Pages

Ads 468x60px

quarta-feira, setembro 14, 2011

MEC estuda carga horária maior

 

O Ministério da Educação e entidades do setor estudam aumentar o número de horas do aluno na escola. As possibilidades em análise são elevar a carga horária diária, que hoje é de quatro horas, ou ampliar o número de dias letivos, atualmente definido em 200 dias, informou o ministro Fernando Haddad. Atualmente, a criança ou o adolescente deve ficar 800 horas por ano na sala de aula, carga considerada baixa quando comparada à de outros países, segundo Haddad.Betânia Ramalho defende jornada maior para professores, independente da carga horária dos alunos

"O aprendizado está relacionado à exposição ao conhecimento. Há um consenso no Brasil de que a criança tem pouca exposição ao conhecimento seja porque a carga horária diária é baixa ou porque o número de dias letivos é inferior ao de demais países", disse o ministro, após participar da abertura do Congresso Internacional Educação: uma Agenda Urgente, promovido pelo movimento Todos pela Educação.

MAIS INFORMAÇÕES – CLICK AQUI!

Sesap convoca população até 24 anos para vacinação contra hepatites virais

 

Ministério da Saúde

clip_image001

O Programa Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realiza, nesta quinta-feira (15), a segunda etapa da vacinação contra as hepatites virais tipo B. Podem receber a vacina pessoas de 0 a 24 anos e também aquelas com maior risco de contrair o vírus.

Nessa segunda fase serão disponibilizadas cerca de 160 mil doses da vacina. Em Natal, a Sesap realiza ações em três pontos estratégicos, no CTA Leide Morais (Alecrim) e nas unidades do Sesc Centro e Ponta Negra. No CTA, a vacinação acontece das 8h às 17h e no Sesc das 11h30 às 14h.

A responsável técnica pelo Programa Estadual de Hepatites Virais, Dayse Nóbrega, convoca a população imunizada com a primeira dose a dar seguimento ao esquema vacinal, pois para que ocorra a proteção por dez anos é necessário que sejam tomadas as três doses. "A pessoa que não tomou a primeira dose poderá recebê-la agora e a segunda depois de um mês. Já a terceira dose ocorrerá seis meses após ter tomado a primeira", informou Dayse.

No Rio Grande do Norte, entre os anos de 2005 e 2010, foram notificados 2.167 casos confirmados de Hepatite A, 210 casos confirmados de Hepatite B e 306 casos de Hepatite C. Em todo mundo, cerca de 500 milhões de pessoas estão atualmente infectadas com o vírus da hepatite B ou C. Isto é 10 vezes mais do que o número de pessoas infectadas com o vírus HIV/AIDS. As hepatites B e C matam 1,5 milhões de pessoas por ano.

GRUPOS DE RISCO:

– Os viajantes (hepatites A, B e C), em caso de comportamentos de risco, tais como o consumo de alimentos e água contaminados, assim como relações sexuais sem proteção
- Os usuários de drogas (hepatites B, C e D) em caso de utilização de agulhas sujas ou compartilhadas 
- As pessoas imunodeprimidas (pacientes soropositivos, pacientes com câncer, etc)
- Os alcoólatras
- Os profissionais da saúde
- Pessoas que necessitam de politransfusões
- Pessoas que necessitam de hemodiálise
- Pessoas que exercem um comportamento sexual de risco (sem proteção).

Fonte: Portal da Saúde dom RN

Coronel Ezequiel: Quadrilha invade delegacia, rende PMs e explode caixa eletrônico no interior

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte informou que por volta das 23h30 de ontem(13), seis homens armados de pistola chegaram em um posto de combustível em uma Ford Ranger, próximo a delegacia situada no município de coronel Ezequiel, distante a 140 km distância de Natal. No local, a quadrilha rendeu um policial, um vigilante e outras pessoas que conversavam no estabelecimento. Em seguida, os bandidos se dirigiram a delegacia onde renderam um outro policial que estava de serviço.

Na delegacia, a quadrilha roubou duas pistolas ponto 40, uma pistola 380 de outro policial, tomou uma viatura da PM e se dirigiu a um caixa eletrônico situado no centro da cidade. Durante a ação, um dos bandidos disparou uma arma de fogo de forma acidental em um comparsa, que ficou ferido. Ainda assim, o grupo detonou o caixa, mas não conseguiu violar o cofre. Ao perceber o insucesso da tentativa, o grupo se separou e fugiu em direção ao estado da Paraíba.
Na Ranger, os bandidos levaram os três reféns civis, o vigia e dois populares até uma cidade chamada Coité. Em outro ponto na zona rural da cidade paraibana, com a viatura policial, o soldado Wilson e o sargento Estevam, rendidos em no município potiguar, foram abandonados, despidos e algemados em uma cerca e fugiram com destino ignorado.
Os policiais tiveram que quebrar uma cerca e pediram socorro a um vilarejo próximo, onde foram assistidos com roupas. Com o uso da viatura da PM, ainda em Coité, os bandidos tomaram de assalto uma Fiat Doblô da prefeitura de Sossego, abandonaram a viatura e fugiram no carro com os dois ocupantes do veículo em direção ao Rio Grande do Norte.

Na chegada próximo a cidade de Natal, os reféns foram abandonados e a quadrilha fugiu com destino ignorado. Diligências seguem por toda a região e a polícia também tem ido a hospitais na busca por algum suspeito ferido, durante o disparo acidental na tentativa de explosão do caixa eletrônico no município potiguar.

Fonte: Dn Online

Crise no hospital Walfredo Gurgel será debatida nesta quarta-feira em audiência pública na Assembleia Legislativa

Por proposição do deputado Fernando Mineiro (PT), a Assembleia Legislativa realiza nesta quarta-feira (14), às 9h, audiência pública com o tema “A crise no funcionamento do Complexo Hospitalar Walfredo Gurgel: Desafios e Soluções”.

Mineiro disse que por ser o maior hospital público do Estado, o Walfredo Gurgel precisa ter sua situação repensada, principalmente de forma articulada com a Região Metropolitana de Natal.

Para a audiência pública foram convidados o secretário estadual de Saúde, Domício Arruda; a presidenta do Coren-RN, Alzirene Nunes de Carvalho; o diretor do Walfredo Gurgel, Mozar Dias; além de representantes do Conselho Estadual de Saúde; do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e dos sindicatos dos Médicos, Odontólogos e Sindsaúde.

Fonte: Assessoria de Comunicação da ALRN

Agnelo Alves é o relator de pedido de empréstimo do Governo do Estado

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação se reuniu ontem, 13, para debater o projeto que autoriza a contratação de crédito junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) no valor de US$ 500 milhões. O presidente da Comissão, deputado Agnelo Alves (PDT), avocou a relatoria do projeto, e anunciou que vai enviar requerimento pedindo detalhes do empréstimo. “Tenho especial preocupação quanto às contrapartidas, no projeto não fica claro se existe contrapartida. Também não ficou claro qual o impacto orçamentário. Estamos em pleno exercício de um empréstimo, ele foi totalmente executado? Precisamos esclarecer melhor”, defendeu Agnelo Alves.

Os membros da CCJ decidiram elaborar um requerimento com questionamentos que serão encaminhados a Secretaria de Planejamento do Governo do Estado. O deputado Fernando Mineiro (PT) pediu a equipe técnica para fazer um levantamento do que está sendo proposto no projeto com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). “Em uma rápida análise vi que tem investimentos que não representam o proposto na LDO. Também queria ouvir os conselhos estaduais de saúde, de agricultura, de educação”, defendeu o parlamentar. A Comissão acordou marcar uma reunião conjunta com a Comissão de Finança e Fiscalização para ouvir o secretário de planejamento.

Os parlamentares também lamentaram o curto prazo para analisar melhor a proposta. O deputado Tomba Farias (PSB) questionou a pouca quantidade de recurso alocada para projetos de saúde. “Do valor a ser contratado seria investido em saúde apenas 7%. Outros setores menos sensíveis têm investimentos muito maiores”, disse Tomba Farias.

Antes do pedido de autorização ser votado, o projeto deve passar por quatro comissões: Constituição e Justiça, Finanças e Fiscalização, Educação e Desenvolvimento Econômico, e de Administração e Serviços Públicos. O prazo para votação do projeto no Plenário é dia 11 de outubro.

Fonte: Assessoria de Imprensa AL/RN

 

Blogger news

Blogroll

About