natal Norte da Companhia, Paula Ângela Liberato, somente após a conclusão dos serviços pela Cosern, será retomado o fornecimento de água às localidades integrantes do sistema. Durante a realização dos serviços pela Cosern em suas instalações, não será fornecida energia para Pureza, com isso, bombas e equipamentos da Caern não poderão funcionar, e o fornecimento de água terá essa paralisação.

Senado aprova anistia a bombeiros que invadiram quartel no Rio

O Senado aprovou ontem quarta-feira anistia aos 429 bombeiros do Rio de Janeiro denunciados por motim e danos materiais após invasão do quartel central da corporação, no início de junho.

Como a decisão foi aprovada em caráter terminativo pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), segue para análise da Câmara –se não houver apresentação de recurso para o projeto ser votado no  plenário do Senado.

INVASÃO

No dia 3 de junho, cerca de 2.000 bombeiros que protestavam por melhores salários invadiram o quartel do Comando Geral dos Bombeiros, na praça da República.

O Batalhão de Choque da Polícia Militar invadiu o local e prendeu mais de 400 bombeiros. Eles respondem pelos crimes de motim, dano ao aparelhamento militar (carros e mobiliário), dano a estabelecimento (quartel) e inutilização do meio destinado a salvamentos (impedir que carros saíssem para socorro).
Fonte: Folha Online/APBMS

Rosalba Ciarlini inaugura Núcleo de Policiamento de Trânsito de Nísia Floresta

Nisia Floresta Policia Militar 3

O Núcleo de Policiamento de Trânsito de Nísia Floresta foi inaugurado em clima de festa e mobilizou os moradores do município, que a partir de agora contam com um grande reforço policial. Construído pela prefeitura, o local vai funcionar 24 horas por dia e vai abrigar a Polícia Rodoviária Estadual, que antes ficava fixada em Parnamirim. O posto vai realizar a fiscalização de trânsito e fiscalização permanente para coibir a entrada de drogas e armas, garantindo a segurança da população.

“Compromisso de campanha se coloca em prática após as eleições” disse o prefeito George Ney Ferreira, ao entregar o posto policial. O prefeito falou sobre o potencial turístico da região. “O turismo é o caminho mais rápido e mais fácil para promover o desenvolvimento de um município”, disse ele, solicitando a Governadora melhorias na RN 063 e a construção da estrada de Barreta.

Rosalba Ciarlini agradeceu a iniciativa do prefeito em construir o Núcleo de Policiamento de Trânsito. “O estado deve muito ao pessoal da polícia militar, que traz segurança para sociedade e está firme na sua missão”, disse ela. Rosalba garantiu ao prefeito que a recuperação da RN 063 começará o mais rápido possível. “Hoje assinei diversos contratos de recuperação de estradas do estado todo e podem ficar certos que as obras começarão em breve”, afirmou. Já a construção da estrada para Barreta, Rosalba comunicou que não pode começar de imediato, mas “a estrada será construída ainda este ano”, garantiu.

Rosalba também prometeu ajudar na conclusão do estádio de futebol do município, outra solicitação do prefeito, que, segundo ele tem capacidade para sete mil pessoas e já está com 80% da abra concluída. “É muito importante um estádio de futebol numa cidade. Devemos incentivar jovens e crianças na prática esportiva para estimular o surgimento de novos times, novos talentos e evitar que nossos jovens entrem para o mundo da droga”.

A cerimônia aconteceu na noite desta quarta-feira (22) e contou com a presença do secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha; do comandante geral da Polícia Militar, cel. Francisco Araújo; do Comandante geral do Corpo de Bombeiros, Cel. Elizeu Lisboa Dantas entre outras autoridades.

Fonte: ASSECOM/RN

 

Blogger news

Blogroll

About