Pages

Ads 468x60px

terça-feira, julho 19, 2011

Lançamento da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e pelo Direito à Comunicação reúne Deputados e Entidades

ABRAÇO

Foi lançado nesta terça-feira (19) pela Câmara dos Deputados e Sociedade Cívil (FRENTECOM) no Auditório Nereu Ramos em Brasília, a Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e pelo Direito à Comunicação. A deputada Luiza Erundina foi eleita por unanimidade como Coordenadora do movimento, que já reúne mais de 70 entidades civis e 190 deputados. O evento que durou das 14h ás 17h, contou com a presença da Abraço, representantes de organizações, e deputados que fazem parte da Frente. Em questão, estavam o Marco Regulatório da Mídia e a Democratização da Comunicação. Ao dar início à sessão, Luiza Erundina afirmou que a Frente é um passo amplo para o diálogo permanente sobre os temas de comunicação social no Brasil. “O marco atual está defasado e é preciso fazer um mutirão democrático sobre um tema tão importante que é a comunicação”, disse a deputada. Em seguida, Altamiro Borges do Centro de Estudos de Mídias Alternativas Barão de Itararé, leu o manifesto da Frente Parlamentar. A mesa, composta também pela Secretária Nacional de Comunicação da CUT, Rosani Bertoti, deu sequência ás considerações de Deputados e representantes civis.
Os parlamentares frisaram também a importância da pressão popular para que se concretize o Marco Regulatório das Mídias. Para Emiliano José (PT-BA), não se pode existir uma mídia partidária nas mãos de poucas famílias para distorcer a realidade. Fátima Bezerra (PT-RN), Jandira Feghali (PC do B-RJ) e João Arruda (PMDB), criticaram a censura que a grande mídia impõe na sociedade. Já a Deputada Rosinha Adefal (PT do B-AL) falou sobre a importância do acesso à comunicação para deficientes auditivos e visuais, devendo existir instrumentos de áudio-descrição e legendas em tempo real.
Ainda falaram sobre o tema, representantes das entidades: SINRAD (Sindicato dos Radialistas no DF), FITERT ( Federação dos Radialistas), FITTEL (Federação Interestadual dos Trabalhadores em Telecomunicações) e ENECOS Nacional (Executiva dos Estudantes de Comunicação Social).
Ao fim da reunião, a Coordenadora eleita Luiza Erundina agradeceu a todos, e os integrantes da Frente seguiram para reunião interna. Os componentes vão se encontrar nesta quarta-feira (20) com o Ministro das Comunicações Paulo Bernardo para falar sobre o novo marco regulatório do setor.
Abraço fala em nome das Rádios Comunitárias
Em nome da Abraço Nacional e das 24 Abraços estaduais, o Coordenador Executivo da associação, José Sóter, falou sobre as rádios comunitárias no Lançamento da FRENTECOM. Sóter saudou todos os radialistas presentes e parabenizou a criação da Frente Parlamentar, exaltando a participação da sociedade civil, que é um fato inédito na Câmara dos Deputados.
De acordo com o coordenador, as rádios comunitárias executam na prática o exercício da democratização, dando voz a todos de forma utilitária. “Nós participamos ativamente da elaboração da Constituição Brasileira no que diz respeito à liberdade de expressão. E principalmente o Artigo 223, que fala sobre a distribuição das outorgas, que é a democratização das concessões de radiodifusão”, disse Sóter.
Além da instalação do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional, o Coordenador da Abraço disse ainda que esta Frente Parlamentar lançada deve ser protagonista do debate que precede o Marco Regulatório das Mídias Digitais. “Temos aqui na casa centenas de propostas, mas muitas delas antagônicas na questão da comunicação. Nós da Abraçousamos dizer que queremos fazer a revolução das muitas vozes, e muitas das iniciativas parlamentares são para calar as vozes”, finalizou José Sóter.

EMATER lança edital de seleção de monitores e educadores para Escolas de Inclusão Digital e Cidadania (Telecentros), com vagas para Campo Redondo/RN

A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca através do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (EMATER), lança o edital de seleção de monitores/educadores para as Escolas de Inclusão Digital e Cidadania (EIDC). O edital foi publicado hoje (19) no Diário Oficial do Estado.

São 202 vagas para as 10 regionais da EMATER/RN. Para a Regional de Santa Cruz foram destinadas 26 vagas.

Confira a distribuição das vagas para o Trairi:

Coronel Ezequiel

2

Campo Redondo

2

Serra de São Bento

2

Tangará

2

Jaçanã

2

Japi

2

Lajes Pintadas

2

Monte das Gameleiras

2

Passa e Fica

2

Santa Cruz

4

São José do Campestre

2

Sítio Novo

2

São Bento do Trairi

2


Os interessados deverão retirar a ficha de inscrição no site www.emater.rn.gov.br e encaminhar junto com o currículum Vitae até dia 27 de Julho de 2011, via e-mail para: emater@rn.gov.br e/ou presencial no endereço: BR 101, Centro Administrativo do estado, Bloco 05, Lagoa Nova, Natal/RN, na Coordenação Estadual das Escolas de Inclusão Digital e Cidadania – EIDC.

Para avaliar o candidato será analisada experiência profissional e estágios realizados (02 pontos), Curriculum Vitae – 2° Grau Completo e Certificados de Cursos de Informática, que deverão ser comprovados no ato da entrevista – (03 pontos) e entrevista avaliativa (05 pontos).

As entrevistas para a Regional de Santa Cruz estão marcadas para o dia 17 de Agosto de 2011, as 09h00min, abrangendo os seguintes Municípios: CORONEL EZEQUIEL; CAMPO REDONDO; JAPI; LAGES PINTADA; JAÇANÃ; SÍTIO NOVO E SÃO BENTO DO TRAIRI, e dia 18 de Agosto de 2011, as 09h00min, abrangendo os seguintes Municípios: SERRA DE SÃO BENTO; TANGARÁ; MONTE DAS GAMELEIRAS; PASSA E FICA; SANTA CRUZ E SÃO JOSÉ DO CAMPESTRE.

O resultado será publicado no Diário Oficial do Estado no dia 15 de Setembro de 2011, contendo os nomes dos candidatos aprovados e suas respectivas cidades a exercerem sua função de Monitor/Educador.

VI Santa Cruz Motofest

TV do Futuro está perto de chegar…

Mesmo com o ganho de qualidade na imagem e um aumento do tamanho, as TVs sempre foram ofuscadas pelas novidades tecnológicas surgidas nos últimos anos, como os tablets e os celulares inteligentes. Neste ano, as empresas recuperam o tempo perdido com inovações não só na forma, mas também no conteúdo. Os televisores agora querem ser um mais do que um suporte e se comportam como centros de entretenimento com a possibilidade de acesso à internet e uso de aplicativos.

A Sony e a Samsung saíram na frente no quesito inovação e entregam as primeiras TVs inteligentes, ou Smart TVs, como estão sendo chamadas pelo mercado. Trata-se de aparelhos que aliam tecnologias recentes, como as telas LED com uma entrada LAN para acesso à internet. Alguns modelos exibem em 3D. Entre os aplicativos que as empresas trazem estão o Skype, Twitter, Facebook, além de um web browser.

O mercado está aquecido para esse tipo de produto. Segundo a Sony, a estimativa de crescimento para modelos LCD e LED em 2011 é de 35%. Já na Samsung, dos 45 novos lançamentos 25 serão inteligentes. E os preços já começam agressivos por causa da grande concorrência. A Sony retoma sua série Bravia agora com acesso à internet e custo por volta de R$ 2.900 na versão de 40 polegadas.

A Samsung mantém o preço a partir de R$ 2.999 em versões de 32 a 64 polegadas. Quem comprou aparelhos no final do ano passado ou nas liquidações de início deste ano pagou mais caro por um aparelho com tecnologia já defasada. Atualmente, TVs sem acesso à rede são encontradas em preços maiores que os novos modelos.

As Tvs inteligentes podem se comunicar com outros aparelhos, como leitores de Blu-Ray e exibir conteúdos armazenados no computador ou no smartphone. “Hoje, além de simplesmente ver as imagens, também é possível interagir por meio da TV digital e vivenciar um mundo de novas possibilidades com a conectividade e o uso da Internet”, afirma Luciano Bottura, gerente de marketing da linha Bravia da Sony Brasil. É possível baixar aplicativos e usar smartphones como controle remoto.

Diversos desenvolvedores já produzem aplicativos para essas TVs, como portais nacionais, mas a tendência é que o número cresça. O acesso às redes sociais aparece como principal diferencial de quem quer uma TV próxima do que nos acostumamos a ver em filmes de ficção-científica. Com auxílio de uma webcam auxiliar é possível fazer uma videochamada usando a telona. Na linha Bravia, da Sony, o espectador ainda conta com sensor de presença e na Samsung, a fabricante lançou o “Smart Hub”, um portal que agrega todo o conteúdo multimídia e interativo.

“Estamos transformando a forma de interação dos usuários com os televisores. Esse item volta a ter papel agregador nas residências, tornando-se o centro de conteúdo e interatividade da casa. As mudanças que começaram com as TVs 3D, se consolidam com as Samsung Smart TVs como ferramenta de diversão coletiva”, disse José Fuentes Molinero Jr., Vice Presidente de Eletrônicos de Consumo da Samsung.

As possibilidades do uso da internet nas TVs já é visto como um novo capítulo da televisão brasileira. Mas, ainda há muito para melhorar e muitas funcionalidades ainda carecem de um melhor uso. O browser, por exemplo, não traz uma experiência muito agradável. Digitar um endereço no controle remoto requer paciência. Outra falha é que muitas TVs não trazem wireless embutido, sendo necessário a compra de um adaptador USB exclusivo para cada empresa, o que pode encarecer o preço final do produto. Acessar a internet pela TV ainda não é tão divertido quanto num iPad ou no laptop.

Já antecipando uma necessidade, as TVs logo deverão vir com HD interno, para download de produtos e novas atualizações. A falta de um sistema comum e a pulverização de sistemas não agrada desenvolvedores, por isso, atualmente apenas grandes grupos têm se arriscado a criar ferramentas para esses aparelhos. Para o usuário final, a melhor maneira de aproveitar essa nova fase é descobrir o que melhor as emissoras podem oferecer e o que isso traz de interação.

São desafios que aparecem nessa nova fase, mas a oferta da tecnologia de ponta a um preço acessível já é motivo de comemoração. Como ainda estamos no início desse novo momento da TV, o futuro da Tv do futuro deve trazer boas surpresas.

Fonte: Ne 10

Depois do vexame

O técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes, reclamou do estado do gramado, mas ressaltou que ‘é bom olhar para dentro dos seus erros’ após eliminação do Brasil da Copa América pelos paraguaios, com os jogadores perdendo uma incrivel sequência de quatro pênaltis.

- Não é preciso fazer uma análise das quatro penalidades perdidas, a não ser ressaltar algo que era bem visível que era uma dificuldade na marca penal. Dois atletas nossos tiveram problemas com o pé de apoio. Eu já tinha reclamado no jogo anterior na primeira fase. Não sei se na outra área estava melhor, mas, quando você erra quatro penalidades, é bom olhar para dentro dos seus erros e esperar que os outros corrijam os seus -, disse o técnico.

Mas não há muito tempo para lamentar na eliminação da Copa América que veio na cobrança de pênaltis neste dia 17 de julho, o de 17 anos da conquista do tetracampeonato mundial nos Estados Unidos – também obtida em cobrança de pênaltis.

Por isso, o presidente Ricardo Teixeira fez questão de telefonar ao fim do jogo para o técnico Mano Menezes, para ressaltar que o projeto de renovação da Seleção Brasileira segue tendo em vista o objetivo principal: a Copa do Mundo de 2014.

Fonte: Correio do Brasil

 

Blogger news

Blogroll

About